quarta-feira, novembro 21, 2007

França em pé de guerra

Não deve ser surpresa. Não é com vinagre que se apanham moscas.
Quem votou Sarkozy para ter 'estabilidade' ou 'segurança', apostou forte mas estava na cara que a política que ele defendia não iria trazer nada disso. Quando as pessoas se sentem ameaçadas na sua estabilidade económica ou nos seus projectos de futuro, reagem.
Portanto, estalam greves e mobilizações por todo o lado Não nos deve ser estranho, porque o cenário é conhecido cá no burgo – aumento da idade de reforma, redução do sector público.
E o certo é que tal como cá, sector público e privado olham-se com desconfiança Normal. Dividir para reinar, é uma norma muito conhecida e que funciona.
Contudo o certo é que as mobilizações têm sido grandes. «Não é provavelmente a mobilização que os sindicatos esperavam, mas é significativa» diz o próprio governo francês.
Vamos esperar para ver os episódios seguintes…

4 comentários:

Anónimo disse...

Está complicado sim. Num certo sentido os franceses são mais duros do que nós e as lutas movem mais gente. Nós andamos com o «medo» de que se falava aqui ontem - receamos que nos caia o céu em cima da cabeça e que ainda seja pior...
Mas o actual Senhor da França também é bem duro, não creio que torça nem quebre.

Anónimo disse...

Votaram nele, não foi?
Não vejo motivo de surpresa.

Anónimo disse...

:)
Voltei a passar por cá e realmente o nosso Zé palmeiro faz falta para aqui o score dos comentários. A caixa fica mais vazia..
E a AB que também tem sido muito assídua hoje anda por outros lados!!!
Volto a recuperar a minha medalha
:))

cereja disse...

Joaninha, claro que o Zé Palmeiro faz falta... Mas deve estar a chegar, assim que assentar arraiais volta :D

Quanto à França, vamos estar atentos.