terça-feira, dezembro 02, 2008

Um autêntico camelo

Porque não?
É um fait-divers, é certo mas faz sorrir.
Nós imaginamos que existam nomes que uma pessoa pagaria para não se chamar assim. Por mim, se tivesse como apelido, desses nomes ‘carinhosos’ que por vezes nos chamam, «burro» «camelo» «cabra» «urso» por exemplo, teria alguma satisfação em me ver livre dele.
Mas nem sempre isso acontece.
Um cavalheiro, chamado inocentemente Rocha e Martins, apelidos inocentes, exigiu que se lhe acrescentasse o apelido da mãe que era exactamente Camelo.
E agora diz todo feliz:
«Desde 17 de Setembro que já sou um verdadeiro Camelo»
Se é ele que o diz...

10 comentários:

Anónimo disse...

Não percebes nada disso!
A força dos apelidos de família é muito intensa.
Contava-se dantes a história de um tipo que se chamava José Caquinha e moveu céus e terra para mudar de nome, e quando lhe deram razão ele foi lá ao registo e ficou todo feliz, passou a chamar-se Joaquim Caquinha.

Farpas disse...

De Viana do Castelo, com o frio que está... já deve ter as bossas congeladas!

Anónimo disse...

A história tem graça, mas é espantoso - então o homem tem 65 anos, e só desde há meses para cá é que lhe deu para mudar o nome?!
Eu imagino que quando era puto na escola, não devia achar tanta graça a ser chamado assim. Mas esperou 60 anos?...

lol Farpas, realmente as bossas não devem ser para acumular água que congela, aquilo se calhar está cheio de vinho verde...

Anónimo disse...

Se calhar éle é um filosofo e tem razão.Quem nos diz que não deviamos fazer uma mudança colectiva de nome e adoptar o dele?Se calhar é uma mensagem subliminar à Nação.Tudo assim feito de pequenos gestos....AB

josé palmeiro disse...

Quem sabe, AB, quem sabe...

cereja disse...

Mary, se calhar só desde há meses para cá é que se sentiu camelo... A gente não sabe em quem é que ele votou!

King - também me lembro dessa história que se calhar até era verdade!!!
AB - Pois talvez seja, faz algum sentido.

Anónimo disse...

Ele há apelidos mesmo engraçados. Eu cá imagino que começassem por ser alcunhas que depois pegaram...
Mas sempre achei curioso, porque se vocês repararem, quem se chama assim um nome que não parece simpático, pode quase sempre optar por outro apelido (toda a gente tem dois...) e não o faz!
Conheço alguns tão ridículos que se pensa porque raio o usam...

Anónimo disse...

Aos 65 anos sempre já é uma idade mais respeitável e ele esperou para não ficar traumatizado.Lá sabe... eu tenho Dores aqui pelo meio e sempre detestei

cereja disse...

Querida Kika, Dores até é bonito... assim 'cristão' e um pouco antigo. Assim como o apelido Barata a gente ainda pode pensar que não é referência ao animal e sim ao pouco custo... Já Aranha, não gostava de me chamar!

Anónimo disse...

Pois´Emiéle, como herdei isso da minha mãe , ela consolava-me com isso muito bonito "Nossa Senhora das Dores" e eu por momentos sentia-me abençoada .Bons tempos, quem me dera tê-la a dizer-me isso