sexta-feira, outubro 24, 2008

Falar rápido

Muitas vezes enquanto almoço, tenho o rádio ligado e vou ouvindo a «Antena 1». Não é por nada de especial. A essa hora dá um programa chamado Portugal em Directo, que até costuma ter algumas coisas de interesse, muito «poder local», o que sempre é bom ir-se conhecendo.
Ontem a questão era uma estrada, ali para as bandas de Sintra que tinha de ser arranjada, coisa que parece que vai demorar 8 meses – normal, dado a estonteante velocidade com que andam as obras na nossa terra – mas não tinha sido acautelado uma alternativa conveniente a essa estrada, e isso estava a preocupar os moradores como é natural.

Como também é natural, pelo que entendi, a Câmara de Sintra dizia que a questão era com a Junta Autónoma das Estradas, e esta considerava que seria com a Câmara de Sintra. Nada de mais. Conhecemos o modelo.
A única coisa curiosa é que a pessoa que se dispôs a ser entrevistada sobre esta questão, cujo nome e cargo não fixei porque estava a ouvir com um ouvido distraído, era bem gaga.

Não tenho nada contra esse defeito de linguagem. Até lhe acho uma certa graça, conheço várias pessoas que o são e até apimenta um pouco a conversa.
Mas para uma entrevista e pela rádio, onde os minutos são contados, e a fluência do discurso um trunfo importante, isto é de estranhar...
Confesso que dei comigo, sem querer, a terminar as palavras que estavam um tanto encravadas no discurso do entrevistado.

Foi uma escolha com alguma falta de senso, convenhamos!

6 comentários:

Anónimo disse...

Começo a comentar pelo princípio (que tu hoje escreveste p'ra caramba!) e se calhar não me dá para ler tudo e comentar tudo.
Aliás já li a maioria, não devo é ter tempo para comentar.

Neste caso, olha que se calhar não havia mais ninguém informado... se todos estavam a fugir com o rabo à seringa, temos de louvar aquele que aceitou falar! e eu sou dos que acha graça aos gagos... Olha o símbolo, a João Seixas!

Anónimo disse...

Um dos locutores da TSF o Mário Dias, além de ser tb. um excelente um DJ é gaguissimo...só que não gagueja ao microfone.Mas devo dizer que aprovo a escolha para a entrevista de uma pessoa gaga...já pensaste quanto tempo é que as obras normalmente demoram?è assim a modos que um indicativo (ia dizer musical)...vocal.AB

Anónimo disse...

Viva, viva, viva!!!!
Temos de novo a AB e plena de humor!!!!

De facto, dado a tua introdução, sobre os tais 8 meses para o arranjo da estrada (mais um e dava para fazer um bebé) o comentador gaguejar ia acompanhando esse desenrolar da obra.
bem visto, AB!

Alex disse...

Pois, e deviam aproveitar o tal comentador para fazer os relatos dos últimos jogos da Nossa Selecção...

cereja disse...

Boa, Alex! Bem visto. Eu do último até bocejei....

AB, um locutor que não gagueja em serviço é interessante. O caso que eu referi era apenas uma pessoa entrevistada, e eu não o quero ofender de modo algum. Se calhar até estaria pouco à vontade à frente do microfone e era por isso que estava a gaguejar, eu sei lá!....

Anónimo disse...

E eu que acho tanta graça (no bom sentido) aos gagos.
Digo no bom sentido porque não é para fazer troça, é mesmo 'enternecer-me'!
:D