quinta-feira, julho 24, 2008

E que é que se guarda numa cápsula do tempo?


É claro que quando leio «cápsula do tempo» a minha imaginação, treinada por muitas dezenas (centenas até, só na colecção ‘argonauta, quantos já são...) de romances de ficção científica que tenho lido, parte logo em galope!

Uau! uma cápsula do tempo!
Mas, desta vez, nem é assim lá muito, muito tempo...
Se vai ser aberta em 2061 é ainda no tempo dos nossos netos, pfff que grande coisa! Assim sendo qualquer ferro velho de hoje em dia é um «encapsulador do tempo».

Bom, mas voltando à história, o projecto é para ser construido na Guarda, e neste caso ela vai ser interactiva «os seus visitantes poderão deixar nomes, fotos e profecias, podendo posteriormente alterar esses dados se assim o entenderem.»
Não é bem gravar um coração com dois nomes numa árvore, mas enfim...

Neste caso o que vão lá guardar serão objectos que vão do automóvel ao DVD passando pelo telemóvel e esta escolha deixa-nos a pensar: será que daqui a 50 anos já não vão existir automóveis?
Bem, vamos a isso, parece que ainda vai a discussão que objectos irão para dentro da cápsula, e que vamos ter acesso a um endereço electrónico onde se poderá trocar argumentos.
Fico à espera.
O que não há dúvida é que com esta ideia a cidade da Guarda vai ser promovida! Pelo menos bastante falada.

8 comentários:

Anónimo disse...

A noticia tem que se lhe diga.O nome de renome são pelo meos seis e os estilos de arquitectura que praticam devem ser dificeis de conciliar num só projecto.(O Manuel Salgado estando no urbanismo da Camara de Lisboa pode fazer intervenções na Guarda?Deve poder pq. a obra é lá para dois mil e troca o passo)Depois isto deve corresponder a uma ideia que anda muito por aí a de "cidade criativa" ou de "clusters"criativos. A ideia da cápsula é portanto guardar um bocado da memória do tempo presente(os automoveis de 1900 não são os mesmos de hoje pois não ?)através dos icones do mesmo tempo...Enfim a Camara trabalha com uma empresa de eventos, eles inventaram esta, os arquitectos compraram e pode ser uma espécie de museu-escultura ao ar livre ,e o preço,como é que estamos de financiamento das autarquias?AB

josé palmeiro disse...

Há ideias que me inquietam. Esta é uma delas. Desenvolver um projecto arquitectónico, para guardar coisas durante cinquenta anos, não encaixa. Coisas dessa idade e de mais temos todos nós em casa ou nas garagens, no caso dos automóveis, dos quais até temos um belíssimo museu, no Caramulo. Não quero ser adivinho, mas sem ser por cinquenta anos, dos nomes apontados, tenho um pressentimento de qual vai ser o autor do dito projecto: Manuel Salgado! Não é por nada, é só palpite...

Anónimo disse...

De resto,em termos de projectos deste tipo espalhados pelo pais eu ponho-me a imaginar uma versão super-hiper-futurista do Portugal dos Pequeninos...mais cara e a coexistir com os projectos sociais avançados e "cordatos à força"tipo Bairro da Fonte,Loures,R.da Sofia, Coimbra,etc.etc.etc.Ah!Faltavam-me os campos de golf.AB

josé palmeiro disse...

AB, fizemos o comentário ao mesmo tempo, sem que nos vissemos ou combinassemos, fosse o que fosse.
Já agora acrescento que o Manuel Salgado, esse mesmo, também foi o autor do projecto das Portas do Mar, obra portuária de Ponta Delgada, uma realização do poder socialista.

josé palmeiro disse...

Ainda cá volto, para me congratular com a Emiéle, por trazer à colacção a "Colcção Argonauta".

Anónimo disse...

OS comentários eram para ser seguidos mas entretanto entrou o Zé.AB

Anónimo disse...

É engraçado estes «comentários entrelaçados» de vocês os dois. E eu cheguei mais tarde, e os outros 'habituais' ainda nem apareceram!!! Isto já cheira a férias é o que é!

Não vou dizer nada. Claro que o concurso entre arquitectos tão famosos é... impressionante. Mas se calhar é só para chamar a atenção para o projecto, (também aqui se convidou o Frank Gehry para o projecto do Parque e depois foi tudo à viola)
Depois, essa coisa de por o carro também echo curioso, porque ou se pensa qur os carros a gasolina vão desaparecer, ou então como lembrou o Zé, faria mais sentido museus que se pudessem vusitar. Na minha opinião, essa da cápsula do tempo, devi ser para ser aberta muitíssimo depois (aí 100 anos pelo menos) e ter apenas objectos significativos da nossa época e só dela.
Mas vamos a ver.

PS - também gostei de ver o boneco da «Argonauta»!

Anónimo disse...

Ena pai, hoje quase falhava a minha visita ao Pópulo, mas afinal aqui a AB e o Zé encheram isto de comentários...

Durante algum tempo não achava nenhuma piada à SF (andava a ler a errada!) mas quando descobri os bons mestres a coisa virou. Entendo-te bem.
:D
Sabem, eu creio que cada um de nós teria coisas diferentes a enfiar numa «cápsula do tempo».
Contudo também concordo que 50 anos não é nada. São suas gerações, pouco mais.

Mas pode ser giro, e é claro que valoriza uma cidade do interior que bem precisa de ser valorizado!!!!