quarta-feira, julho 09, 2008

Pouca-terra-muita-terra...

Comboios? Pois sim…
Há dias falámos por aqui, no Pópulo, nas vantagens dos transportes colectivos e, creio que a propósito de estradas e portagens, lembrámos as vantagem do transporte por via-férrea. Cómodo, seguro, prático.

Contudo…

Contudo o investimento nesse tipo de transporte parece ser bastante teórico, ou pelo menos para se chegar a um resultado prático falta ainda muito!

Exemplo: Do Porto a Braga são 53 quilómetros, diz o mapa. Não é um grande feito, percorrer esse caminho numa boa estrada em pouco mais de meia hora...
De comboio, porém,
na melhor das hipóteses, ir do Porto a Braga levará cerca de ¾ de hora daqui a quinze anos!!!
Já imaginaram?
Em 2013, no segundo decénio do século XXI, para se percorrer 50 quilómetros de comboio, vamos levar 40 minutos.

Ena pai!

Que velocidade estonteante!.
...

10 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso não tinha essa ideia.fiz várias vezes Lisboa-Valença o que significava parar no Porto, esperar uma hora pelo comboio de ligação, que levava depois quasi tanto tempo como o trajecto anterior, mas de há uns dois ou três anos a linha estendeu-se até Braga e a melhoria foi tão considerável que se calhar perdi a noção do tempo POrto-Braga mas parecia-me francamente mais cirto.Agora o que francamente me "trama" é se acabam com a chamada linha do Tua.Está na calha, e é um crime se acontecer, independentemente do tempo que leva, de o comboio ser o que é...mas turisticamente é absolutamente único.AB

cereja disse...

A linha do Tua devia ser considerado qualquer coisa como «monumento nacional» ou coisa assim...
É revoltante se a acabam! Não tem a ver com a 'rentabilidade' como transporte, é uma peça histórica!!! Bolas, também conservam ou 'restauram' (enfim... não muito) o comboiozinho Sintra-Praia das Maçãs.

cereja disse...

Mas quando escrevi isto, estava a lembrar-me do «Espaço 2001» e histórias do género, em que se imaginava que depois de 2000 a gente se transportava por telecinésia ou coisa assim...
Eheheheh!!!

Anónimo disse...

Tb.me pareceu...Desde que tens de andar ligeiramente mais devagar outras coisas se aceleram...até fazes mayonaise "à mão"-fica bem ligada de certeza.(se o batimento air certo).AB

Anónimo disse...

Mas então o TGV?
É para ir bem depressa!!!

cereja disse...

Não, quando contei aquilo já nem falava do velho sistema da colher de pau e o fio de azeite, eu faço agora com a varinha mágica que é óptimo. Mas ela é caseira, é claro: o ovo é fresco, o azeite é virgem, etc. e fica muito bem.

josé palmeiro disse...

Na verdade, é como dizes. No entanto a beleza dessas linhas suplanta tudo e deveriam urgentemente ser aproveitadas e rentabilizadas, turisticamente.
Quanto ao seu desenvolvimento, estamos pagando o imobilismo que foi e continua a ser a nossa política de transportes ferroviários, em que tirando o Lisboa - Porto, poucos ou nenhuns investimentos, foram efectuados. Só como ilustração, lembrar que a linha Lisboa - Vila Real de S.to António, continua, via simples. Como não há que haver esperas nas estações? se o não fizerem chocam uns com os outros!

josé palmeiro disse...

Quando disse, anteriormente, "via simples" queria dizer: "via única"

Anónimo disse...

(este comentário do King vinha com várias gralhas e corrigi-o; mais uma vez a pressa fez com que entrasse com o meu nome!!! Grrr! Só agora (12:30) é que reparei - Emiele)
Huuumm... Lá em cima disse que a Emiéle agora andava 'por aqui' até mais tarde e afinal é até mesmo muito mais tarde! mas continua a responder apenas à AB!! Buáááá!!!

Quanto aos comboios, a questão não é a velocidade são as paragens obrigatórias para mudar de linha e coisas dessas. Aliás aqui na notícia vê-se isso. Contudo, tens razão, se se quisesse investir A SÉRIO, ultrapassavam essas coisas.

cereja disse...

Ora bem, acabei de corrigir um erro grave (o comentário do King tinha entrado com o meu nome porque eu quis fazer o jeitinho de lhe tirar as gralhas...) e agora já tenho tempo para lhe responder ao remoque:
Olha que só 'respondo' à AB porque ainda ando por aqui com algum tempo quando ela escreve os comentários dela. Se calhar ser outra pessoa também o faço, olha lá!!!!! Hoje só não te respondi a ti porque estava ocupada a fazer aquela asneira - apesar da boa vontade... - e depois fui pregar para outra freguesia que a minha vida não é só isto (mas parece, não é?!) :D

9/Jul/2008 12:40:00