segunda-feira, março 03, 2008

Mas quais ganchos?...

Não é a primeira vez que encontro esta referência tão cómica como a diferença que vai entre a realidade e a ideia que se tem dela.
Estava ontem a ler um romance, não exactamente policial, nem exactamente de aventuras, enfim o que se pode chamar ‘literatura de evasão’ que sabe bem num domingo à tarde.
E não é que a determinada altura, uma personagem feminina que ficou fechada num quarto contra sua vontade, não se atemoriza, e tirando um gancho de cabelo, num ai, enfia-o na fechadura e abre a porta. Grande mulher!
Fico sempre maravilhada.
Por um lado como se abre tão facilmente uma porta. Ainda há poucos meses (até tenho a ideia de ter contado a história para aqui) aconteceu-me ter-se fechado sem querer uma porta de um quarto, e felizmente que estávamos no corredor, porque ela só se abriu 2 horas depois com a intervenção de um serralheiro.
Ora afinal, com um aramezinho, uma pessoa habilidosa não se atrapalha e desaferrolha seja o que for!
Mas por outro lado, fui confirmar que o autor do livro era um homem como eu suspeitava.
Um gancho de cabelo?!
Mas, com toda a franqueza, há quantos anos é que não vêm ganchos de cabelo?... Creio que os últimos que se usaram, foi quando foi moda os penteados “banana” que andamos a rever agora na série do «Conta-me como foi…».
E, para o efeito de abrir as portas, penso que é realmente em ganchos que estão a pensar e não em molas, até que, lá por, isso também já se não usam.
Agora ganchos, com franqueza!....

16 comentários:

Anónimo disse...

Neste post os links ocultos (chamemos-lhes assim) ajudam muito. Eu até sei a que é que chamas 'uma mola', mas um rapaz que passe por aqui imagina logo um arame enrolado em sobre si mesmo, uma mola de sofá!
Realmente hoje usamos uma coisa a que também chamamos ganchinhos -então as teenagers usam imenso - mas é decorativo, são mais enfeites para o cabelo, não acredito que abram fechaduras!

Anónimo disse...

Pois é. Os «ganchos de cabelo» de que aqui se fala, tinham o feitio de um U muito cumprido, e serviam para prender os carrapitos, as bananas, os rolos, essas coisas que se usavam nos penteados há dezenas de anos!
:D

Anónimo disse...

Mistérios da toillete feminina...
Aqui nem digo nada!

Anónimo disse...

o «gancho» não faz link.

cereja disse...

Pois não Gui. Não encontrei uma imagem dos ganchos em que estamos a pensar...Só tipo «capitão gancho» :D e nós estamos a pensar é naquilo que a Mary descreve como um U com os braços compridos.
Não encontrei um boneco.

josé palmeiro disse...

Essa coisa de viver em Lisboa, trás modernices que eu nem imaginava. Então já não se usam ganchos? Cá por casa, as minhas mulheres, que são duas, uma já da outra época, como eu e a outra, absolutamente, dentro da actualidade, usam-nos com frequência. Bom, mas deixemos isso que o que interessa é essa coisa de abrir as fechaduras. Os ganchos, são de aço, para poderem ter aquela tensão necessária para segurar o cabelo e, numa emergência, servem para fazer uma "gazua", que é o utensílio, com que se abrem as fechaduras. Certo, que não é qualquer um que o consegue, mas lá que é verdade isso, é.

cereja disse...

Zé, olha que deves estar a falar naquilo a que chamei «molas» de cabelo. Essas é que têm tensão e isso tudo. Os ganchos (de que não encontrei imagem) não são assim, e desses olha que não sei onde se vendem... E não vejo que a tua filha a não ser que use carrapito, os use ;D

Anónimo disse...

Viva o Macgyver e mainada!!!!
Com um ganchinho, um cordel, uma lata de coca-cola, e não havia pai para ele!!!!

cereja disse...

Pois é Raphael, cá o nosso Palmeiro tem sangue de Macgyver. Até sabe usar gazuas e tudo.
:D

josé palmeiro disse...

Mas deixaste um link de imagem a que deste o nome de gancho. Desses, e de vários tamanhos, é que se usam cá por casa. Agora se a outros te referes, não conheço.

cereja disse...

Pois não, Zé, repara que a Gui se queixou de que o «gancho» não faz link e eu respondi que Não encontrei uma imagem dos ganchos em que estamos a pensar. A imagem que ali está é da palavra que está a azul e refere «mola». Realmente ainda há molas de cabelo, embora agora se usem enfeitadas, com florinhas, pedras, coisas assim.
O que eu chamo gancho, como a Mary disse tem a forma de um U, e usavam-se como se fossem alfinetes enterrados no cabelo.
Mas, se calhar, isto são pormenores de toillete feminina que só uma mulher e não muito nova entende. Talvez o tal escritor ao falar em gancho pensasse noutra coisa :D

josé palmeiro disse...

Ao ler melhor, tudo o que foi escrito, devo dizer que, sei muito bem do que estás a falar, tal como a Mary, e desses, também os há, cá por casa, só que o seu uso é escassíssimo. Parecem umas forquilhas eu sei. Onde ainda os há e com muito uso é em Espanha, em todo o sul. Muito usado nas festas em que elas se vestem com os trajes andaluzes e os usam para segurar as mantilhas. Agora já me sintonizei com os ditos ganchos, que eram de metal ou de massa. Espero não ter cometido nenhuma gafe.

josé palmeiro disse...

Ao ler melhor, tudo o que foi escrito, devo dizer que, sei muito bem do que estás a falar, tal como a Mary, e desses, também os há, cá por casa, só que o seu uso é escassíssimo. Parecem umas forquilhas eu sei. Onde ainda os há e com muito uso é em Espanha, em todo o sul. Muito usado nas festas em que elas se vestem com os trajes andaluzes e os usam para segurar as mantilhas. Agora já me sintonizei com os ditos ganchos, que eram de metal ou de massa. Espero não ter cometido nenhuma gafe.

josé palmeiro disse...

Andavaisto para aqui engatado, sem entrar, até que entraram, dois de seguida, as minhas desculpas.

cereja disse...

Ora essa, quando os comentários fazem eco, até me aumenta o score!! :)
OK, era mesmo isso que eu queria dizer, Zé.
Mas se calhar sou eu que sou cocabichinhos, e é uma esquisitice como outra qualquer.

Anónimo disse...

Bem se vê que ninguem aqui percebe de cabelos e e respectivos acessorios...

GACHOS, é uma palavra generalizada que se divide em duas, MOLAS e INVISIVEIS(O link dá acesso á imagem do gancho mola)

Existem ganchos mola de diversas cores e tamanhos da mesma forma que existem nos ganchos invisiveis. Estes no entanto existiram no passado em material tão fino (quase como um fio de cabelo) dando aí origem ao nome.

Os ganchos mola são duros, servem para apanhar o cabelo com mais força e suporte.
Os ganchos invisiveis são geralmente flexiveis, servem para aconchegar determinadas madeixas de cabelo e não têm resistencia alguma, no entanto e no caso do penteado banana, trabalhando em sintonia com os ganchos mola, criam uma rede de suporte sustentada bastante resistente e invisivel (quando devidamente aplicados)
São cruciais em penteados elaborados que exigem altura e sustentação areada, como no caso de penteados de grande gala e penteados de noiva.
São os ganchos invisiveis na cor certa que suportam os enormes veus de noiva quando estes não trazem uma travessa.

Houve antigamente, quando as mulheres transformavam os seus cabelos em obras de arte, grande uso deste genero de ganchos (invisiveis) que tiveram origem nos classicos de tartaruga, osso ou massa plastica (estes sim, grandes raridades) que eram usados para apanhar em monho ou toutiço grandes porções de cabelo (como a imagem da actriz Catarina Avelar mostra).
Eram ganchos grandes e bastante visiveis, havendo inclusive alguns adornados na curvatura principal.

As classicas travessas, tambem feitas em tartaruga, osso ou massa plastica, deram de alguma forma origem aos ganchos mola pois são utilizados 'quase' da mesma forma.

A moda de acessorios de cabelo foi mudando sempre e acompanhando as necessidades da mulher e seus penteados, hoje em dia quase já não se usa nas mulheres mais modernas este tipo de ganchos, no entanto os ganhos mola são bastante utilizados por adolescentes e raparigas de conceito alternativo que usam e abusam deles. Existem simples e bastante adornados.

Sobre os cabelos apanhados e respectivos ganchos, travessas e demais acessorios do genero, que chamar aqueles pauzinhos que se utilizam sozinhos ou em dois, nos cabelos retorcidos que se apanham de forma blazé!? Tudo é uma reposição de tudo e apenas se alteram algumas coisas.

Espero ter exclarecido os mais leigos.

BAD HAIR DAY
( www.luanfico-hair.blogs.sapo.pt )