domingo, junho 22, 2008

Abraços



Num anúncio de alguns canais da cabo, vê-se uma mulher que pede a um amigo «não me podias abraçar por um dia ou dois?» e segue-se um grande e profundo abraço.
É uma bela imagem.

O abraço é a comunicação mais profunda, mais terna, mais autêntica. Quando abraçamos encostamo-nos completamente ao outro, entregamo-nos. Podemos imaginar que abraçar é encostar os nossos corações.

O beijo é afectuoso, é bom, uma prova de ternura, de meiguice, não tenho nada contra, pelo contrário! Mas é mais ‘construído’. Ensina-se uma criança a dar um beijinho, mas não se ensina a agarra-se a nós, a pendurar-se ao nosso pescoço, a abraçar-nos. É instintivo.

Gostei que aquela imagem na tv me ajudasse a relembrar como é bom, como é reconfortante um abraço.

Relembro pessoas que gostaria de abraçar e já não posso, e decido abraçar mais aquelas de quem gosto.

O meu filho, a primeira ‘vitima’, arregalou os olhos «o que te deu?!» mas sorriu consolado.
Acredito que com um abraço profundo os corações começam a bater ao mesmo ritmo.


9 comentários:

Anónimo disse...

Mas tb. não abraças muito, não.Houve aí num determinado momento uma brincadeira de jovens que eu achei notável que foi a "instituição" do Dia do Abraço.AB

cereja disse...

Não sabia.
Olha, que queres?, hoje deu-me para isto.
Talvez por não abraçar muito, senti que precisava. Destes muito grandes, muito apertados, que só por si parece resolveram algumas coisas.

Anónimo disse...

Pensei (ainda fui confirmar) que este estivesse na categoria intimidade.
Gosto quando escreves assim.
Mas põe lá na «intimidade» que merece!

Digo isto, de colocar o post numa categoria, porque tu classificas muito poucos por categorias, mas quando queremos ler coisas passadas, ir às categorias ajuda muito; e este merecia poder ser recordado)

cereja disse...

Obrigada King, és muito querido.
De facto a maioria das coisas que escrevo considero que é para consumir e deitar fora, não vale a pena 'guardar' numa categoria, que como dizes ajuda mais a preservar os escritos.

Ainda vou pensar :D

josé palmeiro disse...

Tens razão, o ABRAÇO, é superlativo!
Fizeste-me reflectir sobre o facto de haver pessoas que fogem dos abraços, estendendo o braço, como fronteira, para que o abraço, não surja.
Mas o abraço espontâneo, é uma manifestação de amizade, impar. Concordo com a sugestão do King, o escrito e nós, merecemos.

Anónimo disse...

Pronto, toma lá um outro meu!

Anónimo disse...

É mesmo assim. Também estranhei a frase «por um dia ou dois», mas é de propósito, para nos dar a ideia de um longo, longo, longo abraço!!! É no AXN ou FOX, creio eu.
Está muito bem visto, a tua imagem quase verdadeira, de 'encostar os corações', sabendo que afinal o coração é também ele um símbolo.
Post enternecedor.
Lembrei-me de um vídeo que apareceu em FW por aí, de um rapaz que trazia um cartaz a dizer que oferecia abraços e todos desconfiavam, até que uma pessoa se atreveu a abraça-lo e às tantas eram todos a abraçarem-se uns aos outros. Lindo esse filmezinho.

cereja disse...

Joaninha, tens toda a razão.
Agora já não dá para acrescentar ao post, mas está AQUI esse filme dos... 'Hugs Free'!
É o complemento ideal àquilo que escrevi!!!

josé palmeiro disse...

Enternecedor!
Mas parece-me que já o tinhas, em tempo publicado.
Eu já o conhecia, mas ao ler e ao comentar, não me tinha vindo à memória.