sexta-feira, setembro 19, 2008

As mensagens

Quanto à normal comunicação entre as pessoas – oral ou escrita – desde o boom dos telemóveis que passou a ser usada uma fórmula que, sendo escrita, é também muito 'oral': as mensagens.
Porque uma carta era uma carta. Quase sempre escrita com alguma cautela, levava tempo a redigir-se, e sobretudo levava tempo a chegar ao destinatário.
Mas as mensagens de telemóvel escrevem-se num ápice, e mandam-se ainda mais depresssa. Em poucos segundos estão escritas e enviadas, é quase ‘falar’.
Claro que isso pode dar asneira. Todos conhecemos histórias tristes de mensagens que por um engano do ‘enviador’ chegam a um destino errado, e daí fazem desmoronar relações que pareciam bem estáveis. Casamentos que vão ao ar por disparates desses. Histórias tristes, de desilusões, existem aos pontapés. :(
Mas depois pode haver também histórias agradáveis.
Conheço um jovem que anda sem namorada. Não por falta de vontade, mas as coisas não ‘acontecem’. E isto dura já há algum tempo criando um estado de enervamento e tensão, desagradáveis.
No outro dia, estava ainda a dormir - era cedo – e chega uma mensagem ao telemóvel. Lá abre um olho, desconfiado e dá uma olhadela meio ensonado.
«Bah! É engano!» era engano? Era, claro que sim. A mensagem dizia «Olá Bom Dia. Estou louca de vontade de estar contigo. Podes satisfazer a minha vontade
Com mais calma, via-se que aquilo era uma publicidade habilidosa.

Mas para quem anda um tanto carente, pode fazer desatinar, não é?


11 comentários:

Anónimo disse...

Mas esse tipo de spam (pelo que se vê deve mesmo ser) podia até ter o efeito oposto. Se a pessoa anda em ressaca, ficar mesmo furiosa!!!!

Anónimo disse...

Pois, as mensagens...
Nem tu calculas os casos que conheço de mensagens «desviadas» ou bisbilhotadas por parceiros/as ciumentos/as que dão crises do caraças!!!

Boa sorte para o teu filho (estou e imaginar que seja...)

Anónimo disse...

Que paciência é preciso para essas parvas !

Quando é pelo telefone normal, a gente sacode, ou nem atende. Depois passaram para o telemóvel. E agora já mandam mansagens...!!!
Claro que devia ser um spam, mas olha que!!!

Anónimo disse...

Olha que eu não achava mal!
Acorcar com uma mensagem dessas... Iupi!

Anónimo disse...

Deixa-me adivinhar: aquilo devia pedir resposta?! E, quando se respondia, mesmo a brincar, ia ser com valor acrescentado....

josé palmeiro disse...

Bem visto!
Mas o que mais me agradou foi o King, certamente por acaso escreveu no seu comentário:"/as ciumentos/". Formula simples e eficaz de abranger os dois sexos.

Alex disse...

O RAIO QUE OS PARTA!

pronto!

Anónimo disse...

Não, Zé palmeiro, foi mesmo de propósito exactamente para abranger toda a gente.
É que em se tratando de ciúmes tanto dá neles como nelas!....
E isso de ir espreitar as mensagens do parceiro, afinal é como abrir uma carta fechada, mas... quem anda com desconfianças serve-se de tudo. Eu cá aconselho a apagar de imediato as mensagens «perigosas» :D

Anónimo disse...

Tchi, Alex, mas que zangada!!!!

(pelo modo com escreveste, tal como o King imagino que fosse o teu filho, e não deve ter achado lá grande graça!)

Alex disse...

Oh Mary não foi com meu filho, esse ainda só tem 6 anos.(O King refere-se, creio, ao filho da EMIELE)

Zango-me sim.

Zango-me porque é prepotência.
Marketing prepotente e invasivo; mau marketing.

Zango-me porque um telemóvel é um objecto pessoal e as pessoas têm de ser respeitadas nas suas opções de contacto.

Zango-me porque, tal como foi referido acima, estas coisas arranjam chatices, incomodam e, para quem cair na esparrela de responder, são onerosas.

Zango-me porque estou cheia de ser atacada por estes parasitas e, das poucas vezes em que tenho oportunidade de dizer "NÃO QUERO, NÃO FAÇAM" estão-se nas tintas e continuam.

E estou zangada porque fiquei com pena do tal jovem, que estava a dormir sossegado, foi assediado com uma frase idiota e provocatória, ao melhor estilo "allumeur", sem sequer vir de uma entidade "real" (vulgo pessoa) a quem pudesse responder em conformidade.
E isto irrita-me, de facto.

Anónimo disse...

Isto da escrita dos comentários também tem que se lhe diga!
A verdade é que o que escrevi entre parentesis estava na altura a falar com a Emiéle, por isso me lembrei de por assim entre parentesis, mas como estava no seguimento de ter 'falado' contigo, Alex, até parecia...

E, pronto, claro que concordo na essência com o que escreveste. Andamos a ser «assediados» por net, telefone e agora telemóvel de todas as formas e feitios. Depois fala-se qaue se está endividado, e que há crédito mal parado, etc, etc. Conheço casos de casais idosos que se comprometeram a comprar coisas caríssimas (colchões de milhares de euros) e só entenderam a ratoeira quando já era difícil sair dela.
Neste caso nãolevei tão a sério, até pela forma como a Emiéle contou, um pouco a brincar. Parecia que a dita "allumeuse" sempre tinha feito sorrir o moço, mesmo que depois caísse em si.

Contudo, se (como é provável) aquilo pretendia resposta de 'valor acrescentado' a reverter para quem fez a chamada, é grave e é vigarice.

Espero bem que ele se tenha ficado pela risota e a pensar que não era mau se fosse a sério.