terça-feira, fevereiro 26, 2008

Lá vou ter de falar no Apagão Mundial


Tenho uma coisa (só uma, eheheheh!) onde tenho mau feitio.
Quando recebo um recado ou mensagem por email ou msn, dou-lhe a importância que merece, muita, pouca, assim-assim, conforme os casos. Mas quando esse FW se começa a reproduzir mais depressa que uma ninhada de coelhos, começo a olhá-lo de ponta. «OK! Já sei!» penso eu, de cada vez que chega um. E se chegam muitos mais, começo a embirrar com a mensagem.
Aqui há uns tempos fui avisada de que no dia 29 de Fevereiro das 7:55 até às 8 - da noite, é claro - se devia apagar tudo o que fosse eléctrico nas nossas casas, e isto ia ser a nível mundial para «o nosso planeta poder "respirar"».
Achei bem.

Depois a mensagem começou a voltar, reenviada por toda a gente! Ontem contei umas doze, todas iguais. E até o meu filho, todo preocupado com questões do ambiente, veio inquirir: «- Já falaste lá no blog?» «- Quêêêê?» «- Então, sobre o apagão de sexta-feira!?»

Tem de ser. Terei de «cumprir o meu dever cívico» e passar a mensagem (apesar de calcular que quem por aqui passa também já recebeu 50 avisos destes!) para que na sexta, dia 29, durante esses cinco minutos desliguem a electricidade lá de casa. Penso que o mais rápido seja desligar mesmo o botão geral do quadro… assim não nos esquecemos de nada.

E vamos imaginar o que se pode fazer em cinco minutos* de escuridão – é mesmo muito pouco tempo, afinal…


*deve ser para não dar tempo ao frigorífico descongelar...

11 comentários:

Glaukwpis disse...

Será que posso ter o Mp4 a funcionar? Ok, sou da geração electrodoméstico... Não tenho culpa!
*

Anónimo disse...

Já tinha ouvido, já!!!
Também recebi 986587986 mensagens a insistir nisso.
E tal como tu, na minha casa a ecologia é quase uma tara!

Mas cinco minutos passam depressa (realmente não dá para nada de giro...) o tal tempo de evitar que o congelador descongele...

josé palmeiro disse...

Veremos, quantos cumprem e, principalmente, os resultados. Apesar de concordar, sem pestanejar, estou a ficar um pouco farto de ser, "dos poucos". Entendo que muito mais eficaz seria, todos nós, no dia a dia, sermos mais parcimoniosos, no uso da energia e do respeito pela natureza e assim pouparíamos muito mais e mais eficazmente. Aguardemos.

Anónimo disse...

De acordo com o Zá.
Tá bem, é um símbolo, SE todos o fizessem até se poupava uma energia do caraças, tudo bem, mas se não o fizermos no dia a dia, não passa de um símbolo!
By the way, tambem recebi com a Joaninha 29456473987 FW sobre o tema. Acaba por ter o efeito oposto como chamas a atenção!

Anónimo disse...

Não é Zá é Zé (Palmeiro já agora!)
Uma gralha parva mas que se entendia, creio eu.

Alex disse...

É o preço da popularidade querida amiga... eu recebi, reenviei (para ti também, claro)mas estou a entrar em depressão: só recebi uma vez...
Mas na 6ª-f. vou enviar uma mensagem colectiva a dizer: não se esqueçam de apagar às 5 prás 8h... É que se não lesse agora o teu post já me tinha esquecido, he,he,he

cereja disse...

Alex - NÃO- ACRE-DI-TO!!!!!!
Olha que tu... :)))
É que com tanto email é mesmo preciso ser distraída!!!
Eu escrevi o post para contentar aqui o rapaz que estava preocupado que alguém se esquecesse... Afinal tinha razão!

saltapocinhas disse...

não me estava a apetecer muito participar porque a mensagem que recebi dizia das 19:45 às 20:00.

tanto tempo!
mas assim por 5 minutinhos acho que vou aderir!!

saltapocinhas disse...

mas o importante é o que se faz todos os dias!
eu desligo as luzes sempre que não preciso delas (estou a falar das da escola, não é só daquela que eu pago).
desligo as luzes ao intervalo, desligo as luzes no intervalo de almoço (e de caminho ainda desligo as da sala da minha colega)
e em casa também tento nunca desperdiçar.

cereja disse...

Palmas para a Saltapocinhas!!!
É isso mesmo!!!
Claro que estes movimentos tem o seu valor que é o de chamar a atenção para o problema. Eles dizem que se TODO O MUNDO fizesse esses 5 minutos de pausa, se pouparia (espera aí, fui ver, num dos FW diziam números mas no que guardei diz apenas que «a poupança energética pode ser brutal». Enfim, é vago mas...
Claro que nem todo o mundo o vai fazer, uns tantos carolas como nós!
Mas o importante é isto que diz a saltapocinhas: cada um começar mesmo a poupar! As tais lâmpadas que eu comecei a usar, por exemplo. Levam tempo a «aquecer» mas depois ficam bem! E os aparelhos de aquecimento que e no que gasta imenso só se ligarem quando precisamos deles, e depois ter o cuidado de os desligar. Aliás se usássemos vidros duplos por exemplo as casas ficavam bem melhor isoladas.
Etc...

cereja disse...

E outra coisa que a Saltapocinhas diz: mesmo quando não somos nós a pagar o cuidado deve ser o mesmo! Muita gente nem se rala, e é um egoísmo tremendo.