quinta-feira, setembro 11, 2008

Sem comentários

Não é que eu vá fechar os comentários a este meu post. Até gosto muito que digam aqui de sua justiça. Eu é que me sinto incapaz de comentar o que vou contar, percebem?
Por diversos motivos, ando interessada em ofertas de trabalho para um primeiro emprego. É coisa complicada porque em grande parte das vezes começam por pedir experiência e, como na história do ovo e da galinha, antes de se ter trabalho não há experiência de trabalho...
Há estágios, é claro, coisinha cujo currículo de alguns demandantes de emprego estão bem recheados, mas o 'estágio' não conta como experiência...
Bom, para além dos anúncios de jornais, uma página que se consulta muito é a do netemprego. À primeira vista aquilo está muito cheio, encontramos aí mais de 7.000, o que enche o olho, mas como aquilo é tudo o que se oferece em Portugal inteiro da ponta norte ao extremo sul, e para todas as profissões, não é já assim tanta coisa...
E depois temos as exigências. Algumas que fazem sentido, como a tal da experiência mas outras, que.. que...
Notem este caso, onde o que é pedido para «servente de limpeza» de edifícios é:

(cliquem para ler)

Como habilitações mínimas, o 11º ano (enfim...) mas sobretudo, para 'servente de limpeza' é necessário que se domine muito bem o Inglês e o Espanhol - lido, escrito e falado.

E esta, heim...?

15 comentários:

Anónimo disse...

Está visto que os inquilinos são estrangeiros...

Anónimo disse...

Talvez vá abrir um Corte Inglès em S.Domingos de Rana e se esteja já a pensar na promoção a director geral.Com o tempo,claro, e segundo o principio de Peter e a filiação partidária...se não como explicar a fortuna de 500 euros de ordenado mais subsidio de refeição?Assim a exemplo de mais alto representante da Nação vai começando de baixo...AB

Anónimo disse...

Já estou arrependida de ter escrito o que escrevi,já que o nosso 1º ministro se lamentou tanto contra o "bota-abaixo".Devemos todos "botar acima",disso eu não tenho dúvida nenhuma,e botar de Bota aquela com que se dá o pontapé...Mas uma vez que já se está a falar, com a transparencia e candura de quem teve uns tempos de repouso e vem pôr verdade nas hostes,oficializado,a bota tem que ser mesmo feita de encomenda.AB em Bloco Central

cereja disse...

Beeeeeeem....
Também me ocorreu que fossem emprsa estrangeira, mas ser preciso logo duas línguas e para além de ter de as falar MUITO BEM, ter de saber também ler muito bem e escrever muito bem?! Para se ser servente de limpesas, mesmo em firma estrangeira, e se as pessoas que contactam com ele não sabem português, deveria 'compreender bem' o que lhe é dito em inglês por exemplo. Mas 'escrever muito bem'???
Penso em mim própria, até tenho para ali um diploma que dá direito a dr. e tudo, e não me atrevia a responder àquilo!

Anónimo disse...

Saiu uma linha fora de sitio.Queria dizer Bloco Central oficializado.AB

Anónimo disse...

Esta coisa está a sair toda entrecortada e arrisca-se a não fazer sentido.Mas se assim for está a entrar "no clima" como dizem os nossos irrrrrmãos brasileiros...AB

cereja disse...

AB - o Corte Inglês era uma ideia que até me passou pela cabeça, o S. Domingos de Rana é que me confundiu...
Que raio de empresa estão a fazer lá?...
(de resto esses 500 € é o que ganha a minha mulher a dias com as limpezas que faz num consultório médico, coisa que despacha todas as manhãs antes de vir para a minha casa; também lá lhe pediram o diploma da 4ª classe- são mais moderados - coisa que ela não têm e considera que não lhe faz falta)

Anónimo disse...

E o fim, realmente, mas um fim culto.

Anónimo disse...

Para um post que se chama «sem comentários» a esta hoar já leva 7, não tá mal....

Pois AB, não sei se vamos botar abaixo ou botar acima, o certo é que não há lá muito que botar acima. Eles não se ralam lá muito com o bloco central, porque mesmo mudando o maestro a música é a mesma... tanto faz.

Esta história é realmente exemplar. Como disse a Emiéle, uma empregada hoje em dia a 7 € à hora, se trabalhar 4 horas durante 20 dias, faz nas calmas 560 €. Tenho visto isto. e costumam pedir subsídio de férias e de Natal. Sem 11º ano (talvez as que vêm de leste...) nem conhecimento de línguas.
Há ali qualquer coisa de estranho.

josé palmeiro disse...

Não falo em "Bota" abaixo, porque estou no Algarve, onde o Bota lidera.
Relativamente a este governo, cada vez me seduz mais a ideia de que não merecem lá estar, o que me conduz a fazer toda uma campanha, contra eles, ainda mais , depois de ouvir o Pedroso, não ficar indignado com um possível Bloco Central, ou Centrão.
Eu, até já duvido que seja o português, a nossa língua, tanta a facilidade com que se passa nesses exames. De qualquer forma, o que apresentas é a forma mais correcta para se atingir a meta dos empregos prometidos!!!

josé palmeiro disse...

Para complementar, cito Guerra Junqueiro:
- ' Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'

Guerra Junqueiro escrito em 1886

Anónimo disse...

Os comentadores que por aqui já passaram não referiram uma coisa que a mim também me preocupa muitissimo e de que o post fala e é o tal acesso ao primeiro emprego.
Nesta caso temos de facto duas medidas - os familiares da gente importante, e aí não há crise, e a malta restante. Uns desenrascados, até conseguem coias para fazer mesmo que seja fora daquilo que aprenderam; outros imigram (e fazem bem!) e outros andam nessa aflição de anúncio em anúncio, sem saber o que fazer à vida.

Dei uma olhadela nesse net-emprego e como dizes a aparencia é uma coisa mas se formos ver com atenção é uma bem diferente.

Anónimo disse...

Esse anúncio (?) seria cómico se afinal não fosse triste.
Porque pelo que li, eles pedem um servente de limpezas não é um coordenador da área das limpezas, ou um responsável da coisa. É um SERVENTE.Teoricamente estará na base da pirâmide.
Com esse nível de exigência,o responsável deverá ter o 12º e mais um curso médio, e o coordenador da área uma licenciatura peo menos. De resto o conhecimento linguístico (lido e escrito) MUITO BOM, também é interesante. Eu em tempos frequentei um curso de espanhol - deu-me para ali - e declaro aqui que não o escrevo muito bem! E paguei-o do meu bolso!!!!

saltapocinhas disse...

deve ser do choque dos protões, anda tudo louco!!

cereja disse...

Parece, Saltapocinhas.
Por um lado ainda hoje dizem nos jornais que os trabalhadores portugueses são muito pouco qualificados, mas depois exigem o 11º ano a um servente de limpezas?....
Deve mesmo ser o choque dos protões!