quarta-feira, janeiro 21, 2009

Não é publicidade, mas é enganosa...

Ora reparem: uma pessoa lê «Saiba como evitar a demência» e, se não o é, (ou cuida que ainda não o é) fica interessado.
Eu, pelo menos, fiquei! Já me sinto suficientemente maluquinha para reconhecer que se existisse assim uma espécie de vacina, ou pelo menos um conjunto de práticas que me garantissem uma boa saúde mental, era coisa interessante.

Vamos a isso!
Bem, ao clicar na imagem que se vê em baixo, vou dar a um título bem mais soft: Extrovertidos e tranquilos com menos risco de demência.
Bom, não é o mesmo.
Por esta frase fico é a saber que
há menos risco o que é diferente de evitar, o estado de loucura nas pessoas que são tranquilas e extrovertidas. Mas isso é um aspecto de personalidade, será impossível difícil alterar.
Depois vamos ler o resto e é exactamente o que me estava a parecer «As pessoas tranquilas, extrovertidas e com uma vida social activa e participativa têm menos probabilidade de sofrer de demência que os indivíduos introvertidos que se enervam com facilidade e estão socialmente isolados». Bem, isso é alguma novidade? Parece uma questão de bom senso, quem se angustia com mais facilidade ficará emocionalmente mais frágil, e portanto mais facilmente perdem a saúde mental.
E depois? Será que a notícia diz alguma coisa que não soubéssemos todos? Para mim aquela 'chamada com imagem' logo no topo é claramente enganosa. Força a ler uma notícia que adianta muito pouco ao nosso conhecimento.
Enfim, jornalismos...


8 comentários:

Anónimo disse...

É engraçado que eu conheço um jornalista. Até mais de um, para ser sincero. Cá para mim escrevem muito bem e não estou a ver nenhum desses a escrever uma coisa assim, mas por vezes queixam-se de que os textos que escrevem não saem tal como desejavam.
E nunca perguntei quem escolhia os títulos destas peças. Quando digo «estas» falo deste tipo de notícias que imagino ser trabalho de estagiário ou coisa assim.

Anónimo disse...

Esse tipo de «chamadas de atenção» são feitas mesmo para isso. Nem interessa o que lá está escrito na verdade, o que interessa é que a pessoa vá ler...
Eu só pasmo é como se faz tanto, tanto «estudo»!

Anónimo disse...

São só parangonas, porque caso contrário ninguem os lia. Mas esse estudo sobre a demência só me fez rir!!

Anónimo disse...

O Monsieur de La Palice (ou o amigo Banana, para sermos mais portugueses) não diria melhor!
Um estudo???!!!
«Se o meu avô não tivesse morrido ainda hoje era vivo» dizia-se no meu tempo, ou «se uma pessoa é tranquila, tem amigos, e uma vida social activa, corre menos riscos de ficar maluquinha».
Pois é!
Como é que ninguém tinha pensado nisso? :)
Ele há cada um!

josé palmeiro disse...

Por sistema, não adiro a esse tipo de notícias. A verdade é que cada vez mais, elas poluem os jornais e as revistas. o que levará, a curto prazo,
ao desaparecimento desses orgãos de informação, por descrédito do que lá vem ou não, talvez nos tornemos suficientemente "dementes", para os continuar a consumir...

Anónimo disse...

As noticias por um lado...mas olhem que os "especialistas"por outro.Então neste campo especifico dos "psis" como nalguns da sociologia a arte de dizer o óbvio é qq. coisa que ultapassa a paciencia de quem ouve.De pedopsiquiatra bonzinho a irmão de presidente "em comoção permanente"estou bem farta...AB

Anónimo disse...

Completa e totalmente ÓBVIO!
Achei graça a Mary falar no Monsiuer de La Palice, porque é isso mesmo, uma «lapaliçade»!!!
A verdade é que quem anda em grande introversão e a isolar-se do mundo é exactamente sinal de que ... não anda bem!

André disse...

E não serão os jornalistas de hoje (ressalvo, não todos), também um sub-produto da massificação social; mas não são só os Jornalistas, até os ditos artistas, escritores (sobretudo), cineastas, actores, etc...
Há uma forma de escapar a isso, mas talvez essa passe pela dita introversão... resultado:- estamos todos a ficar maluquinhos, disso não tenho a menor dúvida.
Quanto ao artigo, enfim... provindo da fonte que provém "Portugaldiário@iol.pt" sinceramente não me surpreende...