terça-feira, julho 22, 2008

Foram seis anos

Após seis anos de funcionamento de Guantánamo, vão finalmente levar um prisioneiro a julgamento.
Um homem, que dizem ter sido motorista de Bin Laden, é acusado de «conspiração para cometer crimes de guerra e de apoio material ao terrorismo».

Ele declara-se inocente, nega ter alguma vez pertencido à Al-Qaeda, mas isso também seria o que se esperava.
Como o processo é do foro militar,
os seus advogados consideram não haver condições para garantir a defesa do acusado, mas será assim que devem têm de trabalhar.
Contudo, deve sublinhar-se que o Supremo Tribunal dos EUA tinha já decidido que «aqueles detidos tinham direito a contestar nos tribunais cíveis as condições da sua detenção» coisa que parece não ter chegado para alterar o julgamento.

Não deve vir a ser surpresa a decisão final do júri constituido decerto por militares ‘isentos’ (?)


7 comentários:

Anónimo disse...

Eu suponho que aqui não se está a discutir Guantanamo e não discutindo isso(com ou sem renda recebida pelos irmãos Castro)não se pode discutir mais nada.Qt. ao motorista propriamente dito...não era da AL-Qaeda?Pois.Mesmo assim é o primeiro julgamento,onze anos depois.O primeiro e porquê nessa espécie de limbo consentido e semi ignorado por toda a comunidade internacional?Porque AGORA parece que a comunidade desatou a sussurrar.Só agora.AB

cereja disse...

Não, não se está exactamente a discutir Guantanamo, isto foi apenas um sublinhar de uma notícia. Afinal Guantanamo deu algum escândalo, mas pelo que se viu havia por esse mundo fóra outros locais até bem mais escondidos onde se podiam guardar à vontade os prisioneiros.
Chamou-me a atenção a notícia, pela demora em coemçar os famosos julgamentos e pelas condições em que estão a ser feotos, mesmo depois de o próprio Supremo Tribunal dos EUA considerar que as condições deviam ser diferentes.

cereja disse...

(não estou para corrigir as gralhas! é por isso que tenho falado tanto no corrector, AB; antigamente elas apareciam assinaladas!)

Anónimo disse...

Deixa lá as gralhas!!!!Safa!Exactamente isso é que eu estou a dizer.Que raio de legalidade queres tu num sitio,programa,o que quiseres,que só agora....não vou refazer o comentário pois não?AB

josé palmeiro disse...

E depois queixam-se que o Vale e Azevedo, não é preso político, ele que até já cumpriu, anos de cadeia. Bem, não era como em Guantanamo, nem sequer parecida, mas...
Continuamos a viver no meio da vergonha, da impunidade para poucos e dos deveres para muitos, da desigualdade total e a todos os níveis. Até quando?

Anónimo disse...

Pois. A comunidade internacional essa creio que já tinha aberto os olhos há uns tempos, lá nos States é que andavam de olhos fechados. Mas agora se até lá já se fala, o julgamento tal como está a ser, ...... enfim....

E, como chamaste a atenção, estes anos numa cadeia de terror já lá cantam! Se calhar como vai ser para o condenar à morte, tanto faz.

Anónimo disse...

Repego um pouco o que joaninha disse, pois até uma condenação a perpétua, para europa ver, será em tudo uma condenação á morte, a médio prazo, o que até lhes dará mais "gozo".