quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Um blog muito interessante



Aqui há uns tempos li uma notícia num jornal sobre uma caixeira de um supermercado que escrevia um blog.
Fiquei logo de orelha arrebitada, porque me parecia uma ideia sensacional. A quantidade de histórias que nós, que só passamos por uma bicha de supermercado de vez em quando conseguimos ouvir quando estamos com disposição para isso, dá para imaginar o que é que uma dessas meninas das caixas não pode observar, ouvir e contar.
Mas infelizmente, nessa notícia só nos diziam que a blogger era francesa e o blog se chamava «Caixa sem Futuro» o que não foi suficiente para descobrir a localização do blog. Até porque o seu nome actual é
«Les Tribulations d’une Cassière»
Finalmente, através da Nise, sempre vim a encontrar o blog, mas quando ele estava a fechar a porta… Funcionou de Abril de 2007 a 3 Fevereiro de 2008! Azarito o meu…!
Ela, a Anna, tem 27 anos, começou neste trabalho há uns sete porque queria independência e para financiar os seus estudos. Mas, atenção, esta «menina da caixa», tem um diploma em linguística, o que não impede que uma vez tivesse ouvido uma senhora dizer à filha: : "Tens de estudar, ou vais acabar como esta mulher" (?!?) Foi aí que decidiu começar a escrever o blog!
As histórias que aqui encontramos dão para ficarmos a ler até ao fim-de-semana. Encontramos de tudo, clientes que roubam airosamente, piadas que as meninas da caixa vão dizendo umas às outras para aliviar o trabalho, clientes engraçados, alguns de uma arrogância desmedida, outros cúmplices, muitos que nem a vêem ou nem respondem ao seu cumprimento, outros extremamente simpáticos.
Mas as histórias sucedem-se, muitas, fatias de vida ao vivo, ali, acabadinhas de sair do forno.
Muito interessante, esse dia a dia de gente de vária espécie, de classe média na sua generalidade, onde desfilam não apenas os clientes vistos pelos olhos da menina da caixa, como também os seus colegas, ou os seus chefes.
Recomendo a leitura.

PS - Atenção, já encontrei o link da entrevista. Está AQUI

10 comentários:

Anónimo disse...

Fui lá espreitar, que tu mandaste e eu sou muito obediente, mas é como dizes, aquilo não dá para se ler de passagem.
Assinalei o link e vou começar a passar por lá para ir lendo devagarinho.

Anónimo disse...

Já me tinha ocorrido isso. Se um cliente 'normal' numa fila de supermercado apanha com tanta história curiosa, a menina da caixa deve ter imensas para contar!
Mas pelo que li lá no blog dela, aquilo vai sair em livro.
Aí temos mais calma para saborear tudo.

Anónimo disse...

Tinha lido há tempos a notícia num jornal, Notícias ou Público já nem sei.
Não fui procurar o blog, isso não. Aliás apanho aqui a papinha feita :)))

josé palmeiro disse...

Estou como a Mary.
Há profissões que são privilegiadas, no que diz respeito aos contactos humanos, digamos, sem regras, onde as conversas saiem sem pensar sem espartilhos e sem condição. Todos, nessas situações dizemos coisas e tomamos atitudes que noutra situação não fariamos. Vou ver pois fiquei curioso.

Anónimo disse...

Vi a entrevista com ela na TV5.E pareceu-me muitissimo interessante.Aliás,há uma outra autora, essa já confirmada, e que tendo trabalhado numa multinacional japonesa retirou do seu ambiente de trabalho e sobretudo dos chamados poderes intermédios uma história fabulosa.È a Amelie Nothombe.AB

Anónimo disse...

Ainda bem que voltei cá. Deves ter deixado o link da entrevista pela hora do almoço que de manhã não estava. E ajuda bastante.
Muito interessante.
Como disse o Palmeiro há profissões especiais, para este tipo de conversas. Já tenho imaginado que seria bem giro se um taxista conseguisse ter um blog, também!
Deve ouvir coisas formidáveis.

Anónimo disse...

Emiéle, não podes por legendas no vídeo...?
:p

cereja disse...

:))
OK, Raphael, acredito que o francês falado depressa seja difícil de seguir...
Mas por outro lado podemos voltar a passar o vídeo as vezes que se quiser, não é verdade?...
De qualquer modo, podemos passar pelo blog de vez em quando a ler umas histórias, e o outro caso que a AB nos contou deve ser também muito interessante.

King, não sei porquê não estou a ver um taxista dos «nossos» vulgares de lineu, a escrever desta maneira. Se calhar são ideias feitas...!

Inês disse...

É porque não viste (eu tb não) o taxista que foi ao "Quem quer ser milionário".
Contou-me quem viu e pasmou com a classe daquele homem.

cereja disse...

Realmente não vi, Nise, e aceito que toda a regra tenha excepção.
Aliás, tive uma vez um comentário de um taxista, aqui no blog, extremamente bem feito e bem escrito. Eu tinha escrito já nem sei bem o quê, sobre a «praça de táxis do aeroporto» e ele chegou aqui pelo google. Explicou-me umas antas coisas de que eu não fazia ideia, como é natural, mas de uma maneira simpática, correcta, educativa até! Tirei-lhe o meu chapéu, na altura...