terça-feira, novembro 18, 2008

Claques

Cá por mim sempre tive a maior das desconfianças!
Uma coisa são as claques que se vêm lá em filmes ou séries de tv (e se calhar antigos!...) de meninas pouco vestidas e aquilo que usam é muito colorido, com fitas, borlas, pom-pons, e servem para animar os jogadores. Majorettes creio eu que se chamam.
Enfim, não fazem mal nenhum e pode ser um atractivo para quem vai ver um jogo.
Outra coisa são as claques dos nossos clubes de futebol. As «Juve Leo», os «Super-dragões», «Fúria Azul», «Pantera Negra», os «Diabos Vermelhos», enfim...
Mas mesmo com toda a desconfiança, eu pensava que eram criaturas que partiam para a luta sem grandes provocações, que poderiam praticar verdadeiros vandalismos, que se bebessem demais – o que penso ser fácil – ficavam completamente irresponsáveis, e sobretudo que em grupo podiam ser perigosos porque essa violência que cada um transportava em si, multiplicada pela força do grupo poderia mesmo causar estragos importantes.

Só que nunca imaginei que a coisa fosse pior do que isso.

Sabemos agora que elementos de uma claque, chamada «No name boys» foram detidos e são suspeitos de ‘gracinhas’ como
associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, ofensas à integridade física qualificada, roubo, incêndio, explosões e outras condutas especialmente perigosas
Lá que andassem à pancada com os adeptos dos clubes rivais, era coisa que eu imaginava. Aliás pelo que também sei, os tais dos clubes rivais também não eram de levar e ficar-se, portanto a balança estaria mais ou menos equilibrada.
Mas, tráfico de droga? (não se fala de consumo), Roubo? Incêndios? "Search and destroy" (procura e destrói) são as palavras de ordem na claque?!



Que associação de ideias isto nos traz!


10 comentários:

Anónimo disse...

Azul,azul,azul...Ah ingenuidade!As claques não são senão microcosmos daquilo em que se tornaram os clubes de futebol.Ou os "apitos"e outras "sonancias"não revelam nada de importante?As claques são permitidas(leia-se apoiadas)pelos clubes(digo eu que não percebo nada de bola mas sei que é redonda logo rebola e qd. rebola é porque alguém a empurra)AB

Anónimo disse...

Até a M....do simbolo mete medo.AB

cereja disse...

Foi por isso que o pespeguei aqui.
É sugestivo, não é?

As claques são mais do que «permitidas» aquilo que eu sei é que são 'subsidiadas', os clubes têm umas verbas para dar às claques! Estes meninos é que acharam que seria pouco e vai daí, orientaram-se para o tráfico de droga que sempre rende uns tostões.

Anónimo disse...

Realmente nesta campo nenhuma das claques deve poder atirar a primeira pedra.
Upss!!!
Que imagem me fui lembrar.
temos de arranjar outra expressão...

josé palmeiro disse...

Sou pela extinção das claques, não têm razão de existir, pura e simplesmente. Arrepia-me saber que, no meu club houve ou há a tentativa de implantar uma, que utiliza o símbolo que nos mostras. Ressalto, no entanto, que as outras, de todos os outros clubes, do nosso ou de outros países, são a mesmíssima coisa. Apoio a ideia da AB, quando fala da emergência do fenómeno como uma consequência daquilo em que os clubes, se tansformaram. Parece-me que ainda estão a tempo de recuarem e de impedirem o desenvolvimento de tal fenómeno.

Anónimo disse...

Zé Palmeiro, desta vez acho-te ingénuo...
É certo que os grandes clubes podem (e deveriam, quanto a mim!) deixar de subsidiar esta gente. Se calhar se fechassem a torneira do dinheiro isto perdia algum impacto. Mas não creio que se vá a tempo de «recuarem e de impedirem o desenvolvimento de tal fenómeno». Está implantado. E como todos vocês reconheceram até noutros países. O que são os hooligans, afinal? E a palavra não é portuguesa!!!

josé palmeiro disse...

Concordo, Mary, que o meu último parágrafo te possa induzir essa ingenuidade, mas que queres, gosto de acreditar!
Mas, não penses que uma retorno, a haver, seria só obra do não apoio dos clubes, não, a justiça, as polícias, e a sociedade, em geral, teriam que ter um papel fundamental

Anónimo disse...

É a violência descontrolada.
Violência é uma coisa natural, e se calhar até é bom que exista. Faz parte da vida. Mas quando se perde o controlo, temos o caldo entornado, completamente!!! e é o que se passa com essa coisa das claques!

É claro que esta história destes ti+ps com este símbolo meio nazi, vai mais longe, mas a base é toda ela uma m****!!!!

Anónimo disse...

Vi por aí em revistas , em tempos a divulgação da ostentaçao de sinais de riqueza do chefe da claque dum clube e fiquei de olhos em bico.

cereja disse...

É esse aspecto de uma violência descontrolada e em certa medida gratuita que nos arrepia. Afinal o oposto ao que devia ser um apoiante de um clube. Os humoristas da PJ chamaram a isto «Operação Fair-play»
Bo-las!!!
E Kika, tens razão, afinal isto mete dinheiro e graúdo. Mais impressão faz o símbolo que nos faz evocar outros - se estes tipos têm dinheiro, onde é que param?....