quinta-feira, abril 24, 2008

Emoções primárias

Existe um Laboratório de Expressão Facial da Emoção (em sigla dá LEFE mas não lhe chamam assim) que de vez em quando manda cá para fora uns estudos. Desta vez deu-lhe para estudar as expressões de quem assiste a um jogo de futebol, e para isso andou a visionar quase 100 vídeos de gente a assistir a jogos da Primeira Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Heim?... Que trabalheira.
E daí concluíram que a cólera é a emoção mais exibida durante os jogos de futebol - parece que anda tudo zangado!
Contudo, como depois nos dizem que só analisaram a alegria, a tristeza, o medo, a cólera, o desprezo, a surpresa e a aversão, e escolha não é assim tão de estranhar. Até porque depois, as emoções que se seguem entre os assistentes a esses jogos, vem a tristeza e a alegria, nada de mais natural. Ficam de fora, as expressões de medo, desprezo, surpresa e aversão.
A mim parece-me normal.
Para fugir a essas emoções só vejo uma solução, que não me passou pela cabeça que alguém a adoptasse mas afinal estou redondamente enganada: pertencer simultaneamente ou, enfim, alternadamente, a dois clubes diferentes.
A Teresa do
«Cabra de Serviço» é do Benfica e do Sporting. É ela que o diz.
Tem dias, e isto de ser sportinguista e benfiquista porque baralho os lados da segunda circular até tem as suas vantagens, que sempre vou fazendo amores e ódios dos dois lados da barricada - e ao mesmo tempo, o que anima mais a festa.
Bom, eu achei um tanto anormal e fui lá dizer, mas ela continua na sua: «acho mesmo que Benfica e Sporting não são assim tão diferentes, por isso se me irrito com um mudo logo para o outro».
É um caso que vinha baralhar completamente as doutas conclusões do LEFE. Verde e vermelha?... Ai, que confusão patriótica.

18 comentários:

Anónimo disse...

Teresa está um pouco enganada: é que agora, e por uns tempos,um dos clubes tem que ser o fcporto.Quem aproveitou para ver os 3 no domingo passado viu bem que o fcp está noutra galáxia.
Quanto ao estudo...pois nada a dizer, pois tirando o estádio do sporting, onde tudo é amor e compreenção, nos outros é só ódio raiva.

Farpas disse...

O FJ é mauzinho... lol, olha que esta época o Benfica têm-me dado quase tantas alegrias como o SCP! :D

Quanto ao ser de dois clubes eu não compreendo como isso pode ser, quanto muito pode-se ser de um clube e ter uma simpatia por outro, mas claro que se os dois jogarem um contra o outro tem de ser o nosso clube a ganhar!

cereja disse...

Muita bem analisado, FJ!
E creio que se fôssemos até às claques, ali os nossos Juve Leo, Torcida Verde, e Directivo Ultra XXI (este nem conhecia...) na madrugada dos Domingos vão praticar escutismo e ajudar velhinhas a passar as estradas , e aos sábados costumam ensinar catecismo às criancinhas.

Anónimo disse...

O que eu acho é que as visitas à Cabra vão disparar!!!
TODOS VÃO LÁ CONFIRMAR.
Com franqueza é uma posição como nunca vi. Como diz o Farpas, e tu no comentário in loco, ter dois clubes um Bom e um Fraquinho, acontece. mas dois entre os maiores....oh céus!

josé palmeiro disse...

Tens razão King, quanto à posição, nem vem no Kama-Sutra, mas são gostos, e quanto a isso, não há nada a dizer, só a louvar.
Não entro nessas disputas de clubes. Sou do Benfica e serei, pois o que me agrega a esse gosto, está muito para além das vitórias, dos empates ou das derrotas, como o que acontecerá com os outros adeptos dos outros clubes. Não entendo, ser-se de um clube, só porque, este, está a ganhar. Mais um mal, da transformação dos clubes de associações em empresas.
Gostei imenso da conclusão do estudo: CÓLERA, o sentimento, mais generalizado!
Sinal que estamos, no caminho ERRADO!

Teresa disse...

Bem, sinto-me uma ave rara....

Que querem? Continuo na minha, tenho mesmo dias e tanto posso ser de um clube como do outro. Nas minhas paixões sou muito monogâmica, por isso talvez tenha arranjado por aqui uma forma de ter dois amores. Um escape para outros instintos que podiam ser mais mal direccionados? Talvez...

Quanto a não encontrar grandes diferenças entre eles, no essencial, não encontro mesmo. Estão os dois no meu lado oposto ao FCP, meu ódio de estimação, e têm os dois uma história que me agrada e me faz sentir orgulho de lhes vestir as camisolas. À vez, pois claro!

Anónimo disse...

Também fui lá visitar o«Cabra de Serviço» para ver bem se era como dizias. Oh Teresinha, és de facto uma ave rara. E, ainda que mal pergunte, és donde? Não do Porto, tá na cara!

Anónimo disse...

Também fui lá visitar o«Cabra de Serviço» para ver bem se era como dizias. Oh Teresinha, és de facto uma ave rara. E, ainda que mal pergunte, és donde? Não do Porto, tá na cara!

josé palmeiro disse...

Gostei da explicação, Teresa. Podes crer que a percebi, e de a subscrever em parte, no que se refere ao vermelho e relativamente ao fcp, daquela gente. Não o confundo com a colectividade, pois aquilo é, outra coisa.

Anónimo disse...

Oh, gaita agora entrou duas vezes!! E reparem que no mesmo minuto, não fui eu que cliquei duas vezes!!!

Anónimo disse...

Mas o clubismo da Emiéle, está à vista (mesmo que ela não o dissesse várias vezes!) Notem só que na gravura, mesmo parecendo simétricas as cores, o que resplandece é o verde!
:)))

Anónimo disse...

Não FJ, não deves ter ido ao blog dela e lido os argumentos. Ela não é bi-partidária, perdão bi-clubista por querer ser do que joga melhor - nesse caso como dizes, seria do Porto que afinal detesta. Aquilo é uma questão afectiva, assim de amores...

Anónimo disse...

Ehehehehe!!!
Claro que a emoção é a cólera, mas o que esperavam que fosse?...
E também vejo que fizeram uma leitura errada do post da Teresa. Não é por ser do clube que ganha mais ou joga melhor; essa vossa conclusão não faz jus ao sentimento dela, e se assim fosse teria realmente de ser dos 3, porque garantia sempre um a ganhar.
Ela gosta mais de um, sobretudo quando começa a «desgostar» do outro.
Uma confusão, mas enfim...

Teresa disse...

agora tenho vontade de ser kantiana.... digamos que gosto da ideia, do númeno, e que, limitada como é a minha razão, vou apreendendo o fenómeno de formas diferentes - umas vezes a vermelho, outras a verde...

(tem piada, estou a gostar desta explicação. os dois clubes como a mesma ideia, mas fenomenológicamente diferentes.)

Quanto a ser por quem ganha ou por quem melhor joga, nem pensem...quando se é de um clube como eu sou do Benfica - ou do Sporting, que dia é hoje? - esses pormenores não interessam, que está-nos tudo no coração. Vê-se logo que não percebem este nobre sentimento da clubite aguda...

Anónimo disse...

Vivá Teresa! Já esta chega para me por bem disposto.
O blog dela até tem muita piada,mas aqui este estudo emotivo (e aqui está outra emoção que não é estudada pela LEFE ) é sensacional! Sobretudopor se tratar de dois terrrrriveis inimigos. Se fosse com o Belenenses perdia a piada.
LOL!!!

Anónimo disse...

Pois eu acho que a Teresa tem piada(aqui e agora,que eu tb.tenho dias)e nem preciso do Kant para justificar isso-moro perto da 2ª circular-e juro que não é um epifenómeno.AB

Anónimo disse...

Deixa-me adivinhar: se a AB mora junto da 2ª circular deve ODIAR igualmente os dois!!
:)))

Anónimo disse...

este boneco tem um certo ar de chacras,ou coisa assim...
De resto também me parece que a amostra de emoções é pequena. Só isso?... e tão poucas emoções positivas?