sábado, março 29, 2008

A cadeira do poder tem cola

Só pode ser.
E cola daquela muuuita forte!
Nós conhecemos, para além do caso que sempre se evoca do Jardim, muitos dirigentes que, depois de assumirem um cargo, consideram que é um emprego para toda a vida e a verdade é que, com caciquismo ou não, o certo é que os seus eleitores os vão sistematicamente reelegendo, se calhar na perspectiva de que o que vier depois ainda pode ser pior… Ou não. Porque consegue que a sua gestão seja considerada a melhor pelos seus eleitores.
Mas, sinceramente, pensei que esses casos fossem aí uma meia dúzia, vá lá uma dúzia, mas que na generalidade das autarquias se fosse fazendo uma saudável rotação.
Erro.
Afinal a maioria, quase três quartos dos actuais presidentes de Câmara, está há 12 anos ou mais à frente das suas câmaras!
Dinossauros?
Huuummm…
É que esses desaparecerem há milhões de anos. Ou afinal o Parque Jurássico não era apenas um filme?

7 comentários:

Anónimo disse...

Sabes que eu às vezes penso que é a Lei do Menor Esforço. Os eleitores acham que aquele já conhecem, e para mau já basta assim...
Depois há o tal caciquismo que é uma realidade. Eles criam as suas clientelas, e isso é uma bola de neve!

Anónimo disse...

Desculpa Emiéle mas aquele dinossauro é um amor. Apaga aquele e põe mas é um horroroso, que assim não vale!

josé palmeiro disse...

Na verdade, usam cola.
Lembrei-me agora da marca: "Duco".
Não é daquelas que colam os cientistas ao tecto, mas colam os autarcas e demais governantes ao fundo das cadeiras, que ocupam.
Reina ainda, neste país, porque é este que me interessa, algum, senão muito caciquismo, que os nossos autarcas usam com saber e resultados.
Foi o que os seus tutores, as organizações partidárias a que pertencem lhes ensinaram e incentivaram a fazer. As leis que criaram, nesta democracia de faz de conta, concorreu para este estado de coisas que, com a junção do que a Mary diz, e com que eu concordo, trouxe esta realidade que referes.
O edifício foi assim construído e só com uma derrocada se alterará.

josé palmeiro disse...

A Joaninha anda aqui ao mesmo tempo que eu, saúdo-a!
Tem toda a razão ao fazer o pedido que faz. Muda lá isso.

cereja disse...

:)))
Realmente é um dinossauro simpático, este! Não é «excelentíssimo» como do Cardoso Pires!

Lá a qualidade da cola, não sei, mas que gruda muito bem, está à vista. Mas a verdade é que eles são eleitos, reeleitos, re-reeleitos, re-re-reeleitos, até parece que naõ há outras opções.
Mas o que me chocou foi a percentagem dos casos. Viram bem: mais de dois terços?...

Anónimo disse...

Mas as alternativas são assim lá muito diferentes?...
Não sou analista politica nem nada que se pareça, mas tenho para mim, que os eleitores lá terão as suas razões. Passam do PSD para o PS e do PS para o PSD. O que mudou?
Olhem uma que conheço mais ou menos bem - Sintra. Já teve as duas cores e não se notou diferença nenhuma! Acabo por entender a malta de Oeiras: o Isaltino pode ser corrupto, manda os seus dinheiros para a Suíça etc e tal, mas eles dizem (eu não vivo lá) que a terra se tem desenvolvido, anda limpa, tem transportes, alguns espaços verdes, ruas decentes. Então... para que vão mudar?

Anónimo disse...

Bem mas realmente com este querido dinossaurozinho o "fenómeno" até parece agradavel e simpático.A corigir daqui a um ano, salvo derrocada á jp.