terça-feira, setembro 09, 2008

As imagens e as palavras

É antiga, e para muitos verdadeira, a frase de que «uma imagem vale mais que mil palavras». Eu sou um tanto do contra, e essa ideia nunca me convenceu completamente.
Muitas vezes quando me dizem «mas eu VI, vi, com os meus olhos!!!» torço o nariz. Sei muito bem que os olhos podem enganar tanto como qualquer outro sentido, e a distância entre a realidade e um engano é muitas vezes muito, muito ténue. Todos conhecemos casos de pessoas que prestam testemunhos com a maior boa fé, mas… afinal enganaram-se!

E, quanto mais sofisticadas são as técnicas, maior a possibilidade de aldrabice.
Uma notícia engraçada diz-nos que o ‘Telegraph’ escolheu (premiou?...) as 20 fotografias falsas mais impressionantes. A gente sorri, mas a verdade é que muitas delas foram mesmo tomadas por verdadeiras.
O tubarão a saltar para o helicóptero passou muitas vezes nos nossos FW; e o gato gigante ? ou ainda o esqueleto gigante mas de um ser ‘humano’? E a foto instantânea do tsunami pavoroso mas... tirada noutro local?
Para além das mais antigas de manipulação política, os adversários de Mao ‘apagados', e não só na China isso se passou, aqui vemos o mesmo truque noutros locais com a mesma intenção (o que não se vê não existe nem nunca existiu)

Pois é.
É até mesmo por serem imagens que a manipulação se dá com tanta facilidade.
E com a net, a barreira entre a piada, a mentira intencional e a verdade ainda mais ténue fica.
Lembro-me de ter deixado uma vez por aqui umas fotos de uma prisão - creio que no Japão - perfeitamente luxuosa, mas avisaram-me logo que aquilo era uma boa montagem! E os gatos 'criados em frascos', que indignou muita gente, era outra que tal.
Eu, neste momento, situo-me no pólo oposto e quase não acredito em nada do que recebo por essa via.

Apesar de ter pena que esta não fosse verdade:


8 comentários:

Anónimo disse...

olhe que foi o partido deste homem que nomeou uma mulher para o cargo de vice-presidente. a ser eleita sera a primeira.
e tambem foi ele que teve como seu braco direito a Condoleza Rice!

cereja disse...

E depois?
É claro que «este homem» foi eleito DUAS VEZES presidente do seu importantíssimo país.
E isso não tira nada nem lhe modifica a personalidade, que aqui é caricaturizada mas é inegável que é uma caricatura da realidade.

Anónimo disse...

Não entendo também lá muito bem o comentário do anónimo das 8 horas, a não ser que ele (ou ela) quisesse ligar esta piadinha com o teu post das 'japonesas' e igualdade de géneros...

Ai Emiéle, os barretes que tenho enfiado com FW que parecem, mesmo, mesmo, mesmo, verdadeiros!!!! O fotoshop faz milagres autênticos.
como deixaste o link para lá é bem giro ver as pessoas «apagadas» da imagem, com o senhora que sefura o cavalo do Mussolini - afinal já há setenta anos se faziam dessas....

Anónimo disse...

Ups! Desta vez deixei ainda mais gralhas do que o meu costume!!! mas consegue ler-se e é o que interessa.

josé palmeiro disse...

Mas é uma obrigação nossa, sabermos que as fotos, podem ser manipuladas.
No fundo, estou como tu, como gostava que a que elegeste para ilustrar o escrito, fosse verdadeira. O que não era de estranhar, diga-se de passagem.

Anónimo disse...

Claro que é uma treta, essa «das mil palavras». O que não quer dizer que as palavras também não mintam!
Acontece é que as imagens «convencem» mais.

Tem mesmo muita graça verificar-se isto ao vivo!
(Aquela do Bush a ver por um binóculo tapado também teria sido montagem? Agora penso que sim, mas tinha tanta graça!!!)

Anónimo disse...

Fui procurar e aquela a que me refiro é
ESTA.
Se é a sério tem muita graça.
Aliás se não é a sério...também!

Anónimo disse...

Há por aí gente a levar-se muito a sério,tão a sério, que até mandam "lembretes"inuteis...Enfim!Lembrem-se que até uma parte do espectáculo dos Jogos de facto não existiu ou seja foi virtualmente feito para os telespectadores e aí conseguem-se coisas realmente espantosas.Agora a barreira entre verdade e ficção,entre manipulação da imagem e a própria imagem é uma conversa com pano para mangas...a partir de certa altura pode quasi dizer-se que viver no "real" é quási uma questão de fé.AB