quinta-feira, outubro 30, 2008

Amor ou ódio

Muitas vezes os artigos considerados de «divulgação» são bem feitos e esclarecem com palavras simples mas adequadas, conceitos que para quem não domina certas matérias estavam muito longe de serem entendidos.
Mas outras vezes o modo como se explica, ou ( e sobretudo) o realce dado a certos aspectos pode distorcer ou transmitir ideias menos correctas.
É o caso de um artigo que afirma: «
ao contrário do que à partida seria de supor, a origem do sentimento do ódio tem pontos em comum com o que desperta o sentimento antagónico do amor».
Tem pontos em comum?...
Que os sentimentos afinal existem ‘biologicamente’ é um facto que desde
António Damásio se aceita pacificamente. Aliás ele é exactamente o tipo do cientista investigador, que por ser um bom escritor, consegue «traduzir» em linguagem comum os conceitos mais sofisticados da neurobiologia.
Ora, os sentimentos podem ser localizados no cérebro, como ele nos explica. Em diversas zonas do cérebro. Mas o facto de o ódio ou a agressividade se situarem junto do local onde está a paixão, o amor, isso não se pode ‘traduzir’ dizendo que têm pontos em comum.
Terão. Decerto que têm como talvez todos os sentimentos humanos têm pontos em comum uns com os outros, mas não pela sua localização como de um modo tão simplista se parece concluir.

Podemos passar do amor ao ódio ou do ódio ao amor? Sem dúvida. Como da alegria à tristeza, do medo à coragem, e por aí afora.
Mas ‘pontos comuns’? Não. Foi a ideia que ficou porque isso não ficou bem explicado.


7 comentários:

josé palmeiro disse...

Tens razão. Fui ver o artigo, que não me transmitiu nenhuma certeza, sendo daqueles que, por vezes aparecem para estabelecer uma qualquer confusão/especulação, ainda por cima suportado por uma simples ressonância magnética. Parece-me curto.

Anónimo disse...

Comecei por ir ao artigo mas não tive paciencia...mas que ódio e amor estão rés-vès Campo de Ourique(estás a ver como se traduz em linguagem popular sublimes conceitos?)lá isso perece-me inegável...se eu fosse fotografa se calhar diria que era uma questão de iluminação,,,do objecto a amar ou odiar.Às vezes uma desfocagem e pronto...AB

Anónimo disse...

A questão dos opostos.
Velha como o mundo...
Mas é interessante a perspectiva biológica dos sentimentos.
Damásio?
Vou ver se leio.

Anónimo disse...

Eu sei que é científico, mas faz impressão. Essa 'localização' dos sentimentos (?!) sempre me impressionou.
Conheço por alto a tese do António Damásio, e isto é o mesmo mais ou menos.
Mas nãp pode ser uma questão biológica... . Pode ser que também, mas há muitos outros factores.

Anónimo disse...

Olá AB!
De volta ao convívioda malta?!
Sejas bem re-aparecida.

Anónimo disse...

È esporadico King.Hoje deu.Obrigada.AB

cereja disse...

É sempre agradável quando temos a visita da AB, mas ela não tem andado muito para visitas... Assim como o FJ também está de quarentena de net... Azares.

Quanto ás emoções e sentimentos são de facto «biologicoficáveis» (ena!!) mas faz alguma impressão.