sábado, agosto 09, 2008

Praia




Já disse que também gosto de praia, e prometi que haveria de falar dela.
Cá vai:
«Tudo o que gostamos mais ou faz mal ou engorda» costuma-se dizer.
Bem, nem sempre!
Por exemplo, sempre gostei de comer muitas vezes por dia e poucochinho de cada vez. Achava que devia ter um estômago pequenino que se enchia depressa, e é claro, também se esvaziava mais ou menos depressa. Nunca fui daquelas pessoas que se aguenta horas sem comer, e depois se regala com uma bela refeição. Durante bastante tempo pensei que era um defeito meu, até ter começado a ouvir que assim é que devia ser, e uma pessoa bem alimentada devia comer várias refeições por dia mas não precisava de nenhuma gigantesca… Afinal, «eu gostava» e não fazia mal… nem engordava!
E quanto à praia, gosto bastante de praia mas de manhã ou ao final do dia. Também não sou mulher para aguentar um dia inteiro de praia, mesmo que fique debaixo de um toldo, não gosto nada das horas de maior calor. Aí até ao meio dia, e depois ao final da tarde é que é «a minha praia». Também muitas vezes me sentia ‘diferente’ da maioria dos meus amigos, e escondia um pouco estes meus gostos, até que ultimamente também nos têm ensinado que realmente «as minhas horas» são as melhores e onde o sol não faz mal. Adivinhava, sem o saber!
Esta semana, a minha primeira de férias, tenho ido à praia sim. Mas, como de manhã está neblina e o sol fica oculto pelas rochas (isso na 'Minha Praia', aquela de que eu mais gosto) as horas preferidas têm sido mais para o final do dia. Vou para lá entre as 4 e meia e as 5 e depois deixo-me ficar enquanto está bom, o que ainda dá umas duas ou três horas muito boas.
É excelente! Àquela hora tenho lugar para o carro (nos espaços dos outros que entretanto se foram embora) há muito menos toalhas na areia e a praia muito mais sossegada.
É.
Afinal, há pelo menos duas coisas de que gosto e resultam bem.
Ah! Muitas vezes a bandeira está vermelha, mas caros amigos, lá por isso ela também não amadureceu das duas para as cinco.
Isso é mania desta(s) praia(s), mas enfim, não se pode ter tudo!…

12 comentários:

Anónimo disse...

Olá, menina tão certinha, tão certinha, que já era certinha antes de saber que o era...AB

Anónimo disse...

O estar em frente da televisão a comer chocolates tb. faz parte dessa regra de muitas vezes ao dia e poucos de cada vez?(só falo dos desideratos expressos por ti públicamente).Oh minha linda, eu acho que um exagero de vez em quando não faz mal a ninguém,até porque há uma idade em que já ninguém comete excessos porque simplesmente não pode ou não aguenta,e quer se queira quer não, os anos passam cá com uma velocidade...AB

josé palmeiro disse...

Afinal, estamos todos a falar a mesma linguagem, não é?
É na praia, no campo, à hora do calor, dorme-se a sesta e depois é que é a festa, já fresquinhos e refeitos, ou feitos, para novas aventuras.
Pois bem, eu o que não gosto, na prais, é da areia, não sei intenica-me com os nervos. Sou muito cioso da minha toalhinha, sem ela. Depois, como por sugestão médica, não posso nem devo apanhar muito Sol, cunjugando as duas coisas, só lá apareço, de vez em quando.
Ontem fui, à noite, mas para ver um concerto com o José Medeiros e a Mayra Andrade, na Srª da Rocha, entre Armação de Pêra e Carvoeiro. Que maravilha! Gostei imenso! e as gentes que encheram o recinto, também.
Isto tudo, depois de uma noite de IMENSOS EXAGEROS!!!

Anónimo disse...

Olá!!!
Hoje é sábado (para quem já não está de férias faz diferença..) e chego mais tarde.
Quanto às horas de praia, olha «é assim»: quando se está de férias e com tempo pata tudo, também adopto o teu modelo (mais coisa menos coisa...) quando só tenho dois dias, fico mesmo de manhã à noite!... Claro que no máximo do calor não me estendo ao sol, não sou parva e nem sequer gosto. Aí vou a uma esplanada tomar uma limonada ou qualquer coisa dessas.

Anónimo disse...

Ah, já me esquecia de que também tinha pensado em falar da inveja que me fazes nessa «opção alimentar»!
Não sou capaz!
Eu estou farta de ouvir que assim é que deve ser mas quando não tenho fome não consigo engolir nada, e se tenho não resisto a comer até ficar sem ela...

Anónimo disse...

A AB anda aqui a baralhar os posts!!!! Ela falou no chocolate quando iniciou as férias sozinhita! Era sentir-se uma paxá (não há paxás mulheres, tá visto...)
:)))
Eu então gosto da praia de manhazinha. está-me a aprecer que a TUA se não dá para ir de manhã, não presta!
E pronto!!!!

Anónimo disse...

Espera!....

A foto é de lá?
Retiro já a correr o que disse.
Es-pe-cta-cu-lar!!!!
Que linda praia.
Onde é? Onde é?

cereja disse...

ABzinha, essa do comer chocolates a ver uma chachada na TV, fazia parte das mordomias de estar sozinha em casa, coisa que só se passa uma semana por ano...
Mas reconheço que se fizesse parte do «comer pouco e muitas vezes» lá se ia ao ar a pouca linha que ainda posso ter...
:))

Mas as outras semanas todas do ano, é (mais ou menos como aqui disse: fico 'cheia' depressa mas duas horas depois já me apetece trincar qialquer coisa.

Mas o post era sobre a praia, caramba! Afinal ninguém ligou à praia.... Quer dizer o Palmeiro disse de sua justiça, sim senhor! Mas aí eu sou muito diferente dele, que praia tem mesmo de ter areia!... Se fico com ela agarrada logo sai no duche. Feitios...

saltapocinhas disse...

mais gostos em comum: sempre comi milhentas vezes por dia, o que escandalizava muita gente, uma vez até um médico!! (psiquatra, só podia ser!!)

também gosto da praia "fora de horas".
dispenso a manhãzinha :)
mas adoro o final da tarde!!

cereja disse...

Ola alma gemea!!

Mar disse...

Também sou pouco dada a praia cheia e esturricada... gosto dos horários de fim de dia...para praia, campo, cidade. A minha preferida é a hora dos encantos, o por-de-sol (sei que para ti é o amanhecer.) :-)

Comer, considero que como pouco, nem sempre bastantes vezes ao dia mas mesmo quando faço uma refeição após várias horas de jejum também o meu estômago se enche com pouco. :-) (mesmo assim engordo!)

cereja disse...

Marzinha, o outro sistema de praia é o mais comum (e daí a sorte que tenho, em preferir chegar tarde porque já muitos se foram embora!) mas o nosso é magnífico!
De resto prefiro as madrugadas, mas para a praia já voto mais nos entardeceres. São uma beleza... Nem apetece vir embora.

Quanto ao comer, se gosto do sistema de pouco muitas vezes não quer dizer que não tenha engordado... Durante anos e anos mantive o mesmo peso. E quando digo anos e anos é mesmo verdade, décadas!!! Mas agora esta coisa alargou e também daqui não sai. Olha, quero lá saber...!!!