terça-feira, março 25, 2008

Direitos de autor

Era de esperar.
Primeiro foram as músicas. Como se conseguia sacar músicas da net, as editoras discográficas partiram em guerra contra os donwloads, e a pirataria na net. A coisa ainda está em discussão, se a música é apenas para o próprio ouvir, parece que se aceita que se possa ir buscá-la à net…

Agora vêm os textos. Sabemos que o Google é a maior enciclopédia conhecida. Com paciência e dominando a técnica podemos lá encontrar completamente tudo! Portanto estava-se a adivinhar que os Editores querem o Google a pagar direitos de autor
Claro.
Pelo que leio, por enquanto são sobretudo os jornais que protestam, apesar de não entender, porque quando se vai procurar no Google é sobretudo para achar o site do jornal. E isso é grave?

Quanto à outra imprensa, tirar um livro inteiro da net e ainda por cima imprimi-lo não é barato nem rápido nem fácil. Além de que nunca fica tão bem, eu prefiro um livro «a sério». Só vale a pena se o preço do livro de papel for mesmo bastante caro, não é? Creio que aqui a bandeira dos «direitos de autor» serve um pouco para tapar a outra dos «direitos de editor».

Contudo, é certo que isto vai dar que falar.


5 comentários:

josé palmeiro disse...

Este caso, tem tanto que se lhe diga, que é impensável, aqui fazermos qualquer acção que não seja o alertar e por os criadores à coca, de saber onde para o dinheiro a que eles, como criadores, têm direito, e, já agora, saber para onde vão ou têm ido os milhões.

Anónimo disse...

Olha, como sobre isto sei pouco, não vou opinar nada, mas não me cheira que os tais direitos de autor tenham enriquecido nenhum autor a não ser os muuuito famosos.
Para mim é mais questão de «direitos de editor» como lhes chamas.

Anónimo disse...

Claro que já viram, pela notícia, que o importante é a publicidade!
Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money, Money....

Anónimo disse...

De qualquer modo o Google tem dinheiro que deve chagar para pagar o que eles querem e ainda guardar uns trocos...

Sem negar que este motor foi a maior descoberta que a net nos proporcionou!!! O que seria de nós sem ele?!

cereja disse...

Estrela (ao tempo que não deixavas aqui um ar da tua graça! os leitores do Pópulo são um tanto sazonais, excepto os eternos, Joaninha, King, Palmeiro :D) tens razão, o Google não se deve queixar de falta de fundos, e talvez possa pagar, mas continuo a não ver que os jornais fiquem prejudicados. Chegam ao site mais depressa, é tudo.