terça-feira, janeiro 29, 2008

Violência e armas

Foi notícia ontem, a morte de dois rapazes de 20 anos, no que foi sugerido como uma luta entre gangs , aqui, nos subúrbios de Lisboa. As notícias posteriores apresentam a história de outro modo, mais impressionante e chocante - afinal os tiros foram disparados por um miúdo de 16 anos e por problemas amorosos.
Impossível? Aconteceu. Tiros e mortes entre miúdos que ainda andam na escola!
Na véspera tinha lido que num jogo de futebol uns adeptos (???) loucos furiosos de um clube tinham lançado alguns “very-light” para o campo de futebol durante o jogo e antes disso um outro adepto tinha sido esfaqueado.
Dois casos, em pouquíssimo tempo, muito diferentes mas assustadores e que devem fazer pensar na facilidade com que se usam armas hoje em dia. Por um lado como se organizam estes bandos «
acusados de assaltarem à mão armada os miúdos que regressam da escola» e que depois se habituam à violência banalizando-a desta forma? Como se chegou a este ponto?
Por outro lado, como é possível entrar-se num Estádio com “very-lights” e com facas é coisa que não entendo.
No Estádio onde o meu filho costuma assistir aos jogos, a busca à entrada é de um rigor que nem na entrada de um avião hoje em dia. As sanduíches que leva de casa ainda passam, mas um pacotinho de sumo já não entra… (pacote, não é garrafa!) E, uma vez que teve a ingenuidade de levar uns binóculos para apreciar melhor o jogo, viu-se perante o dilema de ter de escolher entre entrar e ver o jogo ou ficar com eles... voltando para casa. Bem, ofereceu-os ao vigilante, está visto.
Fartei-me de refilar, que eles eram excelentes, de uma boa marca…

Isto para dizer que não consigo entender, se as normas são iguais como imagino, como raio é que entram lá facas e foguetes?...

E o «dono da casa», que deveria ser responsabilizado, limita-se a dizer: "É de lamentar que estas coisas aconteçam num jogo de futebol e que pessoas venham para um recinto desportivo com armas brancas."

De lamentar?!

Só?





7 comentários:

Anónimo disse...

Violencia juvenil,posse de armas ilegais,e estádios de futebol,são misturas, que de tão exaustivamente faladas, se vão tornando corriqueiras.Sabemos isso,sabemos que o futebol,hoje em dia tem associada toda a corrupção e negociata que passa também pelo armamento das claques ou pelo menos sobre a vista grossa sobre ele ,etc,etc.Sabemos da famosa "segurança" a de Lisboa e do Porto e gangs associados,mas a pergunta continua por fazer?Como é que um governo tão autoritário com o queijo da Serra ou o presunto de Lamego continua impávido e sereno sobre estas "actividades económicas" tão rentáveis?.AB

Anónimo disse...

Olha que desta vez tenho a sensação de que misturaste dois posts num só.
Claro que o tema da violência descabelada, como disse agora a AB, invede tudo. Mas por mim teria escrito uma coisa sobre esses gangs quase infantis que atacam as escolas e aí fazem a sua "aprendizagem" do mundo do crime. Um assassino de 16 anos é sempre chocante (ainda ontem à noite, num CSI, a história desvendava-se com um dos criminosos ser uma rapariga de 16 anos e o outro um rapaz de 17!)
Por outro lado, realmente a vigilância aos Estádios é muito rigorosa em muitos casos. Também sei que aqui em Lisboa (não sei se o clube de que falas é o mesmo) são quase que exagerados. E nem entendo como entra um verylight e passa por essa vigilância! (eu teria feito outro post com isso)

josé palmeiro disse...

Mais uma vez, o facto de chegar depois da AB, não me deixa margem a não ser para concordar inteiramente com o que diz. Só acrescento uma coisa, ela fala no queijo da Serra, e eu, como estou nos Açores falo do queijo de S. Jorge, que para ser BOM, tem que ser feito com leite cru. Vejam só o perigo, para todos nós!!!

Anónimo disse...

Nem se sabe porque ponta pegar, não é?
A parte dos miúdos é assustadora. Claro que há gangs, a gente sabe isso, mas andarem armados de pistolas?! Putos de 16 anos?....

Quanto ao futebol, também sabemos que é um potenciador de descontrolo e violência.
Quantas pessoas não conhecemos, cordatas e simpáticas que «se passam» completamente ao discutir futebol? E passando à agressão, sim senhor.
Contudo DENTRO dos estádios eu imaginava que as coisas tinham mudado. E as palavras do presidente do Guimarães são pelo menos infelizes.

Anónimo disse...

A disciplina dentro dos Estádios está regulamentada. Até há o tal fosso dos leões que alguns Estádios têm para impedir invasões do campo e coisas que tais. Nas bancadas também sei que quem entra costuma ser sujeito a grande vigilância, mas não sei bem como é que isso se passa com as claques. Que afinal são o viveiros das maiores das violências.

Anónimo disse...

Joaninha, a venda de armas também está regulamentada e, no entanto, o que anda por aí à solta não é do regulamento concerteza.AB

cereja disse...

Seja como for é violência a mais para o meu gosto. A Joaninha tem razão: eu inicialmente tinha escrito o post do futebol, depois juntei oque tinha pensado sobre a 'delinquência juvenil' e se calhar tinha ficado mais certo se ficassem mesmo 2...