sexta-feira, março 28, 2008

Orwell sabia muito


Porque será que não me admiro?
Ficamos a saber, se calhar por um acaso, que
a direcção da cadeia de supermercados alemã Lidl contratou, no ano passado, uma equipa de detectives para espiar as condutas dos seus funcionários, com o objectivo de analisar os seus comportamentos.
Calhou ser esta empresa, mas acredito que pudesse ser outra qualquer.
A justificação óbvia das câmaras que estão instaladas por todos os locais de comércio, é ‘para evitar os roubos’. Será uma medida que se poderá compreender, mesmo que desagradável. «Sorria, está a ser filmado» é um letreiro que vemos em muitíssimas lojas, e noutras nem aparece tal aviso.
Mas se filmam os clientes, é evidente que também filmam os empregados, não é?
Claro que, candidamente, os tipos que até contrataram detectives explicam que «o Lidl não tem como objectivo “espiar os funcionários mas sim detectar comportamentos errados”»
Pois claro.
E se os funcionários também contratassem detectives para conhecer os «comportamentos errados» dos patrões?...

11 comentários:

Farpas disse...

«o Lidl não tem como objectivo “espiar os funcionários mas sim detectar comportamentos errados”»

Pois claro o objectivo até pode ser diferente mas o método é o mesmo!!

Anónimo disse...

Alguém falou em Big Brother?

Ele também era «Brother», né?

Anónimo disse...

Espia-se tudo.
Os clientes porque podem ser ladrões; os empregados porque podem ser incorrectos; e o que passar por ali, em frente da câmara porque nunca se sabe se pode vir a ser preciso...

Anónimo disse...

Esta situação é de um extremo exagero, mas o certo é que as câmaras podem ser úteis para apanhar ladrões.
Não sei se sou influenciado por o que vou vendo nas séries policiais, mas o certo é que por aí ficamos com a ideia de com as gravações de vídeo de pode apanhar criminosos - não apenas ladrões, mas até assassinos e tudo. Se calhar o caso da Maddie tinha ficado logo resolvido se por ali houvesse câmaras de gravar.

Bom, mas o caso que aqui se conta é de uma ordem completamente diferente. Isso é entrar na intimidade de cada um. Livra!!!

Anónimo disse...

É completamente inadmissível!!! Em todos os aspectos.
Desculpa raphael, mas vês as coisas de um modo muito cinéfilo. Aqui, mesmo sem entrarem os detectives (o máximo dos máximos!...) é um enorme abuso. Um empregado tem de tapar uma tatuagem para não ofender um cliente idoso, dizem eles?! Estão doidos ou quê?

Anónimo disse...

Peço para darem uma vista de olhos pelos comentários dos leitores a esse artigo. Olhem que a grande maioria refere que no local onde trabalham (e decerto trabalham em sítios diferentes) também se passa assim.
E a malta amochaa, porque não se arrisca a perder o emprego.

Que mundo, este! Onde temos a nossa dignidade'

Anónimo disse...

Só não tinham máquinas para filmar as notas, quando se instalaram e tinha de ser tudo pago em dinheiro vivo...O Lidl,pois.AB

Anónimo disse...

Se neste teu post (hoje deu-me para isto...) trocares a empresa referida, por Grupo Sonae, TMN...entre outras, não pecas por omissão. Acredita!

cereja disse...

É. A FLores, também penso que a seita é a mesma, este caso deu mais que falar mas todos devem ter rabos de palha.

josé palmeiro disse...

Este escrito, leva-me a falar de um caso, passado exactamente num Lidl, que parece-me que já em tempos referi mas, com o que hoje é dito, faz todo o sentido repeti-lo.
Um familiar meu trabalhou como segurança, nessa cadeia. Um dia, uns alemães, clientes, resolveram agarrar em peças de fruta e comê-las, umas e mordiscar outras, talvez para aferir a qualidade. O segurança, no seu afã, decide segui-los até à caixa, onde informa a funcionária do que se passou, indicando que os ditos clientes deveriam pagar a fruta que comeram e detioraram, que ele, cuidadosamente, apresentou na caixa. Vem o gerente, que como bom gerente, ordena à caixa que faça a conta, sem atender às solicitações e informações do segurança. Depois, ordena ao segurança que se apresente no gabinete, tendo-lhe dito que, deveria ter cuidado pois eram alemães e "nós" temos que tratar bem os estrangeiros, ao que o segurança retorquiu, que a partir daquele momento, se demitia de funções a não ser que para os ciganos e outros de porte duvidoso como, tóxico-dependentes e similares, houvesse o mesmo tratamento.
A conclusão da história é óbvia!

cereja disse...

História "educativa" a tua, Zé Palmeiro, e sintomático da falta de respeito que esses 'meninos alemães' têm por nós. Devem achar que aqui era o terceiro mundo e podiam fazer as alarvidades que lhes dessa na bolha.
Não acredito que lá na terra deles andassem a mordiscar a fruta, ou a provar coisas...
E depois a subserviência do gerente. E estou convencida de que se ele se desse ao respeito com esses tipos, tinha ficado bem melhor colocado, até para eles próprios.