sábado, junho 21, 2008

Robin dos bosques?

O primeiro ministro declara em Bruxelas que vai propor uma Taxa Robin dos Bosques: a ideia base é subir os impostos às petrolíferas e aplicar a verba obtida em apoio social.
Parece que a Itália já «aprovou a aplicação do imposto especial sobre as petrolíferas para financiar programas de assistência social a famílias afectadas pelo aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares».

Creio porém que José Sócrates terá de se apressar, porque a escalada das subidas não pára:

Um exemplo:
Os preços dos transportes públicos vão aumentar a 1 de Julho e este é o segundo aumento deste ano. Como atenuante, não aumentam os passes sociais – que já aumentaram em Janeiro, como sabemos – mas, para quem não tenha passe, o aumento é quase de 6%. …….
E já agora podemos saber o que entende por «apoio social»?
Dado o que se tem visto nos últimos anos cuidei que desconhecia o conceito.


14 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está a ironia perfeita,essa do apoio social.E mais irónicas ainda são estes "adesivos" e Betadine para ver se a ferida não passa a chaga quando até já é gangrena.Mas desde que o cheiro não se note imediatamente...(pensam eles)talvez a populaça não venha para a rua apanhar...ar.AB

Anónimo disse...

Aliás ia ali tomar banho enquanto não saia a fornada do dia...mas já cá canta o Robin.Vou agora,orque rapariga diligente não se fica nos dois posts.AB

cereja disse...

:)))
Bruxa!
Ainda faltam uns mais 'pessoais' apesar de hoje ter começado por um pessoal, aquele do 'Humor'.
E apetece-me imenso falar também sobre a tal educação, mas não hoje. Tenho de deixar assentar o pó!

Anónimo disse...

Apoio social?
E a quem?

É que receio algum efeito boomerang na flecha do Robin Hood.

Anónimo disse...

Agora vou à tal blusa.Depois venho ao resto.Fúteis criaturas estas mulheres-(estou-me já a preparar para o Congresso Feminista de 5ª e 6ªfeiras)...AB

Anónimo disse...

Tenho a mesma forte dúvida da Mary.
Estou já a ver, passarem-se por exemplo «vales» para os doentes se tratarem no privado, ou subsidiarem alunos que vão para escolas privadas, coisas desse tipo.
Numa primeira vista até parece que a malta vai lucrar alguma coisa, mas se olharmos com atenção, quem aumenta o bolo é o privado e de resto fica tudo na mesma.

cereja disse...

Atenção gentes, aquilo que a AB disse era uma graça! A tal blusa é para outro evento...
:))))
É que não me admirem que a levassem a sério!!!

Sem-nick e Mary, mas que desconfiados... Até parece que conhecem o governo Sócrates!

cereja disse...

Ups! «Não me admiro» queria dizer!!!!
Claro, só fica bem à minha modéstia dizer que não me admirem, mas não era o caso...

josé palmeiro disse...

Estou a ver que a volta a casa produziu grandes efeitos, como esse do verbo "admirar"!
Ouvi essa do Robin, mas, sinceramente, tudo o que sai daquela boca me deixa um travo tão amargo, que nem vos conto. Viro-me para o outro lado e ouço a Manuela, que agora em Guimarães, devem ter ido buscar a adesão do D. Afonso Henriques, para dar a volta ao partido.
Veremos se o calor que aí vem, lhes queima os miolos!!!

Anónimo disse...

Vês?Lá estás tu a explicar...Mas deste-me uma grande ideia.Para lá da história dos nomes iguais que agora alguém por graça já diz I e II só faltava uma blusa de rabona...E porque não?Cerimónia é cerimónia.
Mas estou mais bem disposta.Blusas como eu queria,feitas,não achei.Prevendo o aumento de calor desisti e fui ao Sousa que agora fica um bocado mais para baixo do Anomatógrafo e tem atelier como diz o Sr.Mário.Assim escolhi o tecido e na 2ª lá vou falar com o atelier...Na saída vi a cortina vermelha do peep-show do Animatógrafo(fico sempre com uma dor de alma)e estive vai não vai para entrar (nunca vi um peep-show daqueles e não é caso de morrer estúpida),mas os fulanos encostados à parede eram de catadura elucidativa e desisti. Como era meio-dia e tal deu-me uma fome de sardinhas.Entrei na Mó,uma daquelas tascas ali da rua onde portugueses mais ou menos estudantes costumam levar estrangeiros mais ou menos turistas de pouca massa e pedi as ditas sardinhas.Eram frescas e já na segunda apareceu na porta um grupo da malta de teatro dali de ao pé e arredaram~se as mesas,pediu-se mais um vinhito(eu estava na cerveja porque não havia meias)e começou um programa de humor,saudade e cantorias,,,e a promessa de irmos um dia destes ao peep-show todos juntos.Devo confessar que neste grupo vinha um tipo que, já de há uns tempos, me faz ter uma pena enorme de não ter nascido mais tarde .Tem cá uma pinta!E prontos (é espantoso que passando o Arco as sardinhas sobem logo 2 euros e diminuem de numero )lá foram para os seus ensaios e eu vim ver das susceptibilidades da Èmiele que já amainaram.Ainda bem.AB

cereja disse...

Que bela tarde AB.
E que bom teres partilhado connosco as tuas sardinhas e companhia...
Um 'comentário' destes ultrapassa o post!

As minhas susceptibilidades já foram; deu-me forte mas passou depressa! :))))

Anónimo disse...

Bom, não foi bem uma tarde,foi mais uma manhã-ALMOÇADA.AB

Anónimo disse...

Julgo que é uma "brincadeira" sobre a taxa Tobin. Só que esta que parece quem nem é de Tobin,tem ima amplitude bem maior.

cereja disse...

O que tu sabes FJ!!!
E eu, analfabeta nestas coisas da economia nem fazia a menor ideia de que existia tal coisa. Mas fui ver e agora já vi o que é essa Taxa Tobin.
Daí um possível trocadilho com Robin