quinta-feira, janeiro 29, 2009

Vergonha

Foi notícia na comunicação social a opinião da DECO sobre diversos lares para 3ª idade que visitou. Estes situavam-se na região de Lisboa, mas estou plenamente convencida que se alargasse as visitas à grande maioria dos que se espalham por esse país fora, a opinião não seria muito melhor.
Este assunto, da situação das pessoas mais velhas na nossa sociedade é muito doloroso e merece um ou vários posts, mas do que queria falar agora era mais especificamente de um caso.
Um dos Lares que foi considerado em tão mau estado que deve ser encerrado é o de Santa Maria de Marvila.
Ora a Mansão de Santa Maria de Marvila é um espaço que um empreiteiro, bem aconselhado por uns bons arquitectos, poderá poderia vir a transformar numas residenciais de grande luxo. Um edifício bastante antigo, século XVII segundo creio, inicialmente um convento com grandes espaços, capela, jardins, salões... De convento passou a Asilo, no tempo em que ainda assim se chamavam a esses locais e ainda antes do 25 de Abril passou a ser Mansão de Santa Maria de Marvila um recolhimento para pessoas carenciadas. Desde aí foi gerido sempre pelo Estado, com altos e baixos, mas era dos poucos locais na área de Lisboa onde havia uma resposta em grande escala para clientes da Segurança Social.
Na época em que Fernando Negrão esteve a ‘dirigir’ (?) o Ministério que creio que à data se chamava «Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança» várias coisas aconteceram. Esse senhor que vinha das polícias deve ter considerado que o Ministério que estava a receber era grande demais para as suas capacidades e decidiu cortá-lo em fatias e oferecer os pedaços do bolo a diversas Instituições Particulares. Começou a fazê-lo com vários Infantários, e ofereceu também a Mansão de Marvila à famosa Fundação D. Pedro IV. Tinha o descaramento de dizer em público, que os particulares tratavam melhor as crianças e os idosos do que o Estado (neste caso ele, que o representava)
Está à vista. A degradação é tal que nesta momento a DECO considera que é uma das Instituições que devem fechar...

11 comentários:

cereja disse...

Isto de o primeiro comentário ser o meu é capaz de não ser muito correcto mas há um pormenor que não deixei claro no post:
Nestas coisas de «respostas sociais» não tenho nada contra as respostas privadas. Quem quiser escolher devia poder fazê-lo, e se há quem prefira ter o seu filho ou o seu pai numa instituição privada de que goste mais, deve ser livre para o fazer. Mas para se «escolher» é porque deve haver também uma 'oferta' pública. E o que eu tenho visto (e é assunto que infelizmente conheço) é que ela vai caminhando quase para o zero!!!! Com a agravante de que a ânsia de poupar é tão grande, que nem sequer as inspecções aos privados funcionam como deve ser, daí a DECo estar a fazer um trabalho que competiria ao Estado.
Chamei ao post VERGONHA, mas devia ser em bold e com maiúsculas...

Anónimo disse...

Quando vi aqui havia aqui um comentário antes de mim, fiquei curioso por ver quem é que tinha passado ainda antes. Afinal era a própria...

Olha, como te tenho 'acompanhado' ao longo dos anos da blogosfera, já entendi que estas áreas são do teu conhecimento, portanto não estranho que conheças como se vê bem, o caso de que falas.
O difícil aqui, é tal como acentuas no comentário, é que não há escolha!! de uma forma geral, apesar de tudo, na Saúde ou no Ensino, ainda podemos optar pelo público ou pelo privado, se tivermos dinheiro. Mas nas «respostas sociais» como estas, os infantários ou os lares, é tudo privado ou, de IPSS que são também privado mesmo que possa parecer que não.

Anónimo disse...

............
Não sei se com grande subtileza, mas deixas no ar a ideia de que naquele terreno ainda se podem fazer umas construções chiques.
Será essa a ideia?
Deixar deteriorar de tal modo, que depois só reste vender e mudar o visual?

Anónimo disse...

Pois mas privado ou público a não ser o "grande luxo" como as residencias assistidas dos Mellos e companhia o "ar" é sempre o mesmo:o de um grande depósito onde se põem as pessoas até morrerem.Não sei qual é a solução disto mas a ideia que tenho de tudo quanto seja ajuntamento de velhos mesmo numa piscina p´+ublica( e são várias as junta de freguesia que as têm )tem um ar tão terrivel que prefiro mesmo --nem se o quê.AB

Anónimo disse...

Apoiado AB.
Ainda não se me põe o caso, mas algum dia será. Quando precisar mesmo de ajuda, que 'escolha' é que tenho?... Porque de qualquer modo esses locais já implicam «segregação». A vida real é com pessoas de várias gerações. Juntar um monte de velhinhos mesmo que seja para excursões, ou festas ou seja o que for, dá-me volta ao estômago.
Bom, mas o tema do post é outro. Como é possível regredir-se tanto?! O que contas (e eu também sei) é que temos situações onde a responsabilidade do Estado é menor do que antes do 25 de Abril.
Pilatos no seu melhor!

Anónimo disse...

Nem calculava que estivesse assim, pensei que a oferta publica se ,amtinha mais ou menos. E não me lembrava do "inicio" da derrocada-bom post

cereja disse...

FJ - a 'oferta pública' em Lisboa, que eu saiba, existe um para «modelo» (e na parte dos infantários também se pretende deixar um para «modelo») que até é muito bom, mas em ponto pequenino, dá para uma dúzia de pessoas e sem estarem acamadas...
Eu tenho um ódio de estimação a esse Negrão, porque para além de ter acelerado esse processo de entregar tudo o que ainda se tinha a IPSS, teve a «coragem» de dizer aquilo que escrevi no post «que no Privado seriam melhor tratados do que pelo Estado». Não me esqueço de ter visto educadoras, e excelentes!, depois de ouvirem essas declarações, em estado de choque, sem conterem as lágrimas.
Grande filho da mãe!

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. Vergonha deste Pais .E no publico ou privado,e inexurável esse fim , a não ser os felizardos que podem ficar com a familia ( o que actualmente fica cada vez mais improvável e por vezes infelizmente é desejável que não fiquem) com aquilo que ouvimos por aí , ai meu deus..

Anónimo disse...

Ontem a TV deu uma reportagem ou lá o que foi sobre idosos maltratados pelas famílias.
É terrível.
Prolongamos o tempo de vida sem manter (ao menos manter...) a sua qualidade. Quando uma pessoa não tiver condições para ficar na sua casa, perde metade da sua vida.

Quanto ao papel cada vez mais Pilatos aqui do nosso Estado, já nem sei que diga. As mãos já devem ter uma doença de pele de tão lavadas!!!!

josé palmeiro disse...

Nem de propósito, aqui em Ponta Delgada, assisti à denuncia de um caso de um lar da misericórdia local, que continha todos esses horrores e que uma notável denúncia jornalistica, demonstrou a qualidade deplorável, desse lar, entrevistando um elemento da mesa da administração e denunciando tudo o que de deplorável, por lá se fazia.
É vergonhoso a forma com que os anciãos são tratados, nessas ante-câmaras de morte.

cereja disse...

Zé Palmeiro, deste uma ajudinha ao que eu estava a dizer. Estás a ver que se o Lar era da Misericórdia local, era decerto uma IPSS, ou seja uma instituição privada. E existirá algum Centro desse tipo dos Serviços Oficiais? Quase apostava que não...

São as tais mãos muito lavadas! como a Joaninha diz, já devem ter uma doença de pele de tão limpas andarem...