domingo, maio 11, 2008

Publicidade da década de 30

Volto a uma rubrica que tem andado esquecida: a publicidade de antigamente.
Aqui vem um exemplo:

14 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro - muito boa ideia recomeçares com alguns dos temas que tinham ficado aí em stand.by
Segundo - o desenho é lindo
Terceiro - quanto à publicidade é que fiquei com dúvidas sobre a sua eficiência: publicita O QUÊ? Depois de reflectir e bisbilhotar as letras pequenas, penso que sejam os comboios. Viagem até Monte Carlo de comboio?

Anónimo disse...

Entendo a Mary, realmente não podia ser publicidade ás linhas de caminho de ferro do Mónaco - não me parece que ali existisse espaço para um comboio. Ou estarei enganado? Seria que era o nome da companhia?

Mas esquisitices à parte o cartaz é lindo! a arte-nova no seu esplendor!

Anónimo disse...

Vocês (Mary e King) têm razão na crítica.
Como cartaz é uma beleza, e até o gostava de ter na parede do meu quarto, mas no aspecto publicitário não funciona.
Talvez na época, e sendo mesmo um cartaz grande tipo outdoor se lesse bem o que lá está escrito.

Anónimo disse...

Se o que quiserem vender fôr o "luxo" e o prestigio da própria companhia não conseguem porquê? Já toda a gente disse que era esplendoroso,Montecarlo é um lugar mitico do próprio luxo, o cartaz é "arte nova"que por sua vez é luxo também.E "ir de comboio"...bem,alguém se lembra duma coisa chamada "Expresso do Oriente" por exemplo? AB

cereja disse...

Venho corroborar o que disse a AB. Reparem que isto é numa época onde o transporte de comboio era o mais utilizado (se lerem romances dessa altura, até policiais que sejam, as pessoas andam todas de comboio!) nem era preciso publicitá-lo porque era quase 'único'. Mas havia comboios de luxo, (e a referência da AB ao Expresso do Oriente pode ajudar) e creio que era aí que se queria chegar. Esta companhia devia ser para VIPs, e daí a elegância da menina com aqueles drapejados e os floreados da Arte-Nova.
Por mim acho um bom exemplo.

Anónimo disse...

Os "floreados" de que fala a Emiéle podiam ser outros mas são rodas e entre elas há uma suavidade de curvas que parecem de uma suspensão.Tudo isto dá conforto e não está lá por acaso.AB

Anónimo disse...

Quem me dera encontrar uma destas coisas para ter perto de mim. São lindíssimos.

cereja disse...

Ora Ciranda, eu tenho para aqui uma colecção... Estou a guardar para ir postando uma por domingo e fazer render o peixe... ;D
Quando falei nos 'floreados' estava a pensar exactamente nas rodas dos comboios que se podiam adivinhar, embora não tivesse chegado à ideia da suspensão. Isso já é olho de profissional!...

Didas disse...

É publicidade a quê?

cereja disse...

Oh Didas, não leste os comentários anteriores, quer dizer os da AB e meu!
Se fosse em Portugal seria publicidade à CP (guardadas as devidas distâncias...) como não o é, e naquele tempo, é à Companhia de Caminhos de Ferro de Monaco-Montecarlo.
Outros tempos. E transporte de luxo.

josé palmeiro disse...

Mary, vim realmente cedo, mas de nada me serviu pois a Emiéle, resolveu deixar mais este a umahora em que já não estava em casa. Os congressos que hoje terminaram e o facto das festas do Espírito Santo, que polulam por toda as Ilhas, não me deixaram tempo para o comentar. No entanto como sempre acontece, quando tal sucede, os comentários da AB, são de tal modo coincidentes com os meus que nem me atrevo a dizer mais nada, já está tudo dito e eu, concordo inteiramente, há que ver a temoporização, e ao que se destinava, nada mais convincente.

cereja disse...

Nã, nã...
Escreveste o teu comentário sobre o Delgado às 10 horas (e um minuto!) e este post entrou às 9 e 59!!! Ainda «cá estavas» :)))

josé palmeiro disse...

Emiéle, não domino a precisão das horas. Acredito no que afirmas mas eu não vi, talvez por nabice minha, paciencia. O que interessa é que passei por cá e gostei, daquela manifestação de Arte Nova!

Didas disse...

Ah...