Pouca-terra-muita-terra...
Comboios? Pois sim…
Há dias falámos por aqui, no Pópulo, nas vantagens dos transportes colectivos e, creio que a propósito de estradas e portagens, lembrámos as vantagem do transporte por via-férrea. Cómodo, seguro, prático.
Contudo…
Contudo o investimento nesse tipo de transporte parece ser bastante teórico, ou pelo menos para se chegar a um resultado prático falta ainda muito!
Exemplo: Do Porto a Braga são 53 quilómetros, diz o mapa. Não é um grande feito, percorrer esse caminho numa boa estrada em pouco mais de meia hora...
De comboio, porém, na melhor das hipóteses, ir do Porto a Braga levará cerca de ¾ de hora daqui a quinze anos!!!
Já imaginaram?
Em 2013, no segundo decénio do século XXI, para se percorrer 50 quilómetros de comboio, vamos levar 40 minutos.
Ena pai!
Que velocidade estonteante!....

10 comentários:
Por acaso não tinha essa ideia.fiz várias vezes Lisboa-Valença o que significava parar no Porto, esperar uma hora pelo comboio de ligação, que levava depois quasi tanto tempo como o trajecto anterior, mas de há uns dois ou três anos a linha estendeu-se até Braga e a melhoria foi tão considerável que se calhar perdi a noção do tempo POrto-Braga mas parecia-me francamente mais cirto.Agora o que francamente me "trama" é se acabam com a chamada linha do Tua.Está na calha, e é um crime se acontecer, independentemente do tempo que leva, de o comboio ser o que é...mas turisticamente é absolutamente único.AB
A linha do Tua devia ser considerado qualquer coisa como «monumento nacional» ou coisa assim...
É revoltante se a acabam! Não tem a ver com a 'rentabilidade' como transporte, é uma peça histórica!!! Bolas, também conservam ou 'restauram' (enfim... não muito) o comboiozinho Sintra-Praia das Maçãs.
Mas quando escrevi isto, estava a lembrar-me do «Espaço 2001» e histórias do género, em que se imaginava que depois de 2000 a gente se transportava por telecinésia ou coisa assim...
Eheheheh!!!
Tb.me pareceu...Desde que tens de andar ligeiramente mais devagar outras coisas se aceleram...até fazes mayonaise "à mão"-fica bem ligada de certeza.(se o batimento air certo).AB
Mas então o TGV?
É para ir bem depressa!!!
Não, quando contei aquilo já nem falava do velho sistema da colher de pau e o fio de azeite, eu faço agora com a varinha mágica que é óptimo. Mas ela é caseira, é claro: o ovo é fresco, o azeite é virgem, etc. e fica muito bem.
Na verdade, é como dizes. No entanto a beleza dessas linhas suplanta tudo e deveriam urgentemente ser aproveitadas e rentabilizadas, turisticamente.
Quanto ao seu desenvolvimento, estamos pagando o imobilismo que foi e continua a ser a nossa política de transportes ferroviários, em que tirando o Lisboa - Porto, poucos ou nenhuns investimentos, foram efectuados. Só como ilustração, lembrar que a linha Lisboa - Vila Real de S.to António, continua, via simples. Como não há que haver esperas nas estações? se o não fizerem chocam uns com os outros!
Quando disse, anteriormente, "via simples" queria dizer: "via única"
(este comentário do King vinha com várias gralhas e corrigi-o; mais uma vez a pressa fez com que entrasse com o meu nome!!! Grrr! Só agora (12:30) é que reparei - Emiele)
Huuumm... Lá em cima disse que a Emiéle agora andava 'por aqui' até mais tarde e afinal é até mesmo muito mais tarde! mas continua a responder apenas à AB!! Buáááá!!!
Quanto aos comboios, a questão não é a velocidade são as paragens obrigatórias para mudar de linha e coisas dessas. Aliás aqui na notícia vê-se isso. Contudo, tens razão, se se quisesse investir A SÉRIO, ultrapassavam essas coisas.
Ora bem, acabei de corrigir um erro grave (o comentário do King tinha entrado com o meu nome porque eu quis fazer o jeitinho de lhe tirar as gralhas...) e agora já tenho tempo para lhe responder ao remoque:
Olha que só 'respondo' à AB porque ainda ando por aqui com algum tempo quando ela escreve os comentários dela. Se calhar ser outra pessoa também o faço, olha lá!!!!! Hoje só não te respondi a ti porque estava ocupada a fazer aquela asneira - apesar da boa vontade... - e depois fui pregar para outra freguesia que a minha vida não é só isto (mas parece, não é?!) :D
9/Jul/2008 12:40:00
Enviar um comentário