terça-feira, fevereiro 26, 2008

Seis euros e quarenta…?

Como imagino que a quase todos nós, os que não são advogados nem familiares de nenhum, as discussões do novo Bastonário com o Poder Político tem-me interessado sobretudo por ele se atrever a dizer em voz alta o que se resmunga por aí, e dizê-lo com bastante desassombro. Ou seja, o que tem interessado é aquilo que diz respeito a todos.
Mas a verdade é que ele foi eleito para defender os interesses dos advogados, e foi bem claro desde o início, referindo que a classe não pode ser avaliada por aquilo que os seus «barões» transmitem mas que há muitos e muitos «pequenos advogados» que não beneficiam desses estatutos dos famosos nem tem uns ganhos milionários.

Mesmo assim não estava preparada para ler que nas negociações entre a Ordem e o Governo, se discutiu uma portaria que ia sair onde, se por um lado se alargava o número de pessoas com acesso gratuito a uma defesa oficiosa, por outro se pretendia reduzir mais de dez vezes os honorários aos advogados, podendo chegar aos 6,40 euros por processo, já com as despesas incluídas
Como?!!
Propunha-se pagar 6,40 € por um processo e com as despesas incluídas?... Menos do que eu pago por hora à pessoa que me aspira o chão e passa a roupa a ferro? Não é uma questão de estatuto ou de puxar de galões, mas enfim... sempre é trabalho especializado.

Parece que, possivelmente dado a energia deste Bastonário, a proposta foi alterada, mas que tivesse sido feita já revela um descaramento e falta de respeito inauditos!
E talvez se espere que sejam umas defesas bem feitas e bem organizadas, ou isso não interessa?...
Tem também alguma graça o bom-bom prémio que darão aos advogados que consigam resolver os casos sem chegar ao tribunal – recebem mais 50 € por esse feito. Deve ser um bom negócio para os tribunais, que creio que um julgamento deve ser bem mais caro do que isso…

3 comentários:

Anónimo disse...

A ideia que tenho é que é uma profissão onde há realmente tubarões e 'joaquizinhos'
E, se calhar os jiaquizinhos são mais que os tubarões, mas a imagem pública não é muito favorável. Ir consultar um advogado não se faz como ir ao médico, temos sempre a ideia de que a consulta é bem superior a de um especialista de medicina.
Se calhar estamos enganados..
E essa oferta, é quase insultuosa!

josé palmeiro disse...

A Joaninha já disse tudo, quando refere os peixes, aliás o Padre António Vieira, a dado passo, quando fala dos peixes e para os peixes, diz: "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora ao contrário era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastaria um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam 100 pequenos, nem 1000, para um só grande".

Anónimo disse...

São valores que parece que são atirados para a malta rir...
Quanto é que custam as ditas «custas»????