segunda-feira, março 03, 2008

A fugir


O título chama a atenção:
«Portugueses estão a fugir para Espanha»
Muito bem. No corpo da notícia ficamos a saber que «os portugueses são a quarta maior comunidade proveniente da União Europeia» ou seja que a Espanha é muito atractiva como país de imigração.

Depois de se ter imigrado para o Brasil (onde é que isso já lá vai…) para França, para a Alemanha, Luxemburgo, Canadá e até Estados Unidos, agora ficamos mais ao pé da porta – Espanha.
Natural. A qualidade de vida é bem melhor lá.

Mas volto a gostar do título da notícia: A fugir.
E a fugir de quê?...

Pois é.


15 comentários:

Anónimo disse...

Mas quem não foge????
É o mais natural, quase instinto de sobrevivência.

Anónimo disse...

Também não está mal o viver-se na fronteira: compra-se quase tudo lá, começando pela gasolina, e vamos vivendo por cá. Claro que se estamos doentes também recorremos a Espanha, está visto!
Pois é. O melhor é viver na raia.

Anónimo disse...

Ai, Emiéle, Emiéle, é só o que apetece é fugir!

Anónimo disse...

... mas já agora esperamos mais 8 dias a ver em que param as modas por lá.
Apanharmos de novo com o Aznar seria... Aznar!

cereja disse...

´Bóra aí!
Todos juntos!!!

josé palmeiro disse...

Viver na raia? Não será mau, de todo, mas também não é lá grande coisa. Já foi bom, sim senhora, agora com os IMI(s) a subirem e os ordenados a baixarem, para não falar nas condições de trabalho e de protecção social, que os de cá nos oferecem, o sair, não é que esteja na moda, mas é, sem dúvida o melhor caminho. Com a ressalva do King, desse esperar oito dias, para ver em que param as modas, que isto de escolher entre Sócrates e Rajoy, não sei , não sei.

Anónimo disse...

Oh Pópulo, fogem de Portugal, nem há que complicar.
Mas ainda bem que falam nisso, parecem-me de grande importância as eleições em Espanha ( embora seja de ir para lã, de qualquer maneira, julgo ),a outra Espanha existe, o pp é um enorme perigo para a democracia, jogando com todos uns trunfos, das igrejas à ETA, mas a "minha" Espanha está dividida, daí o apreço que me dá a lúcida intervenção de Saramago. PCP que o diga.
Por miúdos: suponham que o benfica ( não desperdicem letras grandes, que o não merecem )jogasse com o Desportivo de qualquer coisa. Essencial é que o benfica perca, estou-me nas tintas para o Desportivo, temos é que ver o que é essencial. Claro, se preferirem outro exemplo de clubes, usem outro, mas o que conta é a proposta que aqui vai.

cereja disse...

Este comentário do FJ é muito importante para chamar a atenção sobre o que se passa ou pode passar em Espanha. Porque se a Direita ganha lá, muita coisa se pode passar, com o 'preciosa' ajuda da Igreja, e nenhuma boa!
(Claro que têm de desculpar - e falo para ti, Zé Palmeiro - o seu Sportinguismo tão forte e ao vivo depois do jogo de ontem :D)

Anónimo disse...

Realmente o post foi escrito a brincar (a brincar com coisas sérias é claro!) mas abriu caminho a esta chamada de atenção do FJ.
Eu gosto sempre muito do que ele diz. De um modo geral é irónico e trocista, mas é uma ironia que eu aprecio, e desta vez chama a atenção para que o Direita espanhola é A SÉRIO. E aquela unidade de direiras pode ser muito arriscado, é um caso em que mesmo quem tenha algumas dúvidas deve votar no PSOE, sim.
As sondagens estão a ser um pouquinho favoráveis, mas já aqui a Emiéle chamou a atenção para que as sondagens em Espanha consta que se enganam muito. Quase sempre, até. Oxalá desta vez não.
Porque "absoluta" não a desejo, veja-se o que se está a passar cá, mas maioria, isso é muito desejável.
Oxalá!

Anónimo disse...

Eheheheh! Quanto à piadinha sobre o Benfica, pfff... Ao pé do que se lê em sentido contrário no Troll quando o Daniel Arruda lhe dá para falar de futebol, isto foi de uma estrema delicadeza! :)))
Eu até gosto dele, mas desatina por completo com o futebol, parece parvo.

josé palmeiro disse...

Gosto de Desporto, e não me importo de gastar as maiúsculas, quando ele a merece. Torço pelo Benfica, desde que me conheço, mas não pelas vitórias, coisa efémera e não sempre de verdadeiros vencedores. Abomino os doentes da bola e consequentemente as claques. A direita espanhola, conheço-a tão bem quanto a nossa, não a quero nem ao fundo do quintal. Pena é que os socialismos da Ibéria, sejam todos tão "dextros", mas não confundo.

Anónimo disse...

emiele: não sei bem o que se passa com outras igrejas, mas queria referir-me mais concretamente à(desconheço por completo a teoria dos assentos, não levem a mal, foi até um "privilégio"--cuja explicação não interessa aqui )católica.Faltou-me mais a coragem, não foi bem por respeito.
Joaninha e J. Palmeiro: arriscaria que a direita espanhola não é bem tão igual ´(?)a nossa, acho que mata muito mais, e mais mataria se a deixassem. É uma verdadeira potência do mal, e como não podemos ver o futuro, podemos rever o passado.
IP: nda tenho contra o benfica, excepto a imortal tendência para comprar ( ou será alugar?)árbitros.Estive no derby, e os principais momentos polémicos foram mesmo perto de mim. E se não tenho dúvidas que o M. Veloso tocou a bola com o braço, tambem não as tenho sobre o canto que não existiu e que deu o "golo" do benfica ( e subiu a conta bancária do vosso parati )e sobre a entrada violenta na área que era de penalti contra o benfica. Só que a conta bancária pesou mais, o gajo é humano, que diabo e até apostaram nisso. De resto o chamado derby foi fraco, como foi possivel que aquilo fose o 2º contra o 3º?!

Anónimo disse...

Pópulo:agora que já tive uma deixa para falar das eleições espanholas, preciso duma para falar da evolução do "China Daily" ( e não da RPC, claro mas da sua imprensa oficialmo). Vejam a de hoje:"religion can promote harmony".Vale tudo para a harmonia..

cereja disse...

FJ - olha que se quisesses fazer um comentário mais alargado, tinha todo o gosto em to passar a post.
Pensa nisso.

Hoje não me deu para falar na China, mas tenho ali um boneco todo jeitoso.

cereja disse...

Eheheh!
Claro que o convite sobre o comentário/post era sobre a China, não sobre o futebol!
Aliás, em relação ao futebol sei bem que a tua opinião sobre a maioria dos clubes profissionais é bem crítica. Mas é claro que entre os rivais de Lisboa ( e se estiveste ali ao vivo) a coisa aquece. Mas o som do apito deve ouvir-se em Portugal inteiro.