quinta-feira, dezembro 27, 2007

Cinema de Evasão


Eu tenho uma faceta muito adolescente que me faz apreciar histórias fantásticas e de ficção científica. Li, como toda a gente, O Senhor dos Anéis, e vi depois a trilogia no cinema, também como toda a gente.
Em relação a esta outra trilogia, os «Mundos Paralelos» ( Os Reinos do Norte, A Torre dos Anjos e O Telescópio de Âmbar ) de Philip Pullman, inicialmente não me tinha despertado um interesse especial. Contudo, assim que soube que o Vaticano se tinha dado ao trabalho de visionar a Bússola Dourada e considerar que era uma história maléfica que um cristão não devia ver, fiquei logo espevitada. Nada é mais atraente do que um ‘index’…
Portanto, ontem rumei ao cinema - eu e mais parte da família, é claro - para ver
A Bússola Dourada
Achei-me a meio caminho entre o Harry Potter e o Senhor dos Anéis. Mundos paralelos, é claro. Lealdade de uma jovenzinha de 12 anos. E coragem, imensa coragem, como tem de ser. Depois enorme fantasia, num mundo onde as pessoas têm uma ‘espécie de alma’, visível, e encarnada sob a forma de animais. Crianças roubadas. Feiticeiras que voam. Ursos que reinam em reinos organizados, com reis ursos que também atraiçoam e roubam o trono aos herdeiros legítimos. Uma organização, o Magistérium, que decide tudo e não deixa existir o livre arbítrio.
..
Enfim, diverti-me e acho que vou mas é comprar a trilogia para a ler, lá mais para as férias.
(Ena, ainda falta tanto… Se calhar vai ser mas é antes!)


11 comentários:

Anónimo disse...

Já ouvi opiniões contraditórias. Quem gostasse e quem viesse desiludido.
Obviamente que sendo uma história de plena fantasia, cada um de nós tem fantasias diferentes....
Pelo que dás a entender, até gostaste mas talvez não fosse o teu filme de evasão preferido.

Anónimo disse...

Devias ter feito ao contrário: ler primeiro a história que assim entendias tudo melhor.
Vale a pena, se gostas do género.

Anónimo disse...

Vale mesmo MUITO a pena.
Eu gostei mais do que do Senhor dos Aneis!

Anónimo disse...

Penso como a Mary - devias começar por ler primeiro a trilogia.
Se gostas do género, é espectacular!

Anónimo disse...

:D
A tua imagem é que é muito enganadora... Quem veja aquela doce criancinha, não imagina o que é a história! O que não quer dizer que não seja uma imagem do filme, mas...

Anónimo disse...

Ná!Ná!AB

Anónimo disse...

É curioso como as palavras podem ter pesos diferentes. No filme chama-se «demónios» a essa 'espécie-de-alma' materializada das pessoas, enquanto na versão que li se chamavam «génios». É bem diferente pensar-se em «génio» e pensar-se em «demónio»!
Depois quanto à Igreja, entende-se melhor do que no caso do Harry Potter o seu anátema, por causa da «inquisição» que aparece mais lá para a frente - nesta parte da história não é ainda vista...

josé palmeiro disse...

Tá bem, tu gostas, pronto.
Mas a mim, na m'atrai.

cereja disse...

Oh ABzinha!!! Quando disse ali "como toda a gente" não te ia incluir... Já sei que não faz o teu estilo, mas faz muito o meu! Ficas à vontade, para não gostares dests cosas. Enfim, 'ninguém é perfeito' como diz o meu filho dos seus amigos benfiquistas...

cereja disse...

Eeheheheh!!!
Tinha visto o comentário da AB, e agora não vi se tinha mais algum, portanto 'saltei' o do Zé. Cá estão os dois compadres em comunhão de gostos. OK!!! :)))

Anónimo disse...

Hummm também fui ver Emiele. Não conhecia os livros. Fiquei assim um bocado... nem carne, nem peixe. Preferi, de longe, O Senhor dos Anéis. Pode ser que o próximo me faça mudar de opinião ;)