sábado, dezembro 29, 2007

Pão

É o símbolo.
Desde sempre que dizer Pão é dizer alimentação.
Mesmo que actualmente, sobretudo nos grandes centros, se coma menos pão do que se comia, o certo é que simbolicamente se usa o termo Pão para representar muito mais do que esse alimento em si mesmo.
«Tirar-lhe o pão da boca», ou «Quem dá o pão dá a educação», «Comer o pão que o diabo amassou» são expressões que se usam onde Pão significa bem mais do que o popular alimento.
Pois bem, ficamos agora a saber que, para o ano, já em Janeiro o PÃO vai aumentar 20% pelo menos. E dizem que isso se justifica pelo facto de este ano os preços não terem subido!....
Isso é claramente falso.
Ainda em Setembro escrevi aqui um post onde me escandalizava porque ao vir de férias tinha reparado que entretanto tinha subido o preço do leite, manteiga e pão! Pode ser que algumas qualidades de pão não tenham subido, mas aquele que eu compro subiu e bastante durante este ano!

Mas volto ao princípio – mais do que essa subida de preço, é o símbolo que está em causa. Quando sobe o preço do pão, é o mais básico de tudo que está em causa.
S.O.S.!


5 comentários:

Anónimo disse...

Percebo que digas que «é simbólico» mas é um grande símbolo!!! Já reparaste no que vai aumentar em Janeiro e muito, muito acima da inflação???
Todos os dias nos 'pinga' mais uma coisa, das portagens aos telefones, à electricidade, às taxas de juro.

josé palmeiro disse...

Que tudo sobe, e o pão também, só nós, os que o pagamos, sabemos. E sabemos, ainda mais porque aquilo que recebemos pelo trabalho que efectuamos, não sobe, antes desce.
O problema do pão é bem mais vasto e metem-se por aqui interesses muito grandes, agora até o bio-diesel.
O preço tem sido mantido artificialmente baixo e agora, com a diminuição das culturas de trigo, em Portugal já quase não se fazem, com a adoção de outras culturas que , de imediato, dão mais, no boi-diesel, ou por abandono porque, não rentáveis, levam a este resultado. Nós sofremos em dobro, porque o PÃO, é a nossa alimentação. Situação esquisita, esta.

Anónimo disse...

Mas o pão que aqui deixaste até faz água na boca...
Quentinho com manteiga, nham...

Anónimo disse...

Talvez imigrar para a China. Não disseste já aqui que eles não conhecem o pão, usam o arroz para o mesmo efeito?...

(gulp! parece-me que o arroz também já subiu...)

Anónimo disse...

Há 2 factores fundamentais para a forte subida deste tipo de produtos: 1. O forte crescimento da indústria dos biocombustíveis; 2. O forte aumento da procura de produtos agrícolas decorrentes do crescimento sem ímpar há muitas décadas do resto do mundo ex-Mundo Desenvolvido. A ajudar à festa, a especulação (claro!). Basta olhar para os mercados de futuros...

Por tudo isto, já faltou mais para deixar Angola e instalar-me de vez em Portugal. Compro um terreno, de preferência com moínho de vento, e dedico-me à agricultura :)

É que, aos preços a que os produtos básicos estão, qualquer negócio nessa área - da produção quero eu dizer - ameaça tornar-se sempre lucrativo.