segunda-feira, outubro 13, 2008

Huuuummm....

Posso estar enganada, mas não lhe auguro um grande sucesso.
Cá em Portugal bebe-se bastante café. Faz parte da nossa cultura.
Mas é um tipo muito definido de café. A famosa «bica» aqui do sul, ou o «cimbalino» do norte, um café forte numa chávena pequena.
Vemos muitas vezes nas séries da TV passadas nos EUA, andarem as personagens com uns grandes copos na mão, copos de cartão com tampa, e falarem daquilo como café: «Queres um café?» e consumindo aquela coisa com muita naturalidade.
Não tem nada a ver com o que se bebe por cá.
Agora dizem que vai abrir (ou já abriu) uma sucursal da empresa starbucks, norte-americana dizendo que vai ter o café expresso mais barato do mundo – a 1,20 euros!
Até pode ser o mais barato que esta firma venda, mas para as nossas bolsas não é nenhuma pechincha.
É o dobro do que custa um café "normal"…e se vem servido num balde, não nos atrai lá muito.
Não quero agoirar para o negócio mas…

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu também não. Já os conheço e o café really sucks! Só mesmo à falta de melhor... A não ser que façam como a McDonald's a adoptem uma estratégia mais consentânea com a realidade local ;)

cereja disse...

Mas por aquilo que li, não parece que vão «adoptar» nada de especial...
E aquela de se poder estar lá o tempo que se quiser, não são só eles, isso acontece por todo o lado. O que se passa é que uma pessoa não fica à vontade se estiver a conversar em frente a uma chávena de café e tiver em coma de si mais 5 pessoas de chávena na mão à espera que se levante...

Aliás cada vez mais se está a encontrar espaços em Centros Comerciais, com wireless onde a malta que estuda vai de portátil e fica lá numa mesa com um café (dos normais) e pc à frente a estudar. é uma imagem que se vê cada vez mais.

Farpas disse...

Para eles o Expresso quase nem conta para as vendas, o Starbucks vive dos cafés "especiais", caramelo, capuccinos, chocolate, etc... enquanto estive em Inglaterra era cliente habitual porque ali o expresso ainda era tolerável em relação os outros sítios! Aqui não vou beber um expresso isso garanto, já um dos outros... humm no inverno, quentinhos!

Ahh e os copos é só para take-away! Eu tenho em casa uma colecção de chavenas e canecas do Starbucks que não me deixam mentir... foi falta de comunicação, eu pedia "Quero uma caneca grande de capuccino" e eles diziam o preço... eu sempre pensei que por aquele preço a caneca estivesse incluida!...

Anónimo disse...

Já abriu, e vai abrir outro ainda este ano.Curiosidade, mas tal investimento deve ter as suas bases. Veremos, mas auguro sucesso .Miguel não poderia explicar um pouco mais?

cereja disse...

:D!!!!
«Por esse preço a caneca vinha incluída!»

Também me parece que se cá um expresso custa 1,20 euros a chávena também deve vir para casa... Numa 'loja de 300' compra-se meia dúzia por esse preço.

cereja disse...

Anónimo - eles devem ter estudado o mercado, imagino, mas oiçam vocês todos: e o Café D'Itália que existem em todos os Centros Comerciais e não só, também têm tudo isso, esses cafés especiais etc e tal, e já existem cá há anos!
Não vejo assim uma grande novidade.

Anónimo disse...

Claro que é muito cedo para de tirar seja que conclusão for.
Mas a nossa realidade não tem nada a ver com a anglo-saxónica. Um café não é um PUB, e cá cada vez menos temos tempo para passar em cafés ou pastelarias.
Nesses países (também passei por lá) sobretudo em Inglaterra, vem-se do trabalho e passa-se uma hora ou mais num PUB, mas nós queremos é chegar a casa onde se chega mesmo à hora do jantar...
Ir ao «café» quando muito ao fim-de-semana.

josé palmeiro disse...

Vão desculpar-me mas eu diria como um "compadre" meu, "modernices". Como sou pelo produto nacional, não vão ter sorte comigo. Sou muito fiel à BICA, feita com café alentejano, não digo a marca para não fazer publicidade.

Anónimo disse...

Eheheheh!!!
Zé, é de Campo Maior é claro. O Delta. É do Nabeiro de que a Emiéle já aqui falou,e bastante bom, sim senhor.

Eu também não vou por modernices. Café é café. Chávena de café e normalmente cheia, nem demais nem de menos.

Anónimo disse...

Eheheheh!!!
Zé, é de Campo Maior é claro. O Delta. É do Nabeiro de que a Emiéle já aqui falou,e bastante bom, sim senhor.

Eu também não vou por modernices. Café é café. Chávena de café e normalmente cheia, nem demais nem de menos.

F Nando disse...

Passei ao largo e não me seduziu e depois com preços assim...

Por 1,20 bebo 2 cafés em qualquer lado e ainda é provável sobrar 0,10em tempo de crise...

Depois não há nada que chegue a um café nacional:

Uma "bica" ou um "cimbalino"