quinta-feira, janeiro 24, 2008

A minha unidose é melhor que a tua!

E pronto!
Cada qual tem a sua unidose e umas são boas, outras más. Parece que a história é mais ou menos assim:
Aí há uns dois anos, partiu-se numa cruzada que mereceu o aplauso de muita gente, contra certas empresas farmacêuticas e, para além da divulgação e incentivo ao uso dos medicamentos genéricos, decidiu-se levar a cabo uma solução de poupança de medicamentos que se usa em imensos países – um clínico receita a dose necessária a cada doente e é essa que é vendida e utilizada. Parecia simples.
Parecia… mas afinal não é nada.
Essa coisa da unidose tem muito que se lhe diga, uma vez que dois anos depois ainda se anda a estudar o caso. É a vitória do engonhanço.
«Logo que os estudos técnicos que garantam a segurança e a avaliação do novo sistema estejam concluídos, exigiremos a sua operacionalização» diz o PS. Lá quando é que os estudos estão prontos, ninguém se aventura a dizer…
Parece que todas as bancadas lá no Parlamento estão de acordo em que o sistema da unidose tem de ser implementado, mas cada um tem objecções diferentes. «Nós queremos a unidose, mas não é a unidose que os senhores querem», e mais nada!
Claro que entretanto nós vamos comprando caixas de 30 comprimidos para se usarem 5. Os mais poupados talvez desejem voltar a ter a mesma doença para aproveitarem as sobras.

7 comentários:

Anónimo disse...

Escreves isto a brincar mas a verdade é que quem se lixa continuamos a ser nós! Está na cara que ao comprar mais medicamentos do que os necessários também pagamos mais do que o necessário. E ainda acontece outra coisa, é quando uma caixa não chega, mas duas são demais. A mim acontece-me muito! É cá uma raiva!....

Anónimo disse...

Com a quantidade de hipocondriacos e fóbicos que eu conheço no dito partido não há unidoses que cheguem.Devia era haver um remédio unidose(para sair mais barato)que os "curasse" de vez...mas aí, parece que não se vende em farmácia e, neste caso, em "genéricos" as multinacionais são suspeitas...AB

Anónimo disse...

Já tenho ouvido das maiores patetices sobre o tema (assim como sobre os genéricos: há muita gente que acha que se são mais baratos não podem ser tão bons...) de gente que imagina que sendo unidose é uma confusão, porque se precisarem de 40 doses vão ter de trazer 40 caixinhas.

josé palmeiro disse...

Que grande negócio!!!
Quanto dinheiro, anda por ali. Genéricos, nem vê-los, o que há é o que pomposamente se chama, genéricos de marca, comercializados como todos os outros medicamentos. Não entendo, pois já tive um contacto com os verdadeiros "unidose", há cerca de trinta e três anos (33), quando estava em Moçambique e nasceu o nosso segundo filho, na antiga Rodésia, e dei-me bastante bem, com a experiência.

-pirata-vermelho- disse...

'Vox populo'.

Viva purtugale!


(Bonjour)

Anónimo disse...

Mas a frase foi mesmo essa: «Nós queremos a unidose, mas não é a unidose que os senhores querem».
É uma luta de galos.

Haja paciência!

Anónimo disse...

Emiéle, mas olha que muitas vezes as pessoas menos informadas assim como reagem aos genéricos pensando que são menos bons, também podem pensar que só meia dúzia de comprimidos não lhes vai fazer bem... Tenho visto as coisas mais espantosas e assistido a conversas que nem se acredita. Sairem do médico, muito desgostosos, «SÓ me receitou isto...» como sendo uma ofensa.
Ainda falta educar as pessoas.