quinta-feira, maio 01, 2008

Chegamos a Maio

Durante o mês de Abril eu quis celebrar e relembrar todos os dias que este era um mês especial para nós em Portugal.
Terminou.
Deixo hoje um post sem palavras, que é para mim a «Chave d’Oiro» para fechar esta série de Abril: o Primeiro de Maio de 1974 em Portugal.
O dia mágico, o dia de todos os sonhos.
Mas com a chegada de Maio um novo importante acontecimento tem de ser lembrado:
Faz este mês 40 anos que em França se viveu o que já foi considerado como um dos acontecimentos revolucionários mais importantes do século passado.
Foi um movimento que se iniciou com uma série de greves de estudantes mas que alastrou de um modo irreprimível por toda a França, com ocupação de fábricas e empresas, unindo intelectuais, operários, gente de várias formações, várias idades, com a participação de cerca de dois terços da população francesa.
Faz este mês quarenta anos.
Temos de o relembrar.


9 comentários:

Anónimo disse...

E foi um maravilhoso Abril!
realmente fechado com chave de oiro, que este 1º de Maio é inesquecível.

E se agora vem aí o Maio 68, vamos deliciar-nos também com as recordações.

Anónimo disse...

BOA!

Clicaram onde diz Maio de 98? Aparece uma imagem porreira!

Anónimo disse...

E eu que devo ir também de férias como tu...
Que pena de estar uns dias sem vir ao Pópulo. Talvez consiga!

Anónimo disse...

Que foto linda, a do maio de 68!

Anónimo disse...

Deixa ver se entendo: acaba Abril e começa Maio?...
No calendário é assim, mas simbolicamente também?...
(vi que tinham desaparecido os cravos ali em cima, e vi logo que uma Era tinha terminado)

josé palmeiro disse...

Este, é um escrito especial e eu, não vou começar pelo princípio, mas sim pelo fim, exactamente pela recordação do Império e do Estúdio, cinemas que ficarão, para sempre, na minha/nossa memória colectiva. Lembrá-los hoje, em que mais não são recordação, enquanto tal, pois a função que desempenham é bem o exemplo da sociedade que temos, em que os valores que neste dia defendíamos e que continuamos a defender, nada têm a ver como que lá se passa.
O 1º, Primeiro de Maio, "deve ter sido linda a festa, pá" , para mim, só ecos, os ecos que atravessaram os mares Atlântico e Índico, e me levaram as novas.
Maio de 68, foi a grande liberdade, foi onde tudo começou, efectivamente a mudar. Tenhamos a alegria necessária para o comemorar!

Anónimo disse...

Não sei bem se foi o fim do século XX ou antes, como julgo, o principio do século XXII...Recordações tambem do ZMN que pelo envio quase diário do saudoso LE Monde, nos ia pondo ao fato do principal-- para nós o principal era tudo, e ele bem o compreendeu...

Anónimo disse...

Pois preparem~se para "ver" quem vai falar sobre o Maio de 68 nos próximos tempos...Dá concerteza para reflectir...(estou a falar da comunicação social,claro )Tenho a impressão que a tal frase "quem te viu e quem te ouve" vai ganhar significados expressivos.AB

cereja disse...

A minha ideia que era deixar aqui todos os dias uma imagem com um poster sobre o Maio mas, esperta que sou, deixei a «pasta» com os bonecos escolhidos no pc da minha casa. Portanto essa série só vai começar a partir de segunda...
Lamento!