quinta-feira, dezembro 27, 2007

Outra vez a estatística

«Os números não mentem»
Ora cá temos a brincadeira dos números, de novo:
Avaliou-se, segundo os movimentos das Caixas Multibanco, que até 25 de Dezembro cada português levantou 422 euros, gastando 227 em compras.
Claro que, se nestas “compras” se incluiu as chamadas ‘compras do mês’, - arroz, massa, feijão, açúcar, azeite, leite, peixe, carne, legumes, fruta, produtos de limpeza e higiene, etc – é possível que isto não esteja muito errado porque é tudo caríssimo em relação aos nossos salários. Por outro lado se se inclui nesta rubrica de compras as que referi mais as famosas compras de Natal, então gastamos até muito pouco, uma vez que «o número de operações iguala, por exemplo, o de Fevereiro, que foi o mês completo com pior desempenho do ano.»
E isto numa média, porque se tivermos consciência de que houve umas tantas pessoas que gastaram muitíssimo mais do que isso, a média geral ainda cai para muito mais baixo…
Não é exactamente o quadro que nos pinta o nosso primeiro na sua mensagem de Natal.


8 comentários:

Anónimo disse...

Olá Emiéle!
Aquele comentário ali em baixo, assinado «Fernando» fiquei ainda na dúvida se era a brincar como parece que tu assumiste, ou se seria a sério, e ele vinha a seguir os ensinamentos da Charia. Bem, mas adiante...

Para mim, estes números são importantes. Porque realmente com os gastos sumptuários de alguma parte da nossa sociedade, o que fica a dividir pelos outros é afinal muito pouco. Olha que 227 euros para comprar o que se gasta numa casa num mês é muito pouco!
É um triste balanço, este...

Anónimo disse...

Eu sei o que o Sócrates podia fazer com a «mensagem de Natal»!!!
Mas é melhor não o dizer aqui num blog bem educado como o Pópulo.

Anónimo disse...

Eu também sei O que o Sócrates devia fazer com a mensagem de Natal.E de maneira a que aquela vozinha de grilinho do Pinóquio calasse de vez.AB

josé palmeiro disse...

Os números que essa gente apresenta, nada me dizem, a leitura é feita sempre ao seu jeito e saem sempre a ganhar. Quanto à mensagem do dito primeiro o que mais me sensibilizou foi o seu ar de invisual, se repararam bem, o "grilo cantante", nunca acertou com o ler o tele-ponto e o olhar para a câmara. Escangalhei-me a rir, eu e os que comigo estavam, com aquela delícia natalícia.

cereja disse...

Ora bem, eu tive o cuidado em deixar o link para o site do governo onde a mensagem estava escrita e não falada. Assim levava-se mais a sério (ah! ah! ah! ah! ah!)
Quanto aos números, cá por mim devem estar certos. (e eu, desgraçada, 'avariou-se-me' o cartão multibanco mesmo nesta altura!!! Uma gaita, pagar coisas por cheque, e rapar as moedinhas que tenho por aqui para o café e o jornal onde não dá passar cheque!)

Anónimo disse...

E depois ainda dizem mal do ´´ocrates e que não há dinheiro...Mas para o futebol e para as compras há sempre.

Anónimo disse...

Cheque?Mas tu sabes quanto é que custa um cheque?AB

cereja disse...

Olhem meninos: 1º eu sei quanto custa um cheque, mas qual a alternativa??? Sem ter dinheiro "normal", nem cartão de multibanco como é que posso fazer as minhas despesas do dia-a-dia?!
2º tens muita gracinha FJ, mas olha que eu para o futebol não arranjo nem um tuste os outros não sei, quanto às "compras" como disse ali no post basta as normais compras de casa para um mês para se ultrapassar o que eles ali dizem!
E pronto!