quarta-feira, janeiro 30, 2008

Hoje é quase impossível falar de outra coisa

E contudo também não me sinto com capacidade para dizer nada de reflectido sobre o tema do momento.
Ontem soube a notícia pela rádio e só tive tempo de a deixar aqui, reduzida ao essencial, antes de abalar para outras actividades e estive o resto da noite muito ocupada sem ter tempo para reflectir nela.

Hoje, ao acordar, encontro a imprensa e a blogosfera que melhor conheço a abordar o tema sob todos os pontos de vista. Não o poderei fazer melhor.

Quase todos estão de acordo em que esta política de cortar a direito em coisas fundamentais como era a Saúde, sem ter o cuidado de verificar se havia alternativas para esses cortes e sobretudo sem explicar previamente o que se ia fazer o porquê, é um erro que se paga. E sobretudo quando esse tipo de política (???) vai bulir com o que de mais grave e irreversível nós temos – a nossa saúde.
Dantes estava bem? Não, não estava.
Há anos que se exigia uma volta no sector. Também é certo que desde o comentário de Cavaco, que pelo que dizem foi o que motivou o pedido de demissão do Ministro, até aos últimos e mediáticos casos pondo em causa o correcto funcionamento do INEM por exemplo, a derrocada tem sido imparável.
Mas não se pode esquecer que Correia de Campos era um ministro do governo Sócrates.
Não agia independente e por seu livre arbítrio, seguia orientações que eram definidas e apoiadas pelo governo onde estava inserido.
Pode ser que esse Governo tenha aprendido alguma coisa mas, a manter-se tudo como tem sido, não vejo motivos para que
Ana Jorge venha a seguir uma política muito diferente.
A verdade é que o Governo é o mesmo, e sobretudo o seu
Patrão é o mesmo.
Isto para dizer que se há alguma satisfação, porque este acto pode ser visto como o reconhecimento de que se tem ido por uma via errada, ela não pode ser muito grande.

42 comentários:

Anónimo disse...

É Manuela Arcanjo que o diz (não sou eu) : "A qualidade da política de Saúde tem sido condicionada pela sustentabilidade das Finanças Públicas. Uma coisa é conter o aumento da despesa, outra é torná-la uma prioridade e esse tem sido um objectivo não do ministro, mas do primeiro-ministro".

Anónimo disse...

Pois já estive a ver que esta coisa de ser das «matinais» como nos chamas ali em baixo no teu post da 4 da tarde,tem as suas desvantagens!!!
De facto ontem já não passei por cá e tu deste a notícias quase ao mesmo tempo -creio aliás que antes - de me terem contado.
Tinha de ser!
Não esquecer que se aproximam novas eleições e o clima estava insustentável.

Daqui a uns dias vem a tal da Educação, é claro.
Mas...
como aqui dizes o importante é quem giza a política geral. E aí não pode haver mudanças.

Anónimo disse...

Não tenho muito para dizer...e discordo do FJ.Não é eleitoralismo?Nesta altura do campeonato (a ano e meio) está no timing certo para fazer parar alguma contestação social embora as politicas que se seguem exactamente como o nome indica "seguem-se"-e claro,ainda estavamos no começo.Não conheço Ana Jorge e, se veio da lista de Alegre, não quero nenhum mal à senhora, mas não me parece que não seja mais um descartável.Agora a minha reflexão é outra:o que faz correr Pinto Ribeiro?Conheço-o e, se por um lado tal como aconteceu com outro advogado o João Nabais,se podia adivinhar que o caminho podia ser este, por outro a sua colagem não só a causas mas a pessoas (nunca mais me esqueço de uma discussão em que ele inquiria da idade de F.Louçã com vista a uma candidatura à presidencia da Républica)duma área mais desligada dos poderes instituidos mais ligada a movimentos de liberdade de pensamento e reflecão...È um homem culto, mas a cultura só por si não faz um bom ministro,como já se viu noutros casos sobretudo num ministério sem dinheiro e preso de cliques que se degladiam "ao subsídio".Digamos que a escolha não me surpreende tanto como a aceitação.No mesmo dia em que a "cerimónia judiciária" dava para os "populismos" de Marinho e as entrevistas de Morgado foram tão ténues.No mesmo dia?.Será só coincidencia?

Anónimo disse...

Claro que "reflecão" é reflexão.(ou talvez não seja).AB

Anónimo disse...

Olhem que este governo já fez muitas mudanças.
Logo ao princípio foi o das Finanças que foi substituído pelo actual.
O dos Estrangeiros também já mudou.
E…
Tenho para aqui uma ideia de que houve mais mexidas apesar de não ser capaz de o dizer. Só que pelo que se tem visto nada de fundo muda enquanto o chefe não mudar.

Anónimo disse...

Entendo o que dizes, apesar do título ser discutível - a verdade é que já há muito, não é de hoje, que não se fala de outra coisa!
Mas é raro ver o Pópulo tão ... parcimonioso. UM post só??????
lol!

Anónimo disse...

Atenção ab, não é eleitoralismo no sentido habitual da palavra: como o ps de socrates não perdeu as presidenciais,pois o verdadeiro candidato era o cavaco ( tudo tera começado, talvez, com o processo casa pia, para eliminar um possivel candidato a sec.geral e outro a pr., socrates está-se nas tintas para 2009, desde que seja eleito alguem do bloco central. Se eu tiver razão, é falso eleitoralismo. Lembra bem a patetica figura de Soares nas presidenciais, e no "esfoço" que o ps-não- fez para o eleger.è este o sentido que dou a minha frase e, excepcionalmente, creio que estarei correcto. Veremos...obrigado pela critica, e revê bem o processo casa pia, e para que seviu,INDEPENDENTEMENTE DA SENTENÇA; os dois já estão lixados politicamente.

josé palmeiro disse...

Mas, aconteceu alguma coisa?
Pensava que era sobre os voos para Guantanamo ou sobre os preços das passagens aéreas para os Açores, onde o monopólio da TAP e da SATA, fazem o que bem lhes apetece ou sobre o aumento do preço do leite, para quem? Os pobre produtores não vêm nada e nós, por cá, compramos o leite do continente, mais barato que o produzido nos Açores.
Ele havia tanta coisa para falar, só que, para nossa desgraça, só caíram dois "sinistros", em vez do governo "TODO"!

Anónimo disse...

Ainda cá voltei porque hoje os comentários são tão ou mais importantes do que o post original.
Acabei de ler o FJ, e ...livra! Eu achava que era um pouco cínico em questões políticas mas ele é muuuuito mais! Não sei se o Sócrates merece mais do que ele aqui diz, porque faz completamente o jogo da Direita e bem vistas as coiss também acredito que o «verdadeiro» candidato a PR do nosso Sócrates tenha sido o Cavaco. Mas que o que interessa ao Sócrates seja apenas o Bloco Central como diz o FJ, é forte.
:D

Anónimo disse...

Sem deixar de estar de acordo com o que aqui dizem, quer a Emiéle no post quer vocês nos comentários, se o King achou o FJ um tanto cínico eu sinto-me ainda mais.
Porque olho aqui para o meu país, e vamos só imaginar um cenário - tal como desejamos, este Governo que tem feito tanta merda, caía. O Cavaco, como o Sampaio em relação ao Santana, retirava-lhe a confiança e convocava eleições. O que acham que acontecia?
a) ganhava o PSD e o Meneses. (????)
b) Ganhava de novo o PS
c)????

Não estamos lixados?

Anónimo disse...

Ah ,claro,FJ.Claro.mas estou a falar do "mundo da ilusão"politica ,ou seja aquilo que aparece para se ver como se fosse.Claro!Quanto ao Soares ainda acho mais patética esta espécie de coabitação feita de avanços e recuos de opinião sobre Sócrates.È como se não soubesse já dançar sob a batuta duma orquestra de que ele não entende a partitura.Mas de nenhuma forma está isento de culpas.Não se cala.O.K.Mas é um estrebuchar trágico.Ontem, numa Antena Aberta, uma basista qq.,escalada para o efeito, dizia que esta "remodelação" era o sinal da força do PS profundo.Continua a haver quem diga estas coisas sem se rir.AB

Anónimo disse...

OK.
Acho mesmo que foi por isso que não fiquei tão satisfeito como isso...
Não vejo uma grande luz que neste túnel escuro. As alternativas são .. ou não são ... nem si que dizer.

Anónimo disse...

E já agora voltando à minha semi-perplexidade com o Pinto Ribeiro,se calhar pensando melhor, há que ter cada vez mais cuidado com o Comendador Berardo...FJ.Queres comentar?AB

josé palmeiro disse...

Entro eu, para reconfirmar a importância de Berardo, com a nomeação do Pinto Ribeiro, um dos seus homens de mão no CCB, (centro cultural berardo).

josé palmeiro disse...

Desculpem voltar outra vez, mas é só para deixar uma pergunta:
- Que país é este, que nem as moscas mudam?

Anónimo disse...

Contem, contem!!!!
Eu não sei nada disso!
(dirigido à AB e Palmeiro)

Anónimo disse...

As moscas vão-se revezando, né?
Tem de dar para todas.

Anónimo disse...

Olha! Pelos vistos a tal falsa questão dos poucos ou muitos comentários também tem a ver com a quantidade de posts que aqui deixas. Desta vez, como só escreveste um, já vamos aqui em 17 ou 18...
Talvez por ser mais novo do que alguns dos outros comentadores (já deu para perceber por aquilo que dizem) fiquei contente com esta notícia. O próprio Sócrates disse há pouco, e eu ouvi, que os protestos da população tinham pesado para travar com o processo da tal «racionalização» dos serviços de saúde. Ou seja, valeu a pena.
Bem, claro que o tal timing também conta e daqui para a frente as atitudes mais antipáticas e anti-populares prevê-se que irão ser evitadas. Era bom que houvesse eleições de 2 em 2 nos a ver se as coisas nunca descambavam tanto.

Anónimo disse...

Eu percebo o que vocês dizem, mas com franqueza, nota-se muito bem que aqui esta malta é da mais óbvia oposição. Note-se que eu também, mas quando a primeira comentadora diz que este post devia ter o título do outro,
«Tarde demais para ser bom», isso é um jogo de palavras, porque quando seria bom?... Desde o primeiro momento que não se gostou. De quase nada. Costuma-se dizer que 'atrás de mim virá quem bom me fará' e hoje o que se começa a dizer é que no tempo do Guterres é que foi bom. Mas nessa altura as críticas eram também ferozes.
Desculpem, mas não tenho paciência para a política partidária!

Anónimo disse...

J.M.C. também não tenho paciencia para a politica partidária e por isso não sou filiada em nenhum partido.O facto de não ser "paciente" não me obriga a engolir nem o estilo Guterres nem o estilo Sócrates.Porque é de estilo que se trata porque as politicas são as mesmas, só que um fez a rábula do diálogo e o outro monologa.O autismo já nem é em relação ao eleitorado mas às pessoas em geral,que é no fundo(bem no fundo)quem constitui os países .O mercado, não pode, na minha óptica, ser o ditador de serviço,com caras variáveis consoante a Banca e a Finança determinem.E não se trata de ingenuidade politica.Quanto à paciencia cada tem a que pode....ou quer.Ainda uma observaçãozinha.Esta "malta"para não ser da mais "óbvia oposição" devia ser da mais óbvia concordancia?Com quê?Com o tal Centrão de todas as virtudes? È que ,precisamente ,não se trata aqui de politica partidária,pelo menos dos comentadores habituais parece-me que o leque é alargado.Mas tem o mesmo direito de expressão que têm as "sibilas"encartadas que comentam televisivamente...Para ser ainda mais clara,parece que é obrigatório não pensar"oposição".Paciencia!Como dizia o outro "é a vida"!AB

Anónimo disse...

OK, a gente estranha realmente abrir o Pópulo e 'só' encontrar um post. era uam espécie de imagem de marca haver coisas para vários gostos... E outra imagem de marca (mas que desta vez se manteve) é que cada post tem o seu boneco :D Conheço poucos (para não dizer nenhum) que tenha esta mania. E eu, que por gosto ou formação sou atraída por estas minhoquices, reparo sempre no cuidado com que escolhes os tais bonecos. Tenho a certeza de que deves levar tanto tempo nessa escolha como a escreveres o texto
Aqui, dás a entender pelas imagens que tudo isto é um jogo. Da «cabra-cega» lá em cima ou do «monopólio» aqui no final.
Talvez sim.
Mas como é que se diz "Já não brinco mais!" ...?

Anónimo disse...

Já depois de ter clicado para entrar reparei que deixei subentendido que queria com este comentário - para além do óbvio, que foi o que lá está escrito - perguntar à AB e por exemplo ao FJ, ou até ao King que me parece estar na mesma onda, se o que o tal Centrão = PSD+/PS tem feito asneiras, se a AD foi o que foi, o que se prevê para Portugal? Como é que se diz «Já não brinco mais!» segundo a piadinha que disse lá em cima. NÃO à Democracia Parlamentar? Então VIVA o quê?
Isto não é uma provocação, acreditem, é apenas uma dúvida.
(by the way, também não me revejo em nenhum partido dos que para aí vejo...)

Anónimo disse...

È a grande questão Tess.Mas como gostas de minhoquices,bonecos, caricaturas etc,recomendo-te o Bordalo.Eu sei que o traço é grosso, mas, ás vezes, apetece-me reagir à portuguesa!Se lhe quiserem pôr uma legenda inglesa fazem favor!Se conseguirem!AB

Anónimo disse...

Daqui a bocadinho estou com rótulo de anti-europeista....LOL!AB

josé palmeiro disse...

Deixem-me dizer que estou com a AB!
Devo fazer parte daqueles que não gostam de trela, corrente ou correia de transmissão.
Faço no entanto, porque sou alentejano e de muito perto da raia, uma reflexão. Sabem dizer-me porque razão o PIB espanhol aumentou 3,8%?
Será por isso que eles têm tantos médicos e enfermeiros, que até vêm trabalhar para cá?
Ou será porque não deixam de lutar, presos a questiúnculas ridiculas de partidarite aguda, pelo bem estar e desenvolvimento do seu país?
Desculpem-me, mas antes da Europa, a ideia da Ibéria, sempre me seduziu.

Anónimo disse...

(Isto já parece um forum, ou coisa dessas...)
Mas se vocês não se revêm nos Partidos, parto do princípio que não querem ditaduras, a anarquia não deve ser uma solução, mas um país tem ou deve ser governado, como se constrói esse governo?
O Bordalo fez o famoso manguito, e o gesto afirma o que NÃO se quer mas falta afirmar o que se quer e como alcançá-lo.

Anónimo disse...

Ena tantos comentários.
E pegando nos últimos, não li ninguém a dizer não à democracia parlamentar nem não aos partidos. Falando por mim, fico %#&/&# é de parecer que só existem PS e PSD cá no burgo, quando são tão iguais (até nas moscas) e tão responsáveis pelo estado a que isto chegou. E escolhidos pelos eleitores que voltam sempre aos mesmos numa rotatividade - para mim - tão inexplicável.

cereja disse...

Olá, olá!!!
Hoje passo por cá ainda antes do fecho da loja, que chego aqui e fico pasma da quantidade de argumentos e contra-argumentos que para aqui vão...
Também estou como o Pedro, dá-me a ideia de que alguns de vocês extrapolaram mais do que se disse. Também me faz alguma impressão ver esta oscilação entre PS e PSD que até parece que estamos nos EUA e só temos dois partidos. E, evidentemente que se um deles consegue uma maioria absoluta, estamos feitos!!! O complicado é sobretudo isso, a arrogância que vem dessas maiorias que dão pulso livre para se fazer o que muito bem entendem sem cedências a ninguém.
Mas, pronto, cedo o meu lugar e continuem a «conversa»...! :D

Anónimo disse...

Que estranho, fui a primeira a deixar aqui a minha opinião (que nem era a minha, foi a da Manuela Arcanjo que já foi aqui da área e deve perceber da poda...). Ignoro completamente a que facção ela pertence mas a frase é dura, dizer que que a política de Saúde tem sido condicionada pela Finanças é grave! Mas é o que todos pensamos. E pensamos que afinal quem manda de facto em todos os Ministérios é o Grande Chefe do pilim. Bom, também é certo que quem manda nele é o tal filósofo.
Nesta questão, vocês tentaram falar na Cultura, a B e o Zé deitaram uma achazinha mas não ardeu, tudo está mais empolgado com a Saúde mais mediatizada.
E é isso que é mau. Se o Sócrates tiver inteligência deve dar orientações à nova Ministra para explicar muito bem tudinho. Tudo, tudo. Porque para além dos graves erros que o Ministro cometeu e ninguém lhos pode tirar, também é verdade que sobretudo ultimamente houve uma campanha cerrada, parecendo que tinham mandado repórteres para as entradas dos Hospitais à espera de apanharem os bocadinhos mais suculentos. Por exemplo generalizou-se falando em «fechos» de Centros de Saúde e de Urgências, quando afinal estavam abertos o dia todo, fechavam entre as 24 e as 8. Não é o mesmo. No famoso caso do bebé, a Urgência estava aberta!

Anónimo disse...

Olha Joaninha, sabes que eu também só há pouco tempo entendi isso. Mas a verdade é que só fica mal ao Ministro ou a um qualquer porta-voz da Saúde não ter explicado. Porque o facto de os Centros de saúde fecharem às 8 da noite era, digamos que, o costume. Aí há uns 10 anos, era eu bastante jovem, mas todos os meses acompanhava a minha avó ao Centro de Saúde aqui nos arredores de Lisboa. Era atendida muito bem, pelo médico de família. mas aquilo fechava às 8 da noite... Uma vez o médico achou que ela podia ter uma fractura e lá se chamou uma ambulância para a trazer para S. Francisco Xavier. Lá não a atenderam que não tinham capacidades para isso. O normal.
Claro que hoje deveria ser muito melhor, mas ... não se andou tanto para trás como agora parece.

Anónimo disse...

Raphael, só uma coisa: se em 10 anos não se melhorou nada, desculpa lá mas andou-se para trás sim senhor!
Basta dizer-se que se está na mesma para isso ser um retrocesso!!!!

josé palmeiro disse...

Tens toda a razão Joaninha.
Esta coisa da cultura tem muito que se lhe diga e pode render MILHÕES!!!
Mas como, quem sabe da tenda é o tendeiro e o Joe, é um bom aliado, há que não desaproveitar.
Quanto ao que foi dito, para além da AB, que já citei, gostei do Pedro Traquíno (já não é a primeira vez), que sintetiza muito bem as coisas e do que rematou a Emiéle.
Nota final:
Isto até já parece o blog da "mónica", só que com CONTEÚDO, coisa que por lá, não abunda.

Anónimo disse...

Mas é evidente que é a Saúde que mais interessa.Num país em que as carencias são enormes,a cultura é quási um luxo.Mas não há país sem cultura eo que se disse aqui é que além de condicionada pelo orçamento e lobbies as escolhas são também condicionadas por quem pode fazer pressão .Nessa divisão que são dentro de um partido as distritais e outras componentes o negócio das escolhas é com certeza feito.A Pires de Lima segundo parece terá sido uma "Escolha" do Santos Silva...o Berardo que é um bocado o "bobo da corte" não poderá ter tido influencia quer na escolha deste ministro, que lhe está ligado através da Fundação, e se teve,a sua importancia não deverá ser analisada a outra luz?O caso BCP não lhes diz nada?Claro que isto é a malta a pensar e a extrapolação de que fala a Emiele é própria da reflexão sobre as coisas.Agora a pergunta crucial,que é o que fazer,essa sim,extrapola inclusivamente as fronteiras...porque não é só a nossa situação que se coloca, e, se se coloca é extraordináriamente condicionada por decisões que nos ultrapassam, mas que tem os seus "testas de ferro"nos senhores Sócrates,Brown,Sarkozy(sim,sim disse Sarkosy,e deixo o Zapatero de fora até ver)Durão Barroso ,Cavaco Silva.Como é que se faz?Não sei. Se soubesse, se calhar, não estava tão desesperada.Quanto às reformas,claro que eram necessárias.Mas não foram feitas da melhor maneira e a arrogancia dos vários "habituem-se" que nos têm calhado não auguram nada de bom.Há diferença entre firmeza e autoritarismo e arrogancia.Só temos tido os últimos.Mas pronto lá parece um forum e só quási se disseram lugares comuns porque se calhar as pessoas ~vivem nesse comum lugar que é o dia-a-dia tão indiferentemente tratado pelos politicos.Sempre a citar o homem não me apetece continuar a dizer "È a vida!"AB

Anónimo disse...

O comentário anterior é meu.AB

Farpas disse...

Tenho acompanhado a vossa discussão ao longo do dia e deixem que vos diga que é bastante interessante, primeiro porque nenhum de vós está satisfeito e isso é bom, porque o comodismo não nos leva a lado nenhum, e depois porque pelos vistos todos constatamos que quando nos pomos a pensar em alternativas olhamos para os "suplentes" e não sabemos bem o que dizer. O facto é que as pessoas que porventura teriam capacidades para ocupar um cargo de governo com qualidade não estão para aí viradas. É muito bonito pegar numa casa novinha e toda arranjada e fazer um brilharete, o pior é quando a casa está cheia de infiltrações e com as paredes meias caídas!

Portugal estava a precisar de muitas reformas e algumas delas estão a ser feitas, não estão a ser feitas da melhor maneira, deixem-me, por exemplo, dizer que concordo totalmente com esta nova estratégia das urgências, a maneira como ela está a ser feita é que deixa muito a desejar! Por outro lado há outras estratégias com as quais não concordo absolutamente nada! Não alinho com o PS mas também não me sinto capaz de dizer que eles não têm feito nada de jeito!

Por exemplo se hoje houvesse eleições eu não votaria para eleger um partido para o governo mas sim para eleger mais oposição de qualidade, no entanto se essa oposição de qualidade tivesse possibilidades de vir a ganhar provavelmente não votaria nela! Não sei se isto faz algum sentido para vocês mas eu sinceramente olho para o "banco" e não vejo soluções para "entrar em campo". De resto dizem-se aqui muitas verdades e é um prazer ver uma caixa de comentários como esta (não pelo motivo obviamente!)

cereja disse...

Também me sinto satisfeita como tem corrido esta espécie de mini fórum. (se estivesse à caça de ter comentários hoje podia dormir feliz!!!) Estando de facto de acordo no essencial, houve algusn desacordos e isso é muito interessante. Contudo até creio que alguns desses desacordos foram por se ter interpretado mal algumas coisas, como por exemplo o facto de se ter criticado estes partidos que temos não significa que se esteja contra a democracia partidária que ainda é o que se tem arranjado de melhorzinho...
Gostei muito do que disse o farpas. quase estive para lhe deixar a ele a última palavra! De facto «Portugal estava a precisar de muitas reformas e algumas delas estão a ser feitas» e isso é importante. Claro que, como também diz a AB, «Quanto às reformas,claro que eram necessárias.Mas não foram feitas da melhor maneira e a arrogância dos vários "habituem-se" que nos têm calhado não auguram nada de bom.Há diferença entre firmeza e autoritarismo e arrogância». É isso! Assim como disse o Farpas aquilo que eu também penso, era necessário e urgente uma reforma das Urgências, mas tínhamos de acautelar primeiro outros aspectos. Para já bons e eficientes transportes. E depois que as que iam ficar dessem escoamento como deve ser ao acréscimo que teriam.
Enfim, muita coisa a mudar... mas com bom senso.

saltapocinhas disse...

eu estou com o jmc!
não sou da (nem do) capital, estou muito longe desses poderes e muito menos de, como a AB até os conhecer pessoalmente.
não concordo com o comentário de que estamos a "andar para trás" creio que do king (não me apetece ir ver)

não sou tontinha de achar que vivemos num país cor de rosa (sem ser literalmente), mas também embirro com as pessoas que são sempre pessimistas, que dizem sempre que isto vai de mal a pior!

Alguma vez a generalidade das pessoas viveu tão bem como vive agora?
eu lido com gente "pobre", sei do que estou a falar.
e também em matéria de saude, nunca as pessoas mais desfavorecidas tiveram o acesso que têm hoje a esses cuidados.
há muita coisa mal?
claro que há.
vamos denunciar, refilar, reivindicar...
mas ser derrotista não!

tenho muitas queixas contra algumas politicas deste governo (muitas mesmo) mas de uma coisa não o podem acusar: de falta de trabalho!
e depois podemos aplicar aquele silogismo: "quem não trabalha não erra. quem não erra é promovido. logo, quem não trabalha é promovido!"

este governo erra muito mas eu não tenho lembrança de nenhum que tenha feito tanto em tão pouco tempo.
incluindo alguns disparates.

(se depois disto eu não passo directamente a titular - ou quiçá ministra - rasgo o cartão de sócia!!)

este comentário vem contra a corrente de todos os comentários (e são muitos, hoje a emiele bateu o record) de pessoas muito cultas e muito politizadas.
eu não sou nem uma coisa nem outra...
talvez por isso veja as coisas sem nenhuma espécie de crivo, quase como uma criança - o que tem vantagens e desvantagens, mas eu gosto de ser assim)

emiele, desculpa o lençol, tu querias "muitos" não era "grandes" comentários...

saltapocinhas disse...

ah e falta um recado à mary:
deus te ouça, mulher

(lá está, as politicas podem nem mudar muito mas, tão má como a politica é a arrogancia e prepotencia da senhora.
como diz a minha mãe, "todos os burros comem palha, é preciso é saber dar-lha"

e esta senhora, definitivamente, não trata bem dos seus burros!!

Anónimo disse...

Ainda cá passei.Saltapocinhas Lisboa é uma cidade pequena e o país é bem pequeno também.Conhecer gente é o que mais acontece.E não adianta dizer que há gente que não se conhece de lado nenhum , porque quando se se fizeram algumas coisas, em sitios variados,temos que forçosamente cruzar algumas pessoas.Às vezes, helas !AB

cereja disse...

Saltapocinhas, uma das coisas bastante boas da blogosfera é fazer-nos ver de mais perto realidades que desconhecemos. Aliás como sabes o teu blog (e aliás outros da tua zona como o Farinha Amparo)é um dos que visito todos os dias e dá-me sempre uma visão complementar da que tenho como mulher nada e criada na capital.
O teu 'optimismo' é agradável, até porque és uma mulher que trabalha e numa área que não é fácil. E, a verdade é que andamos muito desanimados por uma política «social» (?) ao contrário do que se esperava e desejava. Evidentemente que depois generalizamos, para além de que cada um puxa para as coisas que conhece melhor - assim como tu com o ensino. E as medidas da saúde foram implementadas sem explicação, com arrogância, e muitas vezes sem ter tido a precaução de confirmar que estariam asseguradas as 'outras' necessárias ao avanço. Daí este descontentamento.

Anónimo disse...

AB,sobre o comendador não poso comentar, ainda não percebi bem o seu papel actual e futuro. Preciso de ais uns mesitos
O essencial na "outra" historia não será o que soares anda a fazer, aí tens toda a raz, mas sim para o que o instrumentalizam.
Não creio que seja cinico em politica,julgo-me realista, aplicando o que tenho aprendido ( mas isso dizem todos os cinicos, é verdade, mas vamos ver).

Anónimo disse...

Pois fica atento ao desenrolar da coisa...e depois diz-me.AB