quinta-feira, setembro 11, 2008

Se não fosse a cerveja o que seria da agricultura?

Quem diria, heim?!
Cultivar a terra dá uma trabalheira e nem vale a pena. Afinal a ideia de que os homens se fixaram na terra porque assim melhoravam a sua alimentação é errada, o cultivo de plantas não trouxe nenhuma vantagem visível para a sobrevivência.
Segundo um cientista alemão (tinha de ser, a terra da cerveja!) “a humanidade experimentou o cultivo dos cereais e usou os grãos como complemento alimentar. A intenção incial não era fazer pão, mas antes fabricar cerveja através da fermentação”.
E cá está!
Afinal, a gente a considerar que o pão era a base da alimentação, o alimento primordial e essas tretas todas mas a cervejinha é que é!
Ele há cada maduro! E quem lhe dê crédito.

7 comentários:

Anónimo disse...

O homem é alemão e na Alemanha a utilisação das coisas não é bem a mesma.O cultivo da batata por exemplo foi imposta por decreto pelo Frederico O Grande para fazer face às grandes fomes que grassavam e estamos a falar de finais do século XVIII.AB

cereja disse...

Pois na Idade Mádia não havia batata para ninguém aqui na Europa, que ainda não se tinha descoberto a América... Mas até custa a acreditar como é que se alimentavam as pessoas sem batatas!?
Lembro-me há muitos, muitos, muitos anos quando estive uns tempos na Alemanha, eu que não sabia uma palavra de Alemão, vim de lá uma bola porque quase só comi salsichas e batatas e aprendia a dizer batata que creio ser 'kartofel' ou uma coisa parecida. ealmente ainda hoje a usam bastante, deve ter ficado do tempo do Frederico...
e já agora a cervejinha!

Anónimo disse...

Isso era na idade média,estamos já a falar de Latest iluminismo...mas não foi o puré de maçã que te engordou?AB

cereja disse...

Ná, ná!
Foi uma maluquice de um «campo de trabalho» onde estive nos primeiros tempo da faculdade, e a comida que nos davam era o mais barato que por lá tinham, consistindo quase todas as refeições em salsichas (que eram excelentes) e batata. Ao fim do mês nem cabia na roupa e se fazia exercício(!!!) que aquilo era trabalho físico mesmo!!!!

Anónimo disse...

Esa da verdadeira razão do cultivo dos cereais nunca me tinha ocorrido. Mas em pelo menos certos dias, abençoada razão.

Anónimo disse...

A notícia só se estranha por vir no Público.
devia ser daquela secção do Portugal Di+ario que se chama «acredite se quiser». É que é um espanto.
Como dizes, 'há cada maduro'!!!!

josé palmeiro disse...

Só mesmo, daqueles lados poderia surgir uma teoria daquelas, só falta validá-la.