As siglas
O uso de siglas é muito bom.
Dá outra rapidez à conversa, entendemo-nos bem sem estar a declarar por extenso nomes compridos e que atrapalhariam a fluidez daquilo que se quer dizer. E vá lá que nós, em português, não temos o costume de abreviar as próprias palavras como os franceses, que muitas vezes para quem não domina muito bem a sua língua podem conversar rapidamente sem que um estrangeiro entenda metade daquilo que dizem…
Óptimo, por cá dizemos as palavras completas excepto quando elas são muitas e portanto apenas se diz as suas iniciais. Nada contra, um esquema impecável para quem sabe.
Claro, para quem sabe.
Porque a verdade é que existem siglas que são comuns a mais de uma referência. A primeira que me fez alguma comichão ao ouvido foi o PC. Quando eu era novinha, e se falava em PC não havia engano, estava-se a falar de um partido político. Toda a gente sabia.
Um dia ouvi alguém referir-se ao «meu pc» e aquilo soou mal. Como? O PC «dele»? Quando a expressão foi repetida por muita gente, entendi – era o computador, o Personal Computer, assim dito à inglesa. Entendi, e passei o primeiro dos PC para outra categoria.
Depois ainda apareceu outro pc, mas desta vez quase só aparece escrito – quer dizer «politicamente correcto». Mais um. E lá o arrumei.
Desde há uns tempos que me tem chocado ouvir falar em PSP, em frases um tanto absurdas. «O meu filho tem-me moído o juízo, quer um(a) PSP para prenda de Natal». (????) Quando ouvi, sorri e pensei que era uma graça. Ná. Outra mãe lá se queixou de que tinha encontrado o PSP debaixo da cama a encher-se de pó, e vi que estava enganada.
Actualizei-me.
Mas fico à espera da próxima sigla extraordinária. Extraordinária para mim, é claro.
Que sou uma MSP (mulher do século passado)
8 comentários:
Tal e qual!
Identifico-me completamente com o que dizes. A confusão que faz - e essa do(da?) PSP é do caraças! Agora estou familiarizado, mas tal como tu, da primeira vez fiquei aparvalhado!
Mas como é isso? O AC alguma vez terá dito por PC ao JS que o PC não era dele?E O PSP debaixo da cama não é uma coisa do século passado quando ainda havia um electrodomestico chamado "sopeira"?Claro que sei não estar a ser pc.AB
Talvez por eu ser, HSP, tenho uma certa dificuldade em descodificar as siglas, Gosto mais de tudo por extenso, não tem que haver pressas, pois a morte, espera a cada esquina, e podemo-nos estampar.
Falar à pressa, comer à pressa, amar à pressa, ainda por cima, por siglas, onde é que isso já se viu?
Oh Zé, mas algumas dão jeito.
Olha lá, a gente a dizer «o partido social democrata barra partido popular democrata» (ou é o contrário?...) que estucha!!!
Mas é uma praga, voc~es t~em alguma razão. É a PT, a EDP, o SMAL, o RMG, o SMN, a gente nem sabe de que está a falar. Lembram-se do Negrão quando teve o desplante de concorrer à Câmara de Lisboa e trocou as siglas das empresas? :)))
Claro que a mesma sigla servir para diversas entidades pode dar bronca. Os teus exemplos são cómicos.
E mais cómico ainda o comentário da AB! A sopeira e o magala eram de revista, não era...?
:)) Excelente a observação da AB (olha! será sigla?)
Realmente o AC nunca pensaria que o PC seria dele, olha quem... :)
Mas se há muitas que a gente domina bem e até nem nos lembramos que «aquilo» tem outro nome, um nome quero eu dizer, há umas que é preciso cá um esforço para entender de que é que se está a falar...
AC quererá dizer Antes de Cristo?...
:))
Fiquei aqui sem comentar a espremer a memória a ver se me lembrava onde tinha ouvido uma conversa muito engraçada, de uns humoristas quaisquer (não era o Gato, desta vez) a gozar com isto e tudo «conversado» em sigla.
Tinha muita piada mas não sou capaz de recordar onde foi...
Ná, Joaninha, o PC é que se pode definir como ANTES de AC e DEPOIS de AC.
Claro que estou a falar dos "personal cumputers" como entendeste.
Enviar um comentário