domingo, março 23, 2008

A Páscoa


Tenho de reconhecer que desde sempre, desde criança, a Páscoa é para mim apenas um período de férias.
Quando andava a estudar, era o final do segundo período, sinal de que só faltava mais um para o ano escolar acabar e muitas vezes esse último, cujo tamanho variava porque, como é sabido, a Páscoa tem a mania de dançar por esse calendário fora, era o mais difícil de ‘esfolar’. Ou não. Isso dependeu muito dos anos escolares.

Mas, tendo nascido numa família completamente ateia, e ainda por cima vivendo numa cidade onde certo tipo de tradições fica mais esbatido, o certo é que a Páscoa em si não «me diz nada». Não me recordo de haver presentes de Páscoa, (não havia de certeza, que isso não se esquece) não visitava os padrinhos como sei que era tradição no campo, e como festa religiosa era neutra.

É curioso porque o Natal também é uma festa religiosa e esse era uma grande festa!...
Não sei explicar este desinteresse familiar, só sei que fui contaminada por ele.
Assim, nunca dei nem recebi presentes nesta altura, vejo para aí uns ovos de chocolate, e outros cozidos enterrados nos folares, e anda um coelho não sei bem a que propósito, aos saltos no meio desta confusão.
É essa a única coisa que me deixa perplexa, como é que se mistura essa coisa do coelho com os ovos?... Tirando
umas fantasias mais ou menos atrevidas e pouco consentâneas com a solenidade da data, a verdade é que a minha imaginação não consegue cruzar o ovo e o coelho, só podendo admitir que venham de lugares diferentes para a felicidade dos nossos estômagos.
Ou nem isso?... O coelho da Páscoa, come-se? Huuummm...

Bem me parecia. Aquilo é de peluche.
Fofinho, etc e tal, mas sem substância.

É tal como a «minha Páscoa». Fofinha, agradável, - passeia-se, brinca-se, descansa-se, - mas mais nada.

De qualquer modo há uma tradição que só há pouco conheci e adoptei logo: a Páscoa ‘transborda’ para a segunda-feira.

E assim prolongo as férias mais um dia.

Iupi!

12 comentários:

Anónimo disse...

Emiéle, Emiéle, essas «fantasias um tanto atrevidas» olha que não são nada 'pascoais', eheheh!!!
Mas se calhar foi assim que o coelho saiu da casca!!!!

Também não me diz nada em especial este época...

Anónimo disse...

Que trapalhada de coelhos, ovos, folares e o raio...
Mas olha que do ponto de vista cristão, esta é realmente a Festa maior!
E na minha infância era muito respeitada.

Tia Brites disse...

Ah sua herege! Lol!

Didas disse...

Acho que uma coisa que me fez bem foi ter tido uma educação religiosa. Não sei bem de que religião, mas foi religiosa. Assim, não me limito a ser indiferente à religião, tenho mesmo alergia.
Boa páscoa com montes de taradices com coelhos!

Anónimo disse...

Tou como a Didas: são há nada para nos afastar da «coisa religiosa» como o ter passado por lá perto!
:D
Mas aproveita as férias, mas é!!!

Anónimo disse...

Conclusão: amanhã ainda não há Populo....
Quero eu dize - no formato tradicional. Por acasso até nem desgosto deste formato!

luis manuel disse...

O coelho... é mais uma figura "acessória". Embora seja atractiva, ternurenta. E sendo de chocolate são um sorriso, sobretudo ás crianças.
Quanto á festa cristã, não há dúvidas é a celebração maior.
Nessa celebração, da ressureição de Cristo, há sempre a palavra que nos faz olhar o outro. Olhá-lo com amor, com respeito, com dignidade - despejando-nos das indiferenças, das desigualdades.
Sejamos ou não Cristãos, é um tempo único. E que tanta falta faz ao mundo de hoje...

Desde o coelho...aos ovos de chocolate... ao folar...

Ás visitas de casa em casa... sim foi isso que aconteceu nestas últimas 3 horas...! alguns entraram a minha porta, eu entrei pela porta de outros... ( e assim deixei o resto escrito no WordPad, para mais tarde aqui publicar)

O facto de viver nos "arredores" da cidade traz hábitos de vida diferentes - Coimbra, também não é assim uma grande metrópole ...; mas ainda se realiza a Visita Pascal.
Aconteceu à minutos aqui em casa.

Agora, volto e desejo uma Santa Páscoa

luis manuel disse...

Sendo esta "casa" um espaço acolhedor... aqui volto para deixar as mensagens para aqueles que apenas aqui encontro à mesma "mesa"...

Joaninha, Mary, King... hoje Maga dalpaka, Didas (que sei da sua "existência" à longo tempo, e em particular saúdo)


Uma Santa Páscoa

(não sabendo se aqui voltam hoje, amanhã deizarei esta mesma mensagem - bem cedo para que quem é vespertino não deixe de a encontrar)

josé palmeiro disse...

Ontem, quando por aqui passei, ainda nada estava cá.
Não posso deixar de dizer de minha justiça, depois de um dia, o Domingo, 23 de Março, que teve para a minha família um significado muito especial. Ontem passou o sétimo aniversário da morte trágica da minha cunhada, irmã de minha mulher, dia triste este, em que a família, possível, se uniu e deixámos passar o tempo, enrolados nessa triste recordação.
Mas hoje, para mim, como alentejano, é o verdadeiro dia de Páscoa! É, na segunda-feira de Páscoa, que, as gentes da minha terra e das terras vizinhas, rumam à Serra d'Ossa, onde procuram o melhor sítio para comer o "ensopado de borrego", a "perna de borrego assada" e outras iguarias que foram cuidadosamente preparados durante o dia de ontem. Tudo regado com o bom vinho da região, que engloba, Estremoz; Borba; Vila Viçosa; Redondo e todas as outras terras desses concelhos. É uma romaria imensa, que com o desaparecimento da água, motivada pala cultura intensiva de eucaliptos e a ocupação do Convento de S. Paulo, pelo hotel do mesmo nome, que lá se instalou, dotando a zona de uma belíssima unidade hoteleira, mas que retirou um espaço decisivo, para a reunião de gentes que se espalhavam por aqueles campos, ensombrou um pouco o carácter de romaria popular, que era o seu mais forte cariz. Mas, tudo bem, descobriram-se outros locais, que a Serra é grande.
Esta sim é a minha verdadeira Páscoa e hoje, vou recriá-la, um pouco, aqui nos Açores, com ua família e um conterrâneo meu, que por aqui tem o seu "mister".
Um bem dia para todos!

cereja disse...

Bom dia, amigos!!
Neste sistema de vir de corrida deixar o post-do-dia num pc público, não dá para responder como deve ser a vocês todos.
Como dizem, isto depende muito da educação que se teve e do lugar onde vivemos...
(Zé, por acaso estes dias - 22 de Março etc - têm um significado complicado para mim, anos e morte de familiares em simultâneo, mas até me esqueci que dia do mês era...)
E hoje é bem bom, este prolongamento de Páscoa!!!

saltapocinhas disse...

esclarecimento de prof:
tanto os ovos (por serem ovos!) e os coelhos (por se reproduzirem muito e rapidamente) são símbolos de vida, daí símbolos de páscoa e também de primavera e de equinocios que estas coisas religiosas e pagãs andam sempre juntas!!

já contei à didas que a minha páscoa de infancia era muito "católica" mas também muito divertida.
actualmente é sinónimo de ferias e descanso, de folar e de comer amendoas.

cereja disse...

Bem visto, Saltapocinhas.
Eu ao princípio pensava que era o fim do jejum da quaresma, o comer carne e ovos, mas depois pensei que a tradição é o cabrito.
E de facto o dito coelho não se pensa nele para comer.... deve ser isso mesmo, a reprodução - e num bicho simpático e mansinho.