quinta-feira, outubro 30, 2008

Os contentores de Alcântara

Eu tentei ainda ver os dois lados da questão, num desejo de imparcialidade, mas francamente não consigo porque um dos lados parece bem mais fundamentado do que o outro.
Lisboa tem um rio.
Lindo, acho eu que sou lisboeta.
E o que se vê é não apenas que ela vai crescendo de costas para esse rio como, muitas vezes, o acesso lhe vai sendo cortado.
Quando foi a Expo, pode contar-se como um dos grandes lucros da Exposição a recuperação dessa zona de Lisboa, que era uma desgraça e um nojo, e desde aí ficou acessível a todos, limpa, agradável, e com o nosso rio ali à vista.
Mas agora é a outra banda que está na berlinda – Alcântara. Primeiro o tal famoso projecto das torres que iam atrair para ali milhares e milhares de pessoas, sem lhes dar escoamento, pelo que entendi, agora é Sua Excia o senhor Porto de Lisboa que anda a planear construir um terminal de contentores, coisa em grande, que irá criar uma barreira frente ao Tejo que mais uma vez se vai ver afastado da sua cidade.
O antigo desejo dos lisboetas de poderem gozar da zona ribeirinha, vai sumir-se atrás de um quilómetro e meio de cimento armado com 15 metros de altura. Impressionante, esse biombo. Circula por aí uma petição que chama a atenção para o que se está a preparar.
Pelo que ouvi, os proponentes do projecto, ou seja a Administração do Porto de Lisboa, espalhou entre os estivadores a ideia de que sem este projecto eles iriam perder os seus postos de trabalho. Lógico, que a isso se seguiu uma guerra aberta. Parecia que se estava a decidir entre o desemprego de uns trabalhadores e o prazer sibarítico de uns ricaços que pretendiam ter uma bela vista das suas janelas do Bairro da Lapa.
Assim se contornam os factos.


11 comentários:

josé palmeiro disse...

Acabo de ouvir o representante do Sindicato dos Estivadores a defenderem o projecto. Soube também que o Miguel Sousa Tavares teve que ter escolta para sair da Câmara de Lisboa.
Sem estar por dentro do assunto, direi como para todos os casos que deve haver bom senso, de parte a parte, tendo sempre em conta, "Esta Lisboa que eu AMO!"

Anónimo disse...

O que não está bem esclarecido, nem nunca esteve, é a força do Porto de Lisboa.Que diabo não há um Plano Director Municipal?Já em tempos houve uma tentativa de tapar, qual Guantanamo ,a frente para o Tejo da Doca em frente da Bica do Sapato.Aí os opinion-leaders que frequentam a dita acharam que isto de lhes limitarem a vista ao fim da tarde enquanto bebiam o seu Chateau Latour(os que tem bom gosto,claro)não era desejavel, e vai daí, estiveram-se nas tintas para os estivadores(o que é louvavel,dada a diferença de compleição fisica)e fizeram tudo para impedir o projecto e conseguiram.Eo que diz o rapaz Salgado,cujo sal,se tem algum,tb.são lágrimas de Portugal na forma de impostos?De resto se o problema é o emprego dos estivadores eu tinha um conselho-inscrevia-os todos no CDS e deixava o caso em boas mãos....AB

Anónimo disse...

Clao, clap, clap!!!
A última frase da AB termina de forma magnífica.

de resto há muita coisa oculta, sem querer ou voluntariamente.
E essa da FORÇA dos senhores do Porto de Lisboa é interessante.
Têm muuita.
Mandam imenso.
Vamos ver este braço de ferro como acaba.

Anónimo disse...

Empregos por empregos também a malta que trabalha nos bares das Docas ficam a ver navios... (vem a propósito porque não vêm nada!)

Anónimo disse...

A foto (que não é do Porto do Lisboa com certeza) é excelente!!!

Resume quase tudo.

Anónimo disse...

Bom Dia AB!

Como de costume os teus comentários vêm cheios de informações ou de «dúvidas informativas».
Bom regresso!

Anónimo disse...

Bom dia Mary.Não é bem um regresso ,mas hoje lá calhou.Mas ocorreu-me que quilometro e meio de contentores com 12 a 15 metros de altura e portas para o rio talvez viesse resolver o problema dos sans papiers cá do burgo assim a modos que pela calada da noite... Houve exemplos aí pelos paises com quem temos agora tão boas relações comerciais .Além disso parece que esta obra tende a ser a obra do regime e vê lá parece não ter concurso público.4 quilómetros de muro assinados(signés)Jorge Coelho...é obra!!!!AB

josé palmeiro disse...

Só para dizer: "bom regresso, AB!
Ainda que esporádico, como afirmas, foi o suficiente para mostrares que afinal, o muro, é mesmo da vergonha, não só pelo comprimento, nem pela altura, mas pela rapidez com que o mesmo se pertende instalar, sem concurso público e com a discreta mão de um Coelho, que teima em se barricar na toca. Isto sem esquecer o "rapaz Salgado", que tem muito que contar...

saltapocinhas disse...

uma riqueza tão grande como é ter uma vista sobre um rio, devia ser preservada acima de (quase) tudo!!

cereja disse...

E ainda por cima, se leres o que vem na Petição, Saltapocinhas, nem sequer é uma coisa que seja fundamental. O que existe chega bem para as necessidades, para além de se ter furado algumas normas como a do concurso público.

Seria bom divulgar a Petição.
O que a AB lembra é mesmo assim. Parece estar a ser «obra do regime». podem limpar as mãos à dita parede!

Anónimo disse...

Não sabia o que estava a acontecer até ver e ouvir algo sobre o assunto no jornal do Mário Crespo. Inacreditável. Tudo. Enquanto um determinado tipo de gentalha não for colocada no seu devido lugar, o país não progride. É impossível. Há que legislar, a sério, e acabar de uma vez por todas com tanta promiscuidade. É nojento! E, pelo que dizia Mária Crespo, o Administrador da Liscont dizer que "a gente compreende" lol sem mais comentários. Pobre Portugal e do seu povo ainda e por quanto mais tempo com tanta pobre gente aos comandos da nau...