terça-feira, novembro 25, 2008

Afinal em que ficamos?

Quem terá razão?
Por um lado está a Ordem dos Farmacêuticos que
desaconselha o recurso à Linha Saúde 24 porque não reconhece a validade das informações prestadas pelo serviço em matéria de medicamentos
E lá justifica a sua afirmação. A «entidade gestora tem de proceder à contratação de profissionais com formação e competências adequadas».

Bem. Parece justo.
Mas depois os senhores da tal «Saúde 24» dizem que a Linha Saúde 24 conta com dois farmacêuticos e sete técnicos de farmácia que consideram suficiente para aquilo que essa linha faz – aconselhamento.
Esse aconselhamento é feito por enfermeiros que não podem «receitar» decerto, nem o poderiam fazer pelo telefone. Ou seja quando o caso é mais grave imagino que orientem o doente para um local onde a assistência seja mais ‘directa’.

Não sei quem tem razão...

12 comentários:

Anónimo disse...

Nem sei se alinha funciona.Já ouvi queixas de não acesso.AB

cereja disse...

Estas coisas por telefone nunca são fáceis.
Tenho uma amiga que trabalha numa linha dessas, de orientação e apoio, uma vez fui lá e fiquei aterrorizada com o stress que aquilo dá!
Fiquei a respeitar muito quem está nesses atendimentos, e a odiar quem faz chamadas de brincadeira!

Anónimo disse...

Não se entende muito bem.
Tu não tomaste posição, mas assim à primeira, eu que li a notícia no jornal não entendi bem. Se aquilo é um aconselhamento telefónico, para que é que fazem falta muitos farmacêuticos?... Até nem vejo que se precise de nenhum.

Anónimo disse...

Também fiquei a pensar. Afinal para quem está em linha que informação pode dar o farmacêutico: A composição química do medicamento? Porque da posologia saberão também os ouros técnicos, para além de que não se pode receitar decerto por telefone - nem o enfermeiro pode fazê-lo. A ser necesário um medicamento terá de ir a uma farmácia e aí recebe a tal informação...
Também nunca precisei dessa linha, nem conheço quem o tenha feito. Nos comentários do Público vem um testemunho:
«Tenho deste serviço a melhor das ideias: muitas, mas mesmo muitas vezes me ajudaram a fazer a triagem e aconselhamento face a problemas dos 2 meus filhos, nos últimos 5 anos. E nunca, nem uma só vez me aconselharam qualquer medicamento»
É simpático, só que penso que este serviço não tem 5 anos. Ou tem?...

Anónimo disse...

Pois é, sem-nick a confusão é muita.
Este Serviço tem aí uns 6 meses!!!
O testemunho deve referir-se a outra coisa.

Mas também peno que o atendimento telefónico é prático, mas muito difícil.

Anónimo disse...

Eh gentes!!! A confusão é muita, e já vi ali nos comentários do jornal à notícia que todos acham que sabem muito...
Este Serviço é muito recente. E mais recente ainda essa parte do »Aconselhamento sobre Medicação».

O que diz no site, é:
«O atendimento clínico relacionado com medicação é feito por técnicos de farmácia/farmacêuticos que, de uma forma rápida, concisa e de fácil compreensão, informam o Utente sobre questões relacionadas com medicamentos, apenas não sujeitos a receita médica.
Interacções medicamentosas, posologia, efeitos secundários de fármacos e o seu modo de conservação e preparação são algumas das informações passíveis de obter ao ligar para o serviço Saúde 24. O aconselhamento ao Utente tem sempre em consideração os dados inerentes à situação clínica do mesmo, como sejam, a idade, o sexo, o peso e possíveis reacções alérgicas.»

Dizem eles...
São as suas palavras.

Anónimo disse...

Tambem não sei se funciona , mas se sim, parece-me de devia tertambem outros tipos de tecnicos e nao soteciniocos de farmacia.Pensei que era um serviço mais abrangente

Anónimo disse...

Kika, vai ver o link (onde diz «Saúde 24») que pode ajudar e entenderes melhor.
Quem faz o atendimento são enfermeiros.
Eles vão orientando conforme as indicações que o doente vai dando e aquilo que quem a acompanha na linha também pensa. Quando perguntam coisas sobre medicamentos, aí é que entra o farmacêutico ou técnico de farmácia. E, imagino que também deva existir nessa equipa um médico.

josé palmeiro disse...

Conclusão: Não nos deixemos adoecer!!!

Anónimo disse...

o melhor é não adoecer como diz o Zé. Há dias houve uma polemica sobre a linha saude 24.A criadora, enfermeira denunciou problemas á Ministra, sobre as carências do serviço ,e a resposta foi, que o serviço funciona muito bem,pelo menos para ela que não deve utilizá-lo, digo eu...

Anónimo disse...

O anónimo é kika

cereja disse...

Eu também nunca precisei de recorrer a essa linha. Por aquilo que vem a público, a linha foi fundada baseada na enfermagem. Mas parece que tem tido algumas dificuldades, como também é natural. Nem tudo corre sempre sobre rodas, e deve haver arestas a polir. Aliás essa ajuda de farmacêuticos parece-me pouco, e deveria haver também alguns médicos disponibilizados a poderem ser consultados em caso de dúvida.
Mas tudo o que seja para desobstruir as urgências é bem vindo, que aquilo é um inferno.