sexta-feira, maio 02, 2008

«NÚM3ROS»

Já aqui o disse várias vezes que a minha relação com a matemática é cerimoniosa.
Tenho-lhe o maior respeito, admiro-a de longe e utilizo-a no meu dia a dia, como toda a gente, mas... em pequeninas doses. Sei fazer umas contas simples e o tipo de cálculos que uma «criança de 10 anos», do tal programa, também faria. E ponto final.
Por outro lado acho graça a histórias policiais e portanto vou vendo a algumas das séries deste tipo que encontro nas TVs, sobretudo em canais de entretenimento, apesar de começar a pensar que andam a exagerar. São CSIs de diversos locais, e o Sem Rasto, e o Mentes Criminosas, e o Investigação Criminal, e o Rituais Assassinos, e a Patologista, e o Ossos, uff… Acho piada mas não tanta!!!
Mas a umas destas séries acho-lhe algum interesse, exactamente por misturar essa brincadeira das histórias criminais com… a matemática. Chamam-lhe Números (escrita núm3ros, para brincar com o nome) e o “investigador” principal convidado é um professor de matemática, super-inteligente como teria de ser, que soluciona todos os problemas através de equações e fórmulas interessantes e completamente incompreensíveis para mim. Para mim e, para bem do meu ego, para os seus colegas de equipa!…
Mas fico completamente fascinada quando, depois de ver os polícias “normais” debaterem-se com a incapacidade de descobrirem quem era o patife que praticava aquelas maldades hediondas, o nosso jovem matemático pega num giz e escreve umas fórmulas cabalísticas concluindo que devem procurar o tipo nesta área, e é uma pessoa com estas e aquelas características porque aquilo é infalível.
E é mesmo.
Matematicamente certo, como se diz!…

14 comentários:

Anónimo disse...

Ora bom dia, Emiéle!!!
Realmente tinhas dito e cumpres.
Mesmo de férias vens marcar o ponto!!! Só faltam os posts «mais políticos» mas imagino que aqui não venhas ler jornais para a net!!!
Por acaso, eu que sou amante de policiais, prefiro-os em livro do que em imagem. Desde a nossa Ágatha até à Patrícia a lista de mulheres a escrever belos policiais é enorme. Porque será?...
:))

Anónimo disse...

Essa série é muita boa!
BOM GOSTO O TEU.

Anónimo disse...

E onde passa?...
Não vi nenhum.
Talvez venha ajudar a miudagem a interessar-se pela matemática.

Anónimo disse...

É num Fox qualquer, King.
Talvez Fox-crime.

josé palmeiro disse...

Aqui, estou em desvantagem, pois como não sou grande apreciador, do género, não vejo, como não vejo, não comento.
Talvez, um dia quebre este meu perconceito!

Anónimo disse...

Gostei da imagem, Emiéle!;)

beijão.

Anónimo disse...

Gosto de policiais "lidos" e há evidentemente filmes de que gostei muito .Mas neste momento a saturação de violencia é tão grande, seja na realidade ou na ficção ,que francamente quando aparece um CSI qq é zapping imediato.Ainda outro dia comentava com uma amiga que ainda vou gastar uns dinheiros em video com a série Sissi porque preciso de desenjoar...(claro que eu sei que o personagem teve uma vida trágica,mas entre valsa e valsa a gente descansa).AB

Anónimo disse...

A Mary faz a pergunta que se me põe muitas vezes e, como não pertenço ao grupo dos Psis, não me atrevo a dizer "com segurança", que escrevem aquilo que gostariam de fazer na realidade:assassinatos perfeitos.Mas cheira-me que deve andar por aí...AB

saltapocinhas disse...

eu gosto de matemática, mas apanhar assassinos com a ajuda dela só mesmo na ficção!!!

Alex disse...

Comigo funciona ao contrário: várias vezes a matemática me despertou instintos assassinos...

Anónimo disse...

JP é capaz de ser mesmo preconceito.

Curiosa Qb disse...

Desviando-me do tema do post, informo que A Petição em Prol das Crianças Vítimas de Crimes Sexuais FOI ENTREGUE.

Ultrapassadas largamente as 4 000 assinaturas, a 3 de Janeiro remeteu-se carta ao Exmo. Presidente da República Portuguesa, na qual se solicitou uma audiência para a entrega da Petição.

Posto o tempo de espera, que não pode ser indefinido, as acções urgem.

Ainda sem a aguardada resposta da Presidência, a Petição com 13 072 assinaturas válidas no total (4 757 online e 8 315 manuscritas), foi entregue a 29 de Abril no Palácio de Belém, contra prova de recepção.

Agradecemos profundamente a TODOS os que de coração aberto se uniram nesta causa, contribuindo de diversas formas na sua divulgação e recolha de assinaturas.

Sem vós, não se teria chegado aqui. Bem-hajam!

Alex disse...

KING, andas a ver passar os elegastissimos Jaguars...
A série passou todinha no AXN; agora está na FOX Crime 12:00 Sábados - para mim é muito cedo...

cereja disse...

«Curiosa», ainda bem que o resultado foi esse. Fico satisfeita, vamos agora ver o «segundo episódio», para continuar a linguagem que se usa neste post.
AB, eu também sou assim, prefiro a leitura à imagem, mas quando estou assim na molenguice das férias, marcha tudo. É uma espécie de pastilha elástica.
Saltapocinhas - claro que só mesmo por ficção e eu cá sou um pouco como a Alex, deve ser genético, e é a matemática que me dá por vezes instintos assassinos. Há séculos prescrevi numa cadeira que tive de ir fazer a Coimbra por causa da maldita estística e por ter errado uma raíz quadrada!!!!