sábado, agosto 02, 2008

Férias grandes



Arrumações e ‘retoques’:
Como de costume os meus primeiros dias de férias são para arrumações. Há pouco tempo, no Cabra, a Teresa contava-nos que mesmo ao passar uma noite num quarto de hotel, tem de dar um toque pessoal. Corri logo a escrever num comentário, que eu também, eu também! É uma espécie de vício, não me consigo dominar – local onde permaneça mesmo pouco tempo tem de ter um toque meu, ou não me sinto bem.
Claro que se passo férias numa casa minha a coisa é diferente! Isto também não é um exagero. Se quando chego tenho tudo mais ou menos como deixei, o trabalho é pouco. Pouco, mas… algum.
Guardar na arrecadação o cesto da lenha e os apetrechos da lareira que enchem espaço (e a casa é pequena) trazer para o quintal as cadeiras de armar, mesa, guarda sol e confirmar se o guarda-sol já está podre ou ainda aguenta mais um Verão, arrumar nas prateleiras os livros que imagino que vou ter tempo de ler, juntar ao monte mais uns cds e uns vídeos para noite mais chochas, enfim dar um jeito à casa! (Um dia destes ainda vos conto como para mim arrumar é um anti-stress dos melhores…)
Mas o importante nestes primeiros dias são mais os retoques. Chamo retoques ao mudar um candeeiro de sítio, trocar umas almofadas, trazer umas velinhas de cheiro, ‘reciclar’ algumas fotografias, trocar a posição de um tapete, afastar uma poltrona.
É a mesma casa, mas versão 2008.
Fico logo mais consolada. É mais minha. Até porque eu também estou na minha versão 2008, não é?

E por isto é que se chamam a estas as «Férias Grandes». Dá para isto tudo. Se só cá passasse uma semana, mal tinha acabado os ditos retoques… tinha de dizer adeus. Pois é. Gosto das Férias Grandes. Não são do tamanho das férias das crianças, que isso só mesmo na infância, mas assim várias semanas para lhes tomar o gosto é muito bom.

6 comentários:

josé palmeiro disse...

Bem, a esta hora já deves estar a preparar o almoço...
Tinha por cá passado, mais cedo, e visto a "árvore" que deixas-te, linda e cheia de significados. Gostei sobretudo dos balões de ar quente, e da sua noção de evasão, isto para mim, que já tive a felicidade de voar num, durante umas boas horas.
Relativamente às arrumações, nem te digo nada, só leio e fico com um enorme desejo de assim ser. Nós regressámos a uma casa que em Novembro passado, tinhamos deixado, cheia de coisas que tínhamos trazido do Alentejo, e que a pressa de voar para os Açores, não permitiu arrumar, somando o facto de ter a viver nela, dois filhos, cada um com o seu estilo de vida, acrescentou ainda mais o KAOS, que viemos encontrar. Nada que não esperássemos, diga-se de passagem, mas que não tem comparação possível, com o mudar umas almofadas, uns móveis ou uns livros. Mas concordo interiramente que, no teu caso, enquanto não consegues dar esse novo look, as coisas sejam, como dizes.

Anónimo disse...

Quando passei por aqui, de manhã, esta coisa estava marada de todo! Não apenas o Pópulo, os blogs onde costumo passear de manhã, só abriam um bocadinho e davam uma mensagem estranha...
Portanto nem consegui ler tudo (poirque como disse só se via metade do posts) e muito menos comentar.

OK. Parece que já passou.
E só quero dizer que apsar de não as fazer também adoro as «Férias Grandes»!!! Assim mesmo, tal como dizia quando era miúdo.
Graaandes!
Acontece que agora as faço às pinguinhas com a ideia (se calhar pateta) de que rendem mais...
Nem sei.

Quanto às arrumações já tens dado muitos lamirés aí noutros posts; imagino que sejas de facto bem arrumada!... Mas o que descreves aqui, não é exactamente isso, é montares um cenário mais ao teu gosto, não é?...

Anónimo disse...

Psst!Emiéééééle....
Venho com uma opinião antipática: para este texto bem podias ter encontrado uma foto menos delicodoce...
:))))

É que o post merecia!

Anónimo disse...

Joaninha (aqui para nós muito baixinho que ela não está a ouvir) também achei mas...
... dou-lhe o benefício de pensar que como está a escrever num sítio onde paga ao minuto, «apanhou» a primeira foto que se podia encaixar e zás!!!

saltapocinhas disse...

também faço logo a "decoração", nem que seja num quarto de hotel por 1 noite ou 2!!

boas férias!!

cereja disse...

Olhem Mary e Joaninha, foi tal e qual assim. o tempo para me por a escolher bonecos não era nenhum e aproveitei um dos primeiros que encontrei que dessem ideia de uma casa arranjada. Para mim também é um tanto pirosa, mas dá a ideia...

Zé, de facto, não só sou arrumada, como até GOSTO de fazer arrumações (excepto quando ando muito cansada, é claro!) O ver as coisas arrumadas dá-me tranquilidade. Dentro de uns dias vou mesmo escrever um post sobre esta minha mania.
Mas calculo como esteja a vossa casa com dois filhos a viverem lá, se les não forem lá muito arrumados!....

Saltapocinhas, da próxima faço o link para o Fábulas! Eu é que não sabia!!!!! Imagina então o que foi o meu trabalho uma vez em que tive de viver (eu e o resto da familia, com um puto de 8 anos!...) num hotel durante 9 meses! Quando fimalmente arranjámos casa, as nossas instalações estavam irreconhecíveis... ;)))