quinta-feira, outubro 23, 2008

Roubo moderno (continuação)

Deixei ontem lá em baixo um escrito sobre uma forma moderna de roubar, e aceitei um comentário que sugeria que eu desenvolvesse o tema. Realmente merece, e afinal eu até tenho mais coisas a acrescentar.
Como
contei aqui, uns amigos e familiares meus, foram vigarizados numa quantia enorme, cerca de um SMN. Uma entidade (??) misteriosa enviou um sms para um telemóvel e, a partir daí, essa mensagem foi-se multiplicando, sempre a cobrar pelo destinatário até atingir essa verba inacreditável!
A minha amiga logo na manhã de ontem dirigiu-se a um balcão da TMN, para esclarecer aquilo. Tinha de ser ela porque uma quantia daquelas só podia ser paga pelos pais e não pela dona do telemóvel que ainda anda à procura de emprego! Foi atendida com muita simpatia sem dúvida, mas foi-lhe explicado que aquele número – 3003 – era um número de um
serviço prestado. E portanto cada mensagem era creditada como sendo um serviço.
Ela lembrava-se que em tempos, o seu filho tinha aderido a umas mensagens dessas: o serviço estava ligado ao futebol, enviavam-lhe pequenas notícias por sms, datas dos desafios, vitórias ou derrotas, os golos que eram marcados, etc. Ele às tantas acabou por desactivar aquilo exactamente porque era um encargo sensível e não valia a pena para quem tem pouco dinheiro.

A mãe considerou, portanto, que este ‘famoso número’ seria algo do mesmo tipo.
Contudo, havia uma importante diferença (duas, aliás) – no caso do tal serviço do futebol, foi explicado o que era, ele sabia o que estava a fazer e tanto assim que quando não quis mais soube como desactivar. Houve um contrato, cada um sabia de que se tratava - ele recebia aquelas informações e pagava por elas. Mas desta vez, além não ter sido nada pedido, o que raio era produto
fornecido? Conversa?
No caso deste misterioso 3003, segundo a explicação que a TMN deu, no momento em que a jovem respondeu à mensagem ‘armadilhada’ [«Olá, onde estás?» e assinada Rafaela que ainda por cima era um nome conhecido dela] o dito «serviço» ficou automaticamente accionado. As mensagens seguintes, onde ela queria saber com quem estava a falar, apenas confirmavam o seu «desejo» de manter o serviço a conversa !...
A minha amiga pagou, mas está cheia de dúvidas e vai falar com a Deco.
Perguntar como é isto possível? Pode estabelecer-se um contrato destes sem fornecer a informação clara do que se trata? A TNM pode deixar que usem os seus serviços para vigarizar as pessoas? E, apesar de neste momento, seguindo as instruções que lá lhe deram já ter dado ordem de STOP para parar com a coisa, o mês que pagou foi Setembro, se agora lhe chegar uma conta destas relativa a Outubro? Pode não pagar?
Passem palavra de que
isto pode acontecer!
Aconteceu mesmo!


28 comentários:

Anónimo disse...

Quando contaste a história ontem, já me escandalizou.
Hoje ainda mais escandalizado fico!
Cá por mim, acho que o operador também deve ser responsabilizado!!! Porque aquele «serviço» (?????!!!!) só pode existir porque fizeram um contrato com o operador, certo? Se tu ou eu tivéssemos alma de vigaristas e quiséssemos fazer uma coisa dessas, não podíamos fazer - tinha de se fazer uma combinação com a vodafone ou tmn, ou optimus ou lá o que fosse.
Existem já as «vendas forçadas» e agora temos os «serviços forçados»????
Haja Deus!

Anónimo disse...

Deco já! Isso é vigarice pura, não é serviço nenhum, a TMN não pode entrar por aí. Diz à tua amiga que, quando fizer a queixa à Deco, por escrito, carta registada com aviso de recepção (que é a ÚNICA forma que alguém tome mesmo atenção neste país)mande com conhecimento ao Presidente da TMN (carta registada com aviso de recepção também). Nada de serviço de atendimento a clientes, isso é tudo muito lindo, mas essas coisas enviam-se é a quem manda.

Catarina Campos

Anónimo disse...

Olha Emiéle, vinha também dizer aquilo que a Catarina já adiantou.
Tem de fazer uma queixa, a gente tem a mania de que «não dá nada», «não vale a pena», mas é defesa de nós próprios e de outros que possam cair numa dessas...
Força!

Anónimo disse...

Concordo com o já dito, deco já, mas encarava tambem a propria tmn. Pelo que vi "isso" não tem as carateristicas minimas para ser um contrato, e só podia, parece-me,configurar-se como tal.

Anónimo disse...

Fiz bem em pedir que desses visibilidade ao caso.
Como vês agora ficou mais claro, e mais pessoas informadas.

O FJ escreveu de uma forma que parece ser jurista: «não tem as características mínimas para ser um contrato, e só podia, parece-me, configurar-se como tal» é um modo de falar à jurista... também acho que os teus familiares não «se podem ficar» a pagar e calar!
É que é muita massa!
Mais de 60 contos em moeda antiga. Bolas!

Anónimo disse...

Incrível!
Estive a ler os dois posts.
Qualquer um caía nessa.
Olha que eu caía de certeza!!!!

Anónimo disse...

Não sei se é do meu pc, mas esta nova forma dos comentários, se tem coisas boas (explica melhor o que se faz) tem uma coisa má que é depois de publicado ter sempre de se voltar a fazer refresh e voltar ao princípio.
um bocado chato.

Anónimo disse...

sim realmente passei pelo direito, e ainda tenho recaiadas de vez em quando´Mas neste caso , se não falha nenhum pormenor, não houve a informação que permitisse a uma das partes a devida liberdade
para contratar E, se for assim,julgo que a questão será tanto contra a tal empresa e contra a tmn. Julgo que a deco pode tomar melhor conta disto.

cereja disse...

Olá a todos!
Pois é Catarina, também me parece que deve ser assim, a direito e sem contemplações. Creio que os meus amigos costumam passar por aqui (silenciosamente) e devem ver que existe consenso nesta caso - o que se pagou, já está, mas é bom fazer a queixa e prevenir se a conta que aí vem não é semelhante!....
Se for, eu cá por mim não a pagava. Eles que levassem o caso a tribunal!

Pois, FJ, ficou o 'jargão' mesmo que o evites. ;)) Eu sei que tens andado por áreas que não são de Direito, mas o que se aprendeu, aprendeu. e o RS, topou-te, eheheh!!!
Sem-nick - esta coisa dos comentários, não fui eu, foi o blogger. Vais ver que é uma questão de hábito.

cereja disse...

Olha, sem-nick, não sei como é que fizeste para voltar a sair da caixa de comentários, mas aqui em baixo diz:
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e portanto podes escolher - se clicares em página inicial vês o blog como normal, mas podes escolher o post onde estás ou o outro a seguir.
Não acho mal, nem confuso.

Anónimo disse...

Por acaso tinha ouvido uma vez uma história dessas mas que foi bloqueada logo na segunda ou terceira mensagem. Nesses casos vale a pena os telemóveis que mostram o saldo.

Mas isso é uma verdadeira burla, realmente.
Merece uma queixa1

Tia Brites disse...

Fogo!

saltapocinhas disse...

uma vergonha!
e as pessoas estão tão pouco protegidas contra esses abusos!

cereja disse...

Foi muito chato, sim, Saltapocinhas e Manga!
E, apasar de a Deco poder agir, não auguro nada de bom (quero dizer, recupere a massa) para esta história!


Manga d'alpaka, atão agora temos prémio, é?... AI A MINHA VIDA!!!!
....mas 'brigadinha, é claro!

chrysaliis disse...

Olá,

Passei por aqui por acaso e deparei-me com esta tua história e que também a mim já aconteceu, com a diferença de que além do 3003 também recebia msgs dum 4970. Aconteceu-me em Maio e por acaso também a contei no meu blog (http://maripozas.blogspot.com/2008_05_01_archive.html)

Achei tudo mt estranho e nunca respondi a nenhuma, ainda mais porque se tratava do telemóvel atribuído pela empresa.
Fiquei de boca aberta (e cara de parva) quando ligo para a VDF a perguntar que número é aquele (o 3003) e a moça me responde que é dum serviço de dating...

Enfim, abreviando, informei o meu superior, que por sua vez contactou a pessoa a gestora com quem temos todos os contratos com a VDF, pois temos varios telemóveis atribuídos pela empresa e as mensagens enretanto deixaram de chegar.

Nunca mais me lembrei de ir ver a factura desse mês, e como são varios telemóveis as contas nãos são certas ao fim do mês, mas 2ª feira vou ver, só por curiosidade, a saber se houve algum valor fora do normal...

Eu também recorreria à DECO, caso a situação não tivesse sido resolvida entretanto (e agora fiquei com a pulga atrás da orelha sobre o valor da factura desse mês). A TMN tem de provar que a pessoa em causa, ou o número de telemóvel, subscreveu tal serviço. No caso de tal acontecer pelo simples facto de responder à primeira mensagem, então a TMN tem de explicar a que propósito foi enviada essa mensagem para aquele número.

Recordo-me que no meu caso, a primeira mensagem que recebi era a dar-me os parabéns por ter subscrito o serviço. Coisa que eu nunca tinha feito.

Ora, é uma grande ratoeira essa... Se verificarem os registos do envio das msgs do tlm da lesada hão-de verificar que não está lá o envio de msg solicitando a subscrição do serviço, portanto, a TMN tem de explicar como envia mensagens para telemóveis que não solicitaram coisa alguma.

Além de que mandarem esse tipo de mensagens, do género "olá como estás", sabendo que é obvio que quem a recebe vai responder, quanto mais não seja para perguntar "Quem és", está a agir de má-fé, induzindo o cliente em erro para aceitar um serviço do qual não tem conhecimento das condições.

Espero que a tua amiga resolva da melhor forma a situação e sou da mesma opinião da Catarina Campos, cartas registadas com aviso de recepção.

chrysaliis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Godinho disse...

Isto representa um atentado aos direitos dos consumidores. Há que divulgar.

cereja disse...

Obrigada Mariposa e João. Já respondi à Mariposa numa visita ao blog dela, o João parece não ter blog.
Creio que a minha amiga vai exactamente esta segunda feira à Deco (na 5ª e 6ª tinha compromissos que não pode adiar) e eu depois digo aqui o que lhe aconselharam a fazer.

cereja disse...

Bem, como se calculava, o conselho era exactamente escrever à dita «empresa de dattings» que impingiu o serviço sem lhe ser pedido, e cópia à TMN, e depois levar lá cópias das cartas para eles accionarem a reclamação. Disseram que têm recebido muitas queixas mas de valores mais pequenos porque apenas levam o valor dos carregamentos. O erro foi ser uma assinatura!

Anónimo disse...

- Estou exactamente na mesma situação, recebi ha coisa de 1 mes uma mensagem semelhante e nem sequer respondi porque me pareceu estranho o número, no entanto hoje voltei a receber e resolvi ligar para a TMN que me indicou o mesmo que á Maripoza. Agora não creio, por motivos óbvios, que ao enviar um sms com a palavra DESACTIVAR para o número 3003 cancele o serviço.

cereja disse...

No caso que contei o que aconselharam era a palavra STOP em maiúsculas.
A DECO disse que não se devia ter pago a conta, mas...
A verdade é que a pessoa lesada enviou um email (era o único contacto que tinha era um mail) a esse serviço exigindo o reembolso porque lhe tinham prestado um serviço não solicitado e nesse mail ia 'com conhecimento' para o serviço ao cliente da TMN. Ora não teve resposta do primeiro, e quanto à TMN respondeu que não tinha nada a ver com o caso.
O que é estranho, porque para fazerem aquilo é porque tinha um contracto com a TMN, decerto, ou seja, ela deixou que isso se passasse. Aliás contaram-me de outro caso mas com a Vodafone, pelos vistos a coisa é geral.

O teu caso, João, é ainda pior, se nem sequer deste resposta nenhuma!!!!

Anónimo disse...

Olá a todos,
neste momento andamos a fazer Hacking em conjunto com vários grupos portugueses e russos aos servidores desta empresa que BURLA via SMS os utilizadores das redes nacionais. Já que a TMN não faz nada e diz que não é da responsabilidade deles aproveito para pagar da mesma moeda. Temos pena, mas eu não pago a factura!

DADOS DA EMPRESA BURLOSA que envia SMS 3003:
Empresa: beaunet
Email: support@beaunet.biz
Telefone: 967304874 (Atende uma Brasileira que confirma que são eles que enviam SMS do 3003).

Eu próprio fui alvo deste serviço enquanto conduzia por isso é de todo impossível ter sido eu a registar-me no quer que seja via Internet.

Recebi a seguinte SMS:

"Olá lindo tudo bem? Estou livre acabei com o meu namorado a semana passada.
Estava a pensar em ti e lembrei-me que seria óptimo p combinar. Queres? Bjs xxx"

SMS que a minha mulher enviou: (ainda por cima foi a minha mulher que leu.)

Ok boa... quem és tu? Olha e já agora não esquecer que eu também vou... ando maluca para fazer uma menage. lol

Resposta do 3003:
"E tu alinhas?"

É claro ainda pensei que fosse algum amigo meu na brincadeira... mas achei estranho o número e telefonei para a TMN (1696)
Eles disseram que não tinham nada a ver com isso e que teria de pagar... lolololol DEVES!!!

Aproveito para deixar aqui um comunicado a todos os Hackers que queiram ajudar pra fazer um ataque ao IP: 198.63.211.21 (beaunet.biz)

O SMTP tem um buraco que podemos utilizar. (SMTP service supports SMTP without AuthLogin) Eu tenho a correr um Stress para o SMTP por isso o server deve estar um bocado lento.
É um server em Linux com o HTTP squid/2.6.STABLE18 por isso quem encontrar buracos ou vulnerabilidades interessantes força.

Já que ninguém faz nada e a TMN e as operadoras tb estão a lucrar com isto, já que isto é um mundo de selvagens, vamos a eles, guerra é guerra... e se a PJ vier bater à minha porta são convidados a entrar e a beber um copo comigo enquanto tenho os servers da BeauNet a serem atacados com DoS atackz vindos da Indonésia e da Rússia.
Estou a atacar de minha casa com uma ligação minha em meu nome por isso não vai ser difícil chegarem até mim...

Ass: Niendertal Rules (Niendertal@gmail.com)

Voltamos ao velho ditado: "O mundo é de todos destroi a tua parte!"

cereja disse...

Olha caro «Niendertal» :D, achei que devia dar publicidade ao que aqui dizes.
Como este post está um tanto escondido, passei o teu comentário lá para cima. E acrescentei um link para a resposta qye a TMN deu à reclamação que se fez!

cereja disse...

Esperem!
Deixei já aqui o comentário, mas esse post, está feito mas só vai aparecer amanhã, que é quando tem mais visibilidade!!!!!

Melidesbybike disse...

Aproveitei e mandei também a noticia para a SIC e para a RTP1.

Anónimo disse...

Olá a todos
Venho só dizer como podem cancelar esse serviço, apesar de não se terem registado no mesmo…

Eu sou cliente Optimus e fui a uma loja da rede e pedi informação sobre o caso! Eles só sabem que isto é um serviço e que supostamente temos que nos registar ou por SMS ou na internet! (no meu caso era impossível pois estava a dormir, só se fosse sonâmbulo é que me registava)
Então a funcionaria mandou com o meu telemóvel 2 mensagens para:
1- SMS com STOP para o 3003
2- SMS com STOP para o 4970
Para já funcionou, pois ate agora não recebi mais mensagens… gastei 2 euros em cada mensagem! Deve ser esse o objectivo dessa empresa roubar aos poucos! Comigo ganharam 4 euros, a quantas pessoas acontece o mesmo….

Cumps

cereja disse...

Caro leitor «anónimo» do dia 25:
No caso que aqui conto, foi assim que se fez a conselho da TMN. E por aquilo que sei as mensagens terminaram. Mas resta o facto de isso poder acontecer, e no 'meu' caso como o cliente tinha assinatura e eles mandaram mensagens dessas de minuta a minuto, o cliente teve de pagar acima de 300 €!!!!!!

portbus disse...

Também eu foi vigarizado...mas pouco.

Para pararem, enviam a palavra "STOP".

telefone destes f.p - 967304879
support@beaunet.biz


Alguem apanhou vosso numero e coloca lá.