sexta-feira, outubro 17, 2008

A preto e branco

No «5 dias», blog dos mais interessantes da blogosfera que leio, muitos dos posts que por lá se publicam levantam nuvens de comentários pró e contra o que o blogger escreveu, coisa louvável e que nos ajuda a confirmar o interesse da escrita.
Eu nunca lá comento nem sei bem porquê – creio que por sentir que não iria ajudar em nada a discussão que é quase sempre muito animada.
Mas se eu tinha lido, mais uma vez sem comentar
este post da Maria João Pires ( e sem comentar por ter sorrido e concordado com o humor dela) ao ler a Ana Matos Pires sobre os comentários àquele post voltei lá abaixo ficando como ela ‘de queixo caído’ com o que lá se dizia! Cento e treze comentários...?!
Apenas porque ela, explicando a quem «tem alguma dificuldade em perceber que, em certos temas, não se pode desligar bom senso e moral», contava que seria bom senso «levar a sua filha adolescente à ginecologista para que lhe seja receitada a pílula».
O que ali se disse!!!!
Por um lado como se ela «obrigasse» a filha a tomar a pílula. Por outro como se ela se esquecesse que a pílula é só um anticoncepcional e não evita as DST. Até se dizia (creio que de brincadeira) que ela estava a interferir na orientação sexual da rapariga.

Quando afinal a minha leitura, e teimosamente insisto que seria a correcta, era apenas de que ela estava a dar um exemplo de como é difícil desligar o bom senso e a moral.
Porque a mãe que acompanha uma filha a uma consulta de planeamento familiar, para além de um bom relacionamento com ela, obviamente que sabe das ditas DST e mais SIDA e mais o Diabo a quatro. E sabe que existem preservativos. E que será bom que o namorado da filha o conheça.
Mas isso são as diversas tonalidades do colorido arco-íris que estaria por detrás daquele exemplo.

Que foi levado à letra por muitos dos comentadores.
À letra e a preto e branco.
Pst!!! Olhem que a vida tem muitas cores!


4 comentários:

Anónimo disse...

Vou voltar a ler aquilo melhor. Porque saltei os comentários.

O 5 dias tem mudado tanto que ando a reservar a minha opinião. Neste momento parece uma salada não-russa, mas muito misturada.

josé palmeiro disse...

Este escrito, é importante.
Quanto ao 5dias, pelo que vi, estou com o King.
De resto, nada tenho a acrescentar, só confirmar toda a importância que esse assunto contém e dizer que quando a minha filha, hoje mulher, entrou na idade crítica foi com o pai e a mãe a um ginecologista, para se inteirar convenientemente, da vida que tinha pela frente.
Bom, mas eu sou um velho, já passei dos sessenta...

cereja disse...

Concordo muito com o King. Gosto bastante do 5 dias, mas começa a ter gente a mais, e torna-se confuso.
Já o Aspirina passou por isso.

Para mim, um blog colectivo não deve ultrapassar muito a meia dúzia.
Quanto ao post, ele em si era correcto, os comentários entraram no campo do delírio!

Anónimo disse...

Claro que sim!
Aquilo tornou-se uma peixeirada que nem deu para acreditar! E afinal levaram a coisa para pontos que ela nem dequer tinha dito. Começaram a discutir uns com o soutros. É a gente da tal «defesa da vida» que ...
Cala-te boca!