sábado, julho 05, 2008

De bicicleta

Há uma série alemã que passa (ou passava) no AXN, chamada ‘Asas nos pés’ onde os polícias se deslocam de bicicleta e fazem maravilhas atrás dos criminosos.
Ontem, distraidamente, vi um episódio de uma outra que não identifiquei porque já tinha passado o genérico quando prestei atenção, mas falada em inglês, [americana, australiana?] onde os polícias também andavam de bicicleta e com esse veículo mostravam que se pode ir muito mais longe e depressa do que com qualquer outro motorizado!

Olhem só as vantagens:

*Não precisa de pôr o motor a funcionar, é só saltar para cima dela.
*Passa por veredas apertadíssimas.

*Pode perfeitamente entrar a pedalar numa casa de habitação atrás do suspeito e sair de lá do mesmo modo sem a deitar abaixo, e até sem partir nada.

*Sobe uma escada rolante de um centro comercial (levou-a ao ombro e trepou pelas escadas!)

*Atravessa um jardim sem estragar as flores.

*Nunca pára por falta de combustível.
*Desce escadas pedalando (gostei imenso dessa, que foi espectacular!!!)
..................
E, aliás, foi no final dessa escadaria que apanhou o bandido, já mais do que entontecido com aquela melga que não desarmava.

Eu suspeito que tudo isto seja uma mensagem subliminar para nos dizer que é melhor evitar transportes poluidores, mas olhem que gramei à brava a dita perseguição.
:)))
Já tínhamos visto tantas de carro, moto, barco a motor, até avião e helicóptero, eu pensava que não se podia ir mais longe.

Afinal não se vai mais longe, faz-se agulha para outro veículo.

Refrescante.


14 comentários:

Anónimo disse...

O que tu gramas estes diabos destas séries!È uma coisA!!!!ab

cereja disse...

Pois é!
Bem melhor que a telenovela.
Embora o efeito 'cultural' não seja diferente, o chamado 'efeito pastilha elástica'...

Anónimo disse...

Tamos a ficar todos ecológicos, pois atão!
Quando o ladrão foge a pé, isto calha muito bem. Mas se o tipo lhe dá para fugir numa 'bomba' de alta potência...?!

Anónimo disse...

Ah, eu também sou consumidora...
Há muitíssimo mais por onde escolher do que nas telenovelas, olha lá!
Entre um House, um Sexo e a Cidade (ou as Donas de Casa Desesperadas, que o outro agora acabou) um Serviço de Urgência, um Números, um Irmãos e Irmãs, etc, etc, a variedade não acaba.
Nada a ver com as telenovelas!

Anónimo disse...

Como escreveste isto claramente a gozar não posso responder como se fosse a sério, como de certa forma fez a Mary.
Mas ela tem razão. Quando eu era puto e reinava com os outros «aos polícias e aos ladrões» a malta via quem é que corria mais! (afinal essa brincadeira é também jogar à apanhada!)
Mas aqui há uma desigualdade gritante: o ladrão vai a pé e o polícia de bike. Tá mal! Não é leal. Ou iam os dois a butes e ‘bora aí ver quem é que corre mais, ou então bicicletizavam-se os dois.
Assim não é justo.
Tá mesmo a ver-se que às tantas o ladrão tem um amigo que lhe dá boleia num bólide toda artilhado e deixa o chui a pedalar…

Anónimo disse...

Eu não falai a sério, oh sem-nick, que já te arranjo um nick!!!!!!!!!!
Só disse um 'supônhamos'!

E, olha lá, tu estás mais amigo do ladrão, não estás?....
Huuummm, olha que parece...

Anónimo disse...

Eheheheh!!!
E já se vê que esta técnica não dá para os ladrões de automóveis!
Talvez para os ladrões de cavalos, lá no oeste.

Anónimo disse...

Quem é que hoje em dia não vê as séries...? e depois até já as publicam em DVDs e tudo, tenho os Sete Palmos e os Sopranos em DVD e no outro dia deram-me o Sexo e a Cidade (ainda não vi o filme)

Quanto às vantagens da bicicleta, é evidente que o post está com muita graça. deve ser mesmo uma das mensagens subliminares. E em tempo de carência de combustível, why not?

josé palmeiro disse...

Deixem-me ser do contra.
Eu que até gosto de bicicletas, que andei e ando, sempre que posso. Que andei mesmo em corridas, não posso com o abuso que hoje se faz de tão bom quanto ecológico, meio de transporte. Por essas e por outras é que nos deparamos quotidianamente com miúdos e graúdos, usando os nossos passeios, para andarem com as sua bicicletas incomodando e pondo em perigo os "inconscientes" peões. Ainda ontem, o meu filho que se deslocava para a TV-Açores, para mais um dia de trabalho, teve que agarrar, um desses ciclistas que, em pleno passeio, deixando a bicicleta se encaminhava , pelo ar, para a ombreira da porta, não fosse o meu filho agarrá-lo. A bicicleta, essa passou-le por cima, não sem que o guiador lhe assentasse, em cheio, no peito. Deve ter visto essa série!

cereja disse...

Tchi!!! Ai Zé Palmeiro que ganda susto! Coitado do teu rapaz, deve ter pensado que tinha caído dentro de um filme destes...
Claro que
1º - Para se usar uma bicicleta como deve ser (e se faz em muitos países sobretudo nórdicos) deve haver pistas para elas. Lá no oriente também são usadas muitas bicicletas mas aí anda tudo misturado com os carros e a confusão pode ser muita.
2º Andar de bicicleta num passeio é completamente irresponsável.
3º Os malucos que como ali contei, andam dentro de casa e sobem escadas, etc, não é para servirem de exemplo.
4º Claro que há séries para todos os gostos e feitios, mas também eles abusam e mostram o mesmo episódio vezes sem fim, a às tantas o efeito é o oposto e deixamos de ligar para lá.

Anónimo disse...

Todos os duas rodas têm, ou julgam ter, um código da estrada próprio ( e alguns de quatro rodas tambem).
Essa de andar em casa, dará gozo?Nas escadas do metro, as costas tambem eu, queria ver era de bicicleta mesmo

cereja disse...

Uma vez, acho que também vi a subir, mas se calhar era uma moto... :)
Eu desta vez limitei-me a citar tudo o que vi nesse episódio, não inventei nadinha. Lá em casa foi porque o bandido achou que podia escapar fechando as portas. Parvo, é claro, o que é uma porta para um bom ciclista...?!
(mas de facto os ter 2 rodas dá outra maleabilidade, tens razão!)

Anónimo disse...

Mas o que é que tem esta série a ver com "OS Sopranos" ou "O Sexo e a CIdade"ou e ainda menos com os "Sete Palmos"?AB

cereja disse...

AB, a tua pergunta devia ser mais para o King, que os exemplos que a Mary deu foram outros, mas eu respondo porque, num certo sentido, apoiei as respostas dos dois.
O king diz que hoje em dia toda a gente vê séries, o que é verdade, é claro. E acrescenta que algumas delas são tão interessantes que acabam em DVD, e cita exemplos. Creio que de propósito (ou não…) exemplos variados, sem pretender seleccionar uma categoria. A Mary, - na minha linha - diz que há muito por onde escolher, e também dá alguns exemplos de séries mais actuais.
É aí que eu me encaixo. Quando disseste a piadinha (e muito bem, olha lá! Até tiveste graça de facto) «O que tu gramas estes diabos destas séries!» eu não respondi, mas com isto veio ao de cima, que não gramo especialmente histórias medíocres, embora num zapping elas passem. Só que no meio das que parecem medíocres, pode haver pormenores engraçados ou que chamem a atenção para coisas mais importantes.
Quando escrevo qualquer coisa sobre o que vi numa história «dessas», é porque achei piada à coisa, não é publicidade à série em si mesma.