segunda-feira, maio 19, 2008

A Concordata


As questões com a Igreja nunca me tiraram muito o sono porque, francamente, nem costumo pensar nisso.
Mas esta não sabia eu, e se calhar muita gente.

A concordata de 1940 mantém-se válida nos princípios que transitaram para a nova Concordata, enquanto esta não for regulamentada pela Assembleia da República ou pelo Governo. declarou o senhor Patriarca.
Ele explica que «o estatuto das escolas católicas, a disciplina de educação moral e religiosa e a assistência hospitalar e em meios prisionais [….] e a moldura legal em que os sacerdotes irão pagar impostos» mantêm-se ainda por resolver.

Que a Igreja
regulamente cuidadosamente o seu modo de funcionar , isso é entre ela e os seus fieis. Negócios internos.
Mas que num estado laico, que reviu a Concordata, afinal se esteja à espera de regulamentação há 4 anos e na falta desta muita coisa se mantenha na mesma, é no mínimo, de estranhar.

11 comentários:

Anónimo disse...

É giro o link para o Jornal da SIC. mas como dizes, as regras lá dentro da igreja é para quem lá vai.
Mas que 'transbordem' para a sociedade civil, é outra conversa. Aliás, tal como as coisas andam, daqui a pouco os muçulmanos, os judeus, os budistas, vai tudo isso querer direitos iguais. Olhem que falta pouco.
É melhor por as barbas de molho e não dar direitos a nenhuns!

Anónimo disse...

Só uma objecção: o teu desenho é bonito demais para este post!

Anónimo disse...

Claro,que uma vez direito a um ,direito a todos, disso não tenho dúvidas.Mas no caso das revisões da concordata esse "atraso" tem muito a ver com as "concordatazinhas" que o PS fez em determinada altura com a Igreja.Apesar da Maçonaria instalada no dito partido...(que de resto pode conter, ao contrário do que muita gente pensa ,credos vários ou confissões várias,como queiram).Qt. ao resto são católicos na maior parte (falo da oposição PSD) e as outras oposições não me parece que em nome do ecumenismo tenham muito a dizer.AB

Anónimo disse...

Por acaso no caso do desenho discordo da Joaninha.Não tenho nada contra as manifestações artisticas religiosas e foram elas que durante séculos "alimentaram" a arte...Tens alguma coisa contra a Capela Sistina por exemplo?E escolhi o exemplo por ser Vaticano,um Estado,onde se tecem todas as politicas e acordos e etc,não vale a pena estar para aqui a debitar história que toda a gente conhece.AB

Anónimo disse...

AB - o que eu disse era que o desenho era bonito demais para ESTE post. Como ela aqui estava a censurar a dominância da Igreja, estava por outro lado a mostrar um aspecto bonito das formas religiosas. Se fosse eu teria antes posto uma vela, ou umas mãos com rosário, ou uma coisa dessas.
Evidentemente que a Igreja, e não só a cristã, é responsável por imensa da melhor arte que existe ao longo dos séculos.

cereja disse...

Eu escolhi o desenho exactamente por ser um tanto naif. Por acaso ainda pensei nas alternativas que disseste, Joaninha. Mas foi também uma questão estética!
:D

AB - é sempre de sublinhar o que disseste. Eu não o disse ali em cima para deixar a questão em aberto...

josé palmeiro disse...

Isto, parece um conlúio! A Emiéle lança a questão e a AB, acrescenta-lh, não um ponto, como acontece a quem conta um conto, mas toda uma explicação, de tal forma correcta que não deixa margem, para lá da concordância.
Reforço a ideia de que, não faz sentido algúm a predominância da igreja, das igrejas, na "sociedade civil, a não ser que com as mesmas regras de todos os que por lá actuam e nunca em situação de privilégio.

Anónimo disse...

É a tal coisa, ou há moralidade...
Estamos aqui e estamos a ouvir as outras confissões a quererem direitos iguais. Não vai faltar muito. E se queremos não deixar passar fundamentalismos dos maometanos com as suas charias, também não faz sentido em nome de um passado católico privilegiar seja o que for.

Anónimo disse...

Eheheheheh!!! Acho graça ao «conluio» do Zé Palmeiro! Tem piada que acontece eu não vir cá de manhã e quando chego, fico sem espaço de comentários porque era só dizer «idem, idem, aspas, aspas» :)))
Mas, olha, salvou-se o link para o Jornal da Noite - não tinha ouvido aquelas. Cá por mim devia era voltar-se à missa em latim. Afinal os nossos avós ouviam-na assim e gostavam. E era muito mais requintado.

Anónimo disse...

Gostei dessa dos «negócios internos». Nas séries de polícias e ladrões que agora aparecem em vários canais de cabo, muitas vezes quando um policia faz uma argolada, aparecem uns senhores muito maus que são dos 'negócios internos' ou qualquer coisa assim.
:D

cereja disse...

RS, parece-me que é «Assuntos Internos» que eles se chamam, não é? Mas enfim, a minha ideia era mais ou menos isso...
Pois.
Como aqui vocês também acham, se ou há moralidade ou comem todos, talvez seja melhor que haja moralidade. Este jogo de cintura dp PS como chama a atenção a AB, pode acabar mal.