terça-feira, agosto 19, 2008

Os Jogos e Vanessa

Quando foi a cerimónia da Inauguração dos Jogos, depois de me sentir encantada com o esplendor do espectáculo de abertura, aquele gigantesco desfile que se seguiu deixou-me um tanto desanimada. Por um lado eram muitíssimos os países concorrentes (e para ali estarem decerto que aqueles atletas tinham atingido pelo menos os mínimos necessários à participação) alguns com nomes tão estranhos que a minha geografia os ignorava completamente, e por outro havia também delegações enormes, com centenas de participantes. Aquele desfile que demorou tanto tempo a passar, deixou-me com dúvidas de quais as possibilidades que teria aqui a nossa terra.
E confesso que não tenho seguido tudo. Nem pouco mais ou menos. Passo apenas por lá de vez em quando, quando se trata de alguma daquelas provas mais famosas. Mas é certo que quando vejo a lista dos concorrentes, seja de que modalidade fôr, e ao pé do nome um rectangulozinho vermelho e verde, não consigo depois disso desligar a televisão até saber como acabou aquela parte… Se passa à eliminatória seguinte já é um triunfo.
Bem, até aqui as coisas não têm corrido lá muito bem, mas a verdade é que era mais ou menos o que esperava, numa competição deste tipo. Como comecei por dizer fiquei logo orientada quanto a isso naquele primeiro desfile.
Mas ontem, vi a nossa campeã de triatlo, chegar destacadamente em segundo lugar. É verdade que as outras medalhas foram para a Austrália, e a primeira concorrente ganhou a medalha de ouro com distinção. Mas, apesar de tudo, ver uma nossa atleta, competir daquela maneira com um país com as capacidades da Austrália, aquece o coração.
Numa prova tão violenta, tão desgastante, uma jovem portuguesa foi a segunda melhor do mundo!…
Viva a Vanessa!!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Sempre foi uma lufada de ar fresco.
A verdade é que pelo que se tem lido nor jornais e ouvido na TV e rádio, muitos dos nossos atletas (?) parecem meninos mimados, que vão para ali 'na maior' completamente desinteressados, quase como quem vai passear.

Valha-nos esta miuda com estofo de profissional!

Anónimo disse...

Sabes Emiéle que eu senti o mesmo, quando foi a «apresentação« dos atletas. Ao ver aqule mar de gente, calculei que as nossas hipóteses fossem bem pequeninas...

E têm sido.
Como disse o King, com algumas birras, de meninos mimados. Mas foi bom, ver esta vitória.

Anónimo disse...

Venho já aqui atrás (isto parece o Cocó, Reineta e Facada, vocês lembram-se dos 3 da vida airada?) um pouco na mesma linha.
Ouvi uma atleta dizer que não tinha participado numa prova porque «não lhe apeteceu», outro dizer que não sabia que um medicamento que tomava podia acusar doping e coisas assim. Que raio de profissionais....

Claro que foi bom esta vitória que contudo já se esperava. Houve mesmo para aí uns desconsolos por se esperar uma vitória.
Não era pedir pouco!....

Anónimo disse...

Vanessa á parte, tem sido muito mau as desculpas tipo benfica ou sporting amuados ( mas não toquem nas "perninhas", já chega, desgraçado ).
O que penso é que vou intensificar a minha prepaação a partir de 2009, pelo que vi posso ter um lugar em londres.
Resta-nos o Queirós, que na devida altura destruiu uma boa equipa no sporting,cuja coragem e arrojo nos leva a defrontar a defrontar as ilhas faraoé, verdadeira potência do futebol mundial. Talvez equilibre o ego colectivo.

josé palmeiro disse...

Escrevo agora, num estado de espírito, diferente do vosso, pois já sei da eliminação da Naíde Gomes, mulher em que todos depositávamos, tal como na Vanessa, todas as nossas esperanças. Pois bem a Naíde, foi eliminada!
será tempo de, antes dos atletas, os dirigentes e demais sanguessugas que os acompanham, terem tento na língua e não elevarem os patamares de exigência a andares tão altos que, e quem andou no desporto sabe isso muito bem,às vezes não se alcançam e tal exigência, só vai inibir o que vai competir. Os Jogos são isso mesmo, são competição e numa competição sá há dois resultados, pois até já eliminaram o terceiro, que era o empate, nem esse já serve. Ou ganha ou perde, e aqui entram imensos factores, como a sorte, por exemplo. O que hoje aconteceu à Naíde, foi isso mesmo, acentuado por uma carga psicológica, do ter que ganhar, que ela não aguentou. Á Vanessa, quase aconteceu o mesmo, e eu sofri imenso com ela e com os seus, amis próximos. Lembro que a Vanessa, não ganhou as duas últimas competições, antes dos Jogos, o que a condicionou grandemente, equem olhasse com olhos de ver, para a prova de ontem, poderia facilmente constatá-lo.
Quero com isto, enaltecer, os atletas, que durante quatro anos se sacrificaram, abdicando de tudo, para poderem ter a "prenda", de poder ir aos Jogos e ombrear, com os outros, que são os melhores dos seus países e assim aprender a estar, a ver, a sofrer,e a confraternizar, esperando por um resultado que os catapulte para os lugares, maos altos do pódium.
Envolvo aqui, no mesmo abraço, os que se notabilizaram e os que soçobraram, perante essa enormidade, que são os Jogos Olímpicos e aconselho uma maior moderação, essa sim , aos senhores dirigentes e acompanhantes, quando exigem, só porque, gostavam de fazer parte da foto, ao lado dos galardoados.
O resto o diz-se disse, são coisas menores e por isso merecedoras de um outro diálogo que não este, agora.

Farpas disse...

Eu venho comentar mais tarde porque de manhã é mais caminha com as perninhas esticadinhas... e como tive de vir trabalhar não pude estar ao meu melhor nível.

Não foi assim tão mau quanto isso, desilusões só dos mais mediáticos, porque de resto, a atletas que não passam das primeiras fases mas que batem os seus recordes pessoais e até recordes nacionais, não posso exigir mais! E houve vários nestas condições, só não são é tão mediáticos como outros! Quem tem razão é o responsável pelo Judo, se nos meses anteriores se preocupassem mais em treinar para estar em melhor forma do que em andar em cocktails e apresentações...

josé palmeiro disse...

Tens razão Farpas, mas só andam nesses areopagos, porque a isso são obrigados pelos compromissos publicitários a que os dirigentes os obrigam.

Farpas disse...

Nem mais! Por isso é que acho que o presidente do CO português deve meter a mão na consciência antes de começar a disparar em todas as direcções! Claro que ouvimos desculpas que não passam pela cabeça de ninguém:

"de manha só é bom é na caminha, pelo menos comigo

"não vale a pena concorrer dada a forte concorrência africana"

"nao concorri por ter ficado bloqueado"

"a poluição nao permite melhores resultados"

"não sou muito dada a este tipo de competições"

... enfim... uma prova pode correr mal mas também é preciso assumir os erros, as culpas não são só dos outros!

Anónimo disse...

Percebo pouco de desporto,tenho um e respeito os desportistas que, num país que não apoia quasi nada ,se esforçam por fazer o que podem.Mas não é por aí que o meu orgulho pátrio se ergue ou baixa.AB

cereja disse...

Olá FJ. De facto valha-nos as ilhas «essa coisa» que o resto não está a ser grande coisa.
Enfim, ganhou-se ao Porto...

Palmeiro, é claro que tens toda a razão. Se anda aí malta com um grande melão,também as expectativas eram enormes, parece-me. Claro que a Naíde foi mesmo pena.
ab - Claro que tens razão, haverá outros motivos de orgulho mas este também serve. lembro-me do que senti quando o Carlos Lopes ganhou a maratona. Era mesmo orgulho...

Farpas - olá, gosto de te ver aqui! E de facto o senhor podia ter mais calma, mas... Entrou com as entradas de leão e agora...