terça-feira, janeiro 06, 2009

Mas afinal subiu ou desceu?

É interessante o modo como se dá uma informação, sobretudo para quem lê um jornal sem uma grande atenção.
Repare-se:
Lemos «O mercado de veículos ligeiros sofreu um disparo nas vendas em Dezembro na ordem dos 26 por cento» o que dá para concluir com alguma ligeireza que o ano terminou bastante bem. Aliás a expressão «disparo nas vendas» faz arrebitar logo as orelhas.
Só que a seguir vamos ler que no que respeita a «veículos comerciais ligeiros, verificou-se, em Dezembro de 2008, um decréscimo de 4,4% em relação ao mês homólogo de 2007 [...] e de Janeiro a Dezembro de 2008, este mercado caiu 19,0% face a igual período do ano anterior».
Ou seja, o tal ‘disparo, afinal foi provocado pelo medo da subida ainda maior dos preços em 2009!
Digamos que subiu dentro da descida...
Claro que um carro, é um carro. Não tem nada a ver com o problema da subida do preço do pão, que isso sim, é de assustar como sinal de quão mal as coisas andam.
Mas a verdade é que o pão também tem de ser transportado, não é?

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois as pessoas quiseram aproveitar a descida de imposto, mas como os comercias ligeiros são para as pequenas e médias empresas e elas estáo a falir, não compram carros desses.Esta é a minha leitura... Hoje fui a primeira a entrar por razoes que pouco me agradam, uma piquinha para análises
Um bom dia

cereja disse...

Olá, bom dia Kika.
Mas é mesmo isso que dizes. Claro que estas vendas foram para 'aproveitar' e fugir aos aumentos deste ano. Mas a notícia lida a correr parece até que existiu um aumento de vendar quando comparado com o outro ano houve foi um decréscimo.

Anónimo disse...

Pois.
É o sobe e desce.
Aqui ficou a imagem do looping e deve ser mesmo isso.

Anónimo disse...

Não é «montanha russa» porque a verdade é que se desce muito mais do que parece.
Claro que os carros pode parecer uma coisa supérflua, mas a verdade é que podem ser também instrumentos de trabalho para muita gente.

josé palmeiro disse...

O Zorro, tem razão.
E só se compraram porque há dinheiro. Onde, não sei, mas que o há, é um facto e quem o tiver, está na altura de o aplicar, pois quem o não tem, tem que se livrar dos anéis e dos dedos, também.
O mercado dos carros, sejam eles quias forem, tem que dar uma volta e grande. A produção e a criação de necessidades, fictícias, tem que abrandar e para isso acontecer, há que poupar e utilizar até à exaustão o que temmos e não procurar a última invenção. É mesmo uma espiral, ou montanha russa, como diz a Mary.

Anónimo disse...

Pois, subiram porque depois vão subir, para então descerem.
E não é só luxo, como tanto se diz