quarta-feira, agosto 13, 2008

Os tais « micro-climas»



Costumam ser chatos.
De um modo geral, quando a justificação que nos dão é do «micro-clima» isso quer dizer que todo o mundo está com bom tempo, e no local onde estamos o estupor do micro-clima faz com que não se possa sair de casa: faz calor quando não se precisa, por exemplo durante a noite, mas para compensar chove quando se quer andar a passear…
Assim uma espécie de versão do princípio de Murphy, onde na perspectiva do copo meio cheio, só se vê mesmo uma pinguinha lá no fundo por mais optimista que se queira ser.

Isto é «o costume».
Mas claro que há excepções! E quando aparecem as excepções, então fazemos as pazes com o raio do micro-clima, e pensamos que assim é que é!
Desde Domingo que temos ido à praia, (neste plural está implícito que já cá tenho o resto da família, é claro…) às tais horas de que eu gosto. Realmente de manhãzinha o tempo faz umas caretas e até chuvisca, mas depois do lanche arriscamos a descer até à praia e tem estado esplendoroso!
Segunda-feira ao chegar, pela hora do jantar, tinha o telefone a piscar com o sinal de uma chamada não atendida. Era o número de uma amiga a quem eu tinha telefonado depois do almoço e tinha mandado dizer pelo filho que ‘não podia mas já me ligava’. Falei-lhe.
«Olá! Então onde foste?!»
«Ora essa?! À praia! Já sabes que ao fim da tarde vamos sempre à praia»
«Com ESTE TEMPO ????!»
«Qual tempo? Tá óptimo. Nem fazia vento nem nada…»
«Não acredito! Aqui está escuríssimo, tem chovido todo o dia, parece Inverno»
Grande sorriso deste lado do telefone.
«É que estamos muito longe.»
(Tenho de explicar que, pelo contrário, estamos pertíssimo. Se subir aqui ao alto de um monte com um binóculo consigo avistar a zona onde ela vive!…)

Pois é. Isto dos micro-climas às vezes têm as suas vantagens.
Quando o vento sopra a nosso favor, é claro...

10 comentários:

Anónimo disse...

:)))

Por acaso costumo ir de férias (este ano já as fiz, sniff...) para um local que também é famoso pelo raio do 'micro-clima'.
Mas para seer franca a minha experiência é a primeira. É sempre um raio de um mau tempo!...
Mas que bom que agora estejas a experimentar o outro lado da medalha. É raro!!!

cereja disse...

Pois é, Joaninha. Aqui também. POr isso me deu para escrever isto hoje. Aqui o costume é estar um calor do caraças na minha aldeia e começo a descer para a praia e a neblina ´´e tanta que nem se pode lá estar...
:))))

Anónimo disse...

Que engraçado.
Hoje encontramo-nos aqui todos ao mesmo tempo!
Olá Emiéle! Que belas férias, heim?!....

Anónimo disse...

E os nossos comentários entraram quase, quase, ao mesmo tempo!
Eheheheh!!!
Um minuto de intervalo?...
Ei, malta, bóra aí tomar um cafézinho juntas?...
Ou esperamos pela AB?
:)

josé palmeiro disse...

Estive cá, de manhã cedo e nada.
Chego agora e já por cá passaram a Joaninha, que não está de férias e a Mary. Os Bons Dias, também para elas.
É-me excusado falar de micro-climas, pois não me faltam em S. Miguel, a toda a hora, mas aquilo é no meio do Atlântico, não é? Acontece muito no nosso país esta faixazinha aqui postada, frente ao mar e com o resto da península por detrás. Mais calmo é este Sul algarvio, que tirando o Levante, esse vento maldito, que tudo seca, o tempo poderá considerar-se, BOM, em grande percentagem. Hoje, tanto quanto posso observar à distância, do meu oitavo andar, o dia parece que vai estar belíssimo. E eu, que devo evitar o Sol!!!

josé palmeiro disse...

Sigo o conselho da Joaninha, vou mesmo tomar um cafézinho, são servidas?

Anónimo disse...

Chego atrasada para o café,não é?E um bolinho ,não?Tenho tido uma manhã de risadas.O meu amigo Zé Paulo (sim o desenhador de BD do Zé Ferrugem)deixou-me aqui ontem um livrinho ilustrado e escrito por ele com personagens de Campolide que ele diz que é um Campolide que eu não conheci.È verdade.Por ser anterior a mim e por ser aquilo que a minha familia e o bairro em geral considerava de "Campolide baixo" e onde estavamos proibidos de descer dado o género de gente muito diferente da Marquês da Fronteira ou da Artilharia 1 ,consideradas "ruas decentes".O livrinho é espantoso de humor e é um retrato esplenddido, não só de um bairro, mas de uma Lisbos da época salazarista ,com muitos bairros iguais aquilo que ele descreve e personagens idem.È muito a onda do "O que diz Molero" mas ilustrada.Uma delicia.AB

Anónimo disse...

Olá, boa tarde a tod@s.
Há realmente algo de raro neste post, como já o disseram os micro climas costumam ser ao contrário.Parebens pois.

Alex. disse...

Tenho um micro-micro-clima pessoal:
lá fora está um sol lindo e apetitoso, um ventinho q.b., uma temperatura feita à medida de férias
E eu estou aqui sentada com uma sanduiche e um sumo a fazer de almoço em 10 min. e tenho UMA ENORME NUVEM CINZENTA mesmo por cima da minha cabeça.
Ora bolas!

cereja disse...

:)))
Tadinha, Alex...
Mas o que tenho ouvido é que no início desta semana, pelo menos, o resto do país esteve o oposto ao sítio onde estou!
Sorte!

Palmeiro, quanro aos Açores, estamos conversados. Não é micro, é um clima do caraças!!! e até se dão ao luxo de inventarem anti-ciclones e tudo!.... Claro o que não poderes apahar sol é uma chatice, e já se compreende que nem gostes de areia.

AB - fico aqui a salivar com o livro que te ofereceram. Primeiras, para o emprestares, tá bem?! agora só tenho lido coisas levezinhas que é o que me apetece!
Olá, FJ. Estás bem habituado a 'micro-climas' pelo que sei, mas costumam ser dos maus. Aliás eu também, daqui o meu alegre espanto de encontar este às avessas....