quinta-feira, janeiro 29, 2009

Os FW

Desde que uma pessoa começa a brincar com um computador, se liga à net, cria um endereço electrónico, que é inevitável um jogo dos 5 cantinhos que é o receber e enviar (reenviar) uns mails especiais, criados por alguém desconhecido(?), enviados para um grande grupo, que por suas vez o reenvia para outro grande grupo, que o reenvia para outro grande grupo, que ... etc.
Sabem. É o tal FW .
E a verdade é que todos nós gostamos e participamos nisso. À medida que ficamos mais «crescidos» aprendemos que não devemos deixar os endereços das pessoas a quem enviamos quando o grupo é grande, porque pode dar azo a indiscrições ou a entrada na ‘nossa casa’ de gente menos desejável. E começamos a ‘cortar’ no reenvio apesar de recebemos de vez em quando um ou outro particularmente interessante, bem observado, inteligente, que gostamos de mandar a A, ou B, ou C. Até aproveito alguns para partilhar os aqui convosco, como sabem.
Mas, há uma espécie de ‘doença infantil’ de quem é novato na net, que é exactamente enviar tudo aquilo que recebe – e muitas vezes é imenso! Imenso em quantidade e imenso em tamanho, muitas vezes são Power-points com mais de 100 slides, que entopem as nossas caixas. Há uns brasileiros especialistas nisso.
Eu, que já me sinto veterana , grande parte das vezes basta ver o título, apago de imediato (e felizmente que o meu correio é gmail, apaga os spams óbvios!). O cómico, é que tenho uns 3/4 amigos, também amigos entre si, que sistematicamente me bombardeiam com os mesmíssimos FW, - alguns já com anos!- e, em triplicado, como se calcula. Abro o correio e apanho com «Belos animais da selva amazónica»+«Belos animais da selva amazónica»+«Belos animais da selva amazónica» com um 'recheio' de 100 slides; ou «que belo é a amizade!»+«que belo é a amizade!»+«que belo é a amizade!» com mais 50 imagens; ou «Pôr-do-sol com música»+«Pôr-do-sol com música»+«Pôr-do-sol com música»...

Help!!!!



PS - Quem me manda um, de vez em quando, sabe bem que a carapuça não lhe serve, OK?...


17 comentários:

Anónimo disse...

Ihihihihihi!!!
Tal e qual!
Também apanho com uns FW 'pesadíssimos' com milhares de imagens e conselhos muito zen, quase todos «made in Brasil».
Estou a sentir-me um tanto racista, mas a verdade é que os que recebo de outras proveniências (Canadá, França, Espanha) são muito menos lamechas, e alguns mesmo giros!

Anónimo disse...

Bom vou começar a ser AINDA mais criteriosa na selecção porque ultimamente até tenho mandado uns tantos que me pareciam originais e alguns ou bastante divertidos e invulgares ou bastante bonitos.Tem pouco a ver com essas máximas sobre amizades,tiradas sobre a poesia dos tempos etc,etc,mas vou refrear-me.(não queiram saber o que eu tenho "deletado" sobre o Sócrates e sobre a ministra da Educação).AB

Anónimo disse...

Huuummm...
Apesar de já saber que a AB e a Emiéle são amigas «ao vivo», conhecendo a AB não me parece que ela fosse a destinatária da piadinha da Emiéle! Aliás como ela refere 3 ou 4 amigos entre si que lhe mandam o mesmo FW super-repetido, isso não joga aqui com a AB...
:)

Eu estou um pouco como a Emiéle. Há alguns que quando vejo o tamanho, ou nem abro, ou passo-os para uma pasta qualquer que dê para libertar o correio daquele peso.

Anónimo disse...

Mas AB, esses sobre o Sócrates e seus muchachos ou muchachas, muitos são giros e não são assim tão pesados como isso.
Eu estou solidária com a Emiéle é em relação àqueles cheios de valores zen, que depois insistem «devem passar a 10 pessoas, ou a 20 e o melhor para si é passarem a 50...»
Como ela diz, como muitos nos chegam várias vezes, basta ver o nome para se saber que já cá chegou, e ir para a reciclagem!!!

cereja disse...

Já sabia!!!
Oh AB, criatura, por ventura fazes parte de um grupo de 3 pessoas que me enviam FW?????
Este post estava escrito desde segunda, fica sabendo. Mas como iam aparecendo outros temas fui-o deixando para aqui esquecido, e entretanto de facto mandaste um ou dois (já nem sei) FW giríssimos,
desses que eu própria re-envio!
............
Aliás se escrevi deste modo é porque sei que embora meus/minhas amigos/as as pessoas a que aludo nunca passam pelo Pópulo (nem sei se têm o endereço...)

Anónimo disse...

Já não os aguento vai tudo para a reciclagem, então os brasileiros...

Anónimo disse...

Já não os aguento vai tudo para a reciclagem, então os brasileiros...

Anónimo disse...

Emiele apaga lá isso por favor dois obg

Anónimo disse...

Emiéle não apagues nada a Kika, que mesmo sem querer ela deu um exemplo excelente daquilo que a gente sente quando recebe um desses FW duas ou três vezes e ainda por cima terminando a pedir que re-enviem para quem o mandou se queremos ser boazinhas e mostrar que gramamos muito a pessoa que se lembrou de nós!
GRRRRRR!
A intenção pode ser boa, mas dizem que o Inferno está pavimentado delas...

Cris disse...

Sei, sim, mocinha , mando pouquíssimos aos meus amigos.Somente aqueles que gostei muito de receber.

beijão desse lado de cá...

josé palmeiro disse...

A sensibilidade e o bom senso, aqui também, como nas outras coisas da vida!

cereja disse...

Cris, minha amiga de além-mar - GULP! agora fiquei atrapalhada
Olha que quando aqui falámos de que recebemos muitos fws brasileiros não era para atingir ninguém. Acontece que vocês são muitos e escrevem que se fartam... :)))) E por aquilo que dizes também sabes não abusar...

Olha lá, vi que tens ali uma lista dos «Blogues que estou a seguir» bem grandinha e aqui o Pópulo não segues?! Vá lá... :)

saltapocinhas disse...

não sei se enfie a carapuça se não.. :(
Mas para teres uma ideia posso dizer-te que de cada 29 ou 30 que recebo, apenas envio 1 ou 2, o resto é para apagar!
E também recebo deles repatidos...
E também recebo deles com lençóis de endereços e até já descobri "amizades" ou conhecimentos, porque eu gosto de cuscar os endereços (quando não tenho nada que fazer!)

cereja disse...

Ná!!! Também não é contigo...
Primeiro falei na generalidade.
Segundo dei uma 'dica' pessoal, até porque sei de certezinha que as pessoas de que falei nem conhecem o Pópulo! A sério!
.....
Ah, e terceiro, de um modo geral as que mandas até são giras à brava!

Castanha Pilada disse...

Ya! Detesto essa cena de receber e reencaminhar sem pensar. Parece que trabalham numa linha de montagem!

Anónimo disse...

Passei por aqui e so quero esclarecer que o anónimo que pediu para apagar fui eu -kika.Por vezes tenho muita dificuldade em entrar nesta caixa de comentários e acaba por me acontecerem coisas destas.. Não sou xenofoba,simplesmente não gosto desses FW lamechas, actualmente irritam-me. Por isso quem me conhece costuma dizer-me`` abre que este vale mesmo a pena`` E agora vou tomar um chá de tilia que isto não são horas de estar aqui .

cereja disse...

Realmente Kika, se o relógio aqui dos comentários estava certo, eram quase 4 da matina!!! Que andas a fazer a pé a esta hora...? Mais um pouco e acordo eu :)
Olha que percebi que eras tu, não estou a ver uma pessoa mesmo anónima a aconselhar-me a apagar um comentário repetido...
(de resto várias pessoas se têm queixado de que por vezes é difícil 'entrar' aqui; isso deixa-me bastante descontente, se há coisa de que goste é de ter a porta aberta!!! Se continua ainda acabo por instalar uns comentários haloscan, que esses funcionam sempre!