quinta-feira, agosto 14, 2008

Conversas de xaxa



No Domingo deixei aqui no Pópulo um anúncio que achei engraçado, de umas pastilhas que seriam muito fresquinhas e portanto apareciam numa embalagem que se assemelhava a couvettes de gelo. Não sei bem se seriam umas que não têm açúcar e já ouvi num programa de TV um dentista em entrevista afirmar que quando não se pode lavar os dentes após uma refeição, usar uma daquelas pastilhas elásticas tem quase o mesmo efeito, porque aumenta a produção de saliva (na altura achei estranho, e ainda hoje…)
Bem, mas por associação de ideias lembrei-me de uma cena a que assisti a semana passada:
Estava na bicha de pagamento de um mini-mini-mini-mercado aqui da minha zona e à minha frente estava uma senhora com um filhote, aí dos seus 4 a 5 anos. Estava atrapalhado com 3 ou 4 guloseimas que lhe escorregavam da mão e queria metê-las nos bolsos, mas a mãe explicava-lhe que não podia ser porque tinham de mostrar ao chegar à caixa, e até aproveitava para lhe ensinar que não devia levar tantas.
Até aqui, tudo normal.
Mas eis senão quando, outra senhora que também esperava na bicha, mete-se na conversa. Vai buscar um saquinho de plástico da zona dos legumes e dá à criança aconselhando «Vá, mete aqui! Assim não te caem». Se ficasse por aí, tinha sido uma intervenção bem intencionada. Mas tomou balanço e acrescenta «E esse saco é grande! Podes encher com muitos mais!….» ainda assim essa ideia não tivesse ocorrido à criancinha. A mãe aqui interveio, um tanto aflita, murmurando algo sobre açúcar e dentes estragados, ao que a outra com grandes risadas e piscadelas de olho para o miúdo, contrapunha «Ora! Isso é conversa! O meu Fábio passa o dia todo a comer chupa-chupas e tem ali uns dentes que são uma beleza. Eu cá não acredito nessa coisa»
O que fazer num caso destes?!
Aquela criatura de uma cajadada matou vários coelhos: estimulou uma criança a praticar um erro, desautorizou a decisão de uma mãe, difundiu para quem a quis ouvir uma teoria errada e enfim… meteu-se onde não era chamada.

Só para terminar, quando à saída demos uma olhadela ao «seu» Fábio que tinha esperado por ela, deu para concluir que os dentes podiam ainda estar bons (por fora) mas o Fábio era uma verdadeira bola com uma cabecinha em cima.
Pois é.

8 comentários:

Anónimo disse...

Hoje sou eu que «abro as hostilidades» salvo seja...
Mas cheguei antes dos 'outros'!
Olhem, já tenho assistido a cenas desse tipo e tenho de me conter imenso para não me meter na conversa. Quando há crianças há sempre quem venha a dar bitates, e esse que contas é espantoso!... Só à estalada!

Anónimo disse...

Cá por mim devia ser familiar do dono da loja. era para vender mais...

Anónimo disse...

Olhem, cheguei ao mesmo tempo do RS mas fiquei aqui a remoer.
Claro que também já tenho assistido a conversas dessas. Não são de xaxa porque tem efeito. Como disseste vários efeitos - por um lado vai contrariar o que disse a mãe (neste caso bem!) e vai dar um péssimo conselho.

Quanto a essa coisa de que algumas das tais «pastilhas elásticas» fazem bem aos dentes, o argumento é esse, a saliva, limpa.
OK.
Mas há para aí coisas que nos deixam a salivar e não são tão discutíveis.
Eu cá de vez em quanto vejo algumas.

josé palmeiro disse...

Mas a mania que os outros têm em se imiscuir na vida de cada um?
Estou com a Mary, quando diz que deveria ser familiar dos donos do mini-mini e com a Joaninha, quando afirma que esta, não é assim, uma conversa de xaxa.
Refiro agora, a presença da AB, ontem e do livro que lhe ofereceram. Deve ser de bastante interesse e é sempre um privilégio recebê-lo, de oferta, do autor.

Anónimo disse...

Tenho de esclarecer que o livro é aum fac-simile.Não é sequer para ser publicado.Folha por folha,um personagem ou situação.Ilustração à cabeça e texto em baixo.Um texto à Zé Paulo a falar.Dedicado aos familares mais queridos uns já desaparecidos e aos amigos.Além de tudo quanto disse ontem é profundamente comovente.Qt. ao incidente de que fala a Emiele que dizer?AB

Anónimo disse...

Bem mais uma vez o computador embirra em não assumir algumas coisas e está renitente a ordens mas o que eu ia acrescentar é que essa "caracteristica de senhora vizinha"á dar bitates é quasi tão emblematicamente nacional como a tendencia patra a bufaria.Aliás devem ser primas.AB

saltapocinhas disse...

e tu, nessa altura diziaas à criança: se comeres muitos doces podes ficar assim também!!
(claro que sem o fábio ouvir, coitado!!)

cereja disse...

Era o que apetecia, Saltapocinhas.... Mas nem sei se apesar de tudo a mensagem passava porque o puto era ainda bem pequenito, e se calhar achava que o outro assim tão gordo não era mal nenhum.
Um amigo (que não comentou aqui mas falámos da história) dizia-me ontem, que ela era capaz de ser amiga era da dentista aqui da terra. Ia dizendo que aquilo até reforçava os dentes, e se os miúdos depois ficassem com cáries havia sempre o recurso à consulta da profissonal...
(Mary, Joaninha, RS, Zé Palmeiro, AB, e demais amigos, já viram que eu agora aproveito e só vos respondo no dia seguinte quando venho deixar a outra historieta... É a crise, e a economia da net!...